thewanderlust_thewanderblog_experiencia_lado_aborigene_australia-2

Experiencia o lado Aborígene da Austrália

Os povos aborígenes da Austrália são considerados uma das culturas vivas mais antigas do mundo. Com uma história que remonta a mais de 50.000 anos, a sua cultura é rica em espiritualidade. A população aborígene e a sua profunda ligação com a terra é visível através de rituais, arte, dança, música e histórias do Dreamtime (o momento em que os espíritos ancestrais criaram a terra e vida).

TheWanderlust_TheWanderblog_Experiencia_lado_Aborigene_australia (4)
Dançarinos Aborígenes em celebração no Uluru

Nenhuma viagem à Austrália fica completa sem um pouco de partilha e conhecimento de algumas atividades culturais dos povos Aborígenes. Claro que a Austrália tem ótimas praias, a Grande Barreira de Coral, a Opera House, e muitas outras coisas – mas a Austrália tem muito mais para oferecer em termos de riqueza cultural e história.

Através da vivência de experiências Aborígenes é possível compreender melhor a Austrália e a sua paisagem, ganhar um conhecimento profundo da terra e do modo de vida em cada região.

Os guias Aborígenes podem contar histórias que têm milhares de anos, levar-nos a antigas galerias de arte na rocha, explorar destinos remotos, e nalguns casos a presença de guias permite-nos visitar espaços sagrados e protegidos que permanecem fechados a turistas.

TheWanderlust_TheWanderblog_Experiencia_lado_Aborigene_australia (3)
Celebração Aborígene no Uluru

Aqui ficam algumas sugestões de como guias Aborígenes podem pode fornecer algumas experiências únicas na Austrália:

Sydney

  • Não muito longe de Sydney, nas Blue Mountains existe o Aboriginal Centre Waradah. Aqui, os visitantes podem ir num Walkabout com um guia para verem locais sagrados, provar um pouco de bush tucker (comida Aborígene), ver a vida selvagem nativa, ou ver danças tradicionais e performances de didgeridoo.
  • O Museu Australiano em Sydney, tem várias exibições indígenas.
  • No Royal Botanic Gardens, existe um tour especialmente dedicado à exploração da cultura Aborígenes.
  • No Taronga Zoo, existe a Nura Diya Aboriginal, uma experiência única que ajuda a um melhor conhecimento da perspetiva aborígenes na Austrália e a importância da preservação da vida selvagem nativa neste país.

Cairns

  • No Gorge Centre Mossman é possível aprender técnicas de pesca tradicionais assim como ouvir histórias ricas e interessantes sobre a cultura Aborígene.
  • Em Tjupukai Aboriginal Cultural Park, pode-se aprender técnicas de caça com boomerangs, ver danças tradicionais, experimentar bush tucker.

Território do Norte

  • Explorar Uluru, uma rocha de arenito maciço no centro da Austrália. Este é um sítio sagrado para os aborígenes da região, os Anangu, e inclui muitas cavernas, poços e pinturas Aborígenes. Os Anangu acreditam que o Uluru foi formado durante o Dreamtime (tempo de criação).
  • Explorar Arnhemland com guias Aborígenes para ver escarpas imponentes, cultura viva, arte antiga da rocha, billabongs e vistas panorâmicas
  • Fazer um cruzeiro na Nitmulik Gorge e conhecer os proprietários tradicionais da terra.