The_Wanderlust_Encontro_Maias_Belize_Guatemala_mexico_2

Ao Encontro dos Maias com Liliana Ascensão

Belize, Guatemala e México

Sentir o vermelho quente da lava que escorre dos vulcões, como do pimentão picante e do sangue da gente de trabalho árduo e sorriso fácil. Ouvir os sons da selva e os ecos de vozes ancestrais esculpidas em pedras de ruínas milenares. Examinar os trajes que imitam a natureza exuberante ao nosso redor, as fachadas coloniais e toda a beleza que exige ser admirada. Saborear o castanho fértil da terra que nos oferece o cacau e o café. Experienciar o terrestre e o divino de mãos dadas, e às vezes duvidar dos nossos sentidos.

Generoso em tradições, cores, aromas, sons, texturas e sabores, o Mundo Maia proporciona aventuras, emoções fortes e muitas memórias sólidas, de onde regressamos infinitamente mais ricos.

Destaques

  • Descobre o lago Atitlán onde indígenas descendentes dos Maias e seus rituais coabitam com exploradores de um novo paradigma social vindos dos cinco continentes.
  • Admira ruínas ancestrais. As maiores, Tikal, as mais famosas, Chichén Itzá, e as da praia, Tulum
  • Conquista o topo de um vulcão activo. Pacaya na Guatemala, a 2552 metros de altitude
  • Mergulha na inacreditável lagoa de Bacalar, nos misteriosos cenotes e no morno do Mar do Caribe em Caye Caulker no Belize
  • Priva com tartarugas, macacos e tubarões e quem sabe avista um enigmático quetzal, ave tão rara como mística.

Itinerário

Dia 1 - GUATEMALA Chegada à Cidade de Antíguaver

Parabéns! Fizeste tudo o que tinhas a fazer e chegaste finalmente ao Mundo Maia, proporcionando-te assim a aventura de uma vida, que começa agora. Abre os sentidos e fascina-te com o impacto das cores, ritmos e vibrações da América Central. Instala-te, define intenções e, após o merecido descanso, parte ao encontro dos paladares Guatemaltecos.

Alojamento: hostel

Refeições: -

Dia 2 – GUATEMALA Lago Atitlánver

Acordamos cedo para nos aventurarmos entre curvas e contra curvas até um dos pontos altos da nossa viagem: o Lago Atitlán. Recompostos do impacto visual de cortar a respiração, visitamos um colectivo de tecedeiras Maias. Privar com estas lutadoras, aprender sobre os produtos locais e envolver-nos num projecto extraordinário de capacitação indígena dará o mote para a transformação que nos espera. Hoje expandimos a alma e alimentamo-la de olhar fixo nos vulcões e o seu reflexo nas águas. Se tivermos sorte, ainda vemos uma erupção.

Alojamento: eco-hotel

Refeições: pequeno-almoço

Dia 3 – GUATEMALA Lago Atitlánver

Voltamos a madrugar, que aqui o nascer do sol é tão ou mais espetacular que o pôr-de-sol. Viajando de barco, conhecemos algumas das aldeias do lago com paragem no mercado local de Santiago Atitlán, onde diariamente se transacionam centenas de quilos de abacates e café, além de outros produtos locais. No regresso, desfrutamos desta tranquilidade ou, se estiveres com energia, podes experimentar uma das inúmeras atividades ao redor do lago, desde aulas de yoga a cerimónias de cacao e espetáculos de rua.

Alojamento: eco-hotel

Refeições: pequeno-almoço

Dia 4 - GUATEMALA Antíguaver

Chegamos à emblemática cidade colonial e, depois de nos instalarmos, partimos à sua descoberta do seu passado, na companhia de um guia local. Antígua é, antes de tudo, uma cidade carismática; as casas coloridas, a calçada velha e gasta, as galerias de arte, os cafés, as chocolaterias e os museus farão com que desejes ficar aqui para sempre. Pela noite, sai pelas ruas para petiscar e arrisca um pé de salsa num dos bares repletos de viajantes curiosos e os experts habitantes locais.

Alojamento: hostel

Refeições: pequeno-almoço

Dia 5 – GUATEMALA Subida do vulcão Pacayaver

A Guatemala tem 33 vulcões, 3 deles activos. O vulcão Pacaya é um deles e é para lá que nos dirigimos hoje de madrugada. Conquistar os seus 2552 metros e sentir a sua actividade é uma experiência glorificante, que nos ensina devoção pela mãe natureza. O planeta vive, e aqui é inegável sentir a sua força. Os mais aficionados e audazes podem desafiar-se com a conquista dos 3976 metros do vulcão Acatenango, um dos mais altos vulcões da América Central, que promete uma panorâmica fascinante (actividade não incluída). Regressamos à cidade de Antígua, a tempo de exploração independente.

Alojamento: hotel

Refeições: pequeno-almoço

Dia 6 – GUATEMALA Antígua e viagem para Petenver

Hoje é um dia de descanso para recuperar energia para o que aí vem e integrar tudo o que já vivemos. Terás tempo para exploração independente, para te perderes pelas galerias de arte, cafetarias, mercados e lojas de artesanato desta incrível cidade. Se és apreciador, incentivamos ainda visita a uma finca de café (opcional) para aprender tudo sobre a sua produção. Ao final da tarde seguimos viagem num autocarro nocturno até Flores.

Alojamento: autocarro nocturno

Refeições: pequeno-almoço

Dia 7 - GUATEMALA Ruínas Maias de Tikalver

Chegamos ao amanhecer às margens do Lago Petén, nas imediações do Parque Nacional de Tikal. O sol acaba de nascer, o dia está novinho em folha e absorvemos a atmosfera tranquila do lago e os ares da selva, aqui bem perto. Instalamo-nos e preparamo-nos para viajar no tempo, pois hoje é o dia de nos aventurarmos pelas ruínas Maias de Tikal, logo a seguir a um almoço típico. Património Mundial da UNESCO desde 1979, Tikal foi um cidade muito poderosa e de grandes dimensões, chegou a ter uma população entre 100 000 e 200 000 habitantes no seu auge. Ao final do dia, subimos ao Templo IV para assistir ao mesmo pôr-de-sol a que assistiam sacerdotes e semi-deuses noutros milénios, embalado ao som das aves e dos macacos-aranhas.

Alojamento: hotel

Refeições: almoço

Dia 8 – BELIZE Viagem para Caye Caulkerver

Prepara-te para uma aventura, passar uma fronteira por terra. Ao passarmos a fronteira para entrar no Belize, entramos também num lugar com uma energia completamente diferente. Um país com uma sociedade diversificada, compreendendo uma miríade de culturas e línguas, ainda que a fluência inglesa, sinais de uma velha colonização britânica, prevaleça. Viajamos entre os verdes campos até à cidade do Belize, o principal porto, centro comercial e antiga capital e seguimos de barco, já no mar Caribe, até Caye Caulker. Ao pisar a ilha tropical, entramos noutro ritmo da nossa aventura e terminamos no Split a festejar o pôr-do-sol.

Alojamento: hotel

Refeições: pequeno-almoço

Dia 9 - BELIZE Caye Caulkerver

Caye Caulker é uma ilha tropical de ruas arenosas, apenas com bicicletas e uns carros de golfe. Estamos no Caribe e além de banhos de sol, há que dedicar o dia a explorar o mundo subaquático, nadando ao longo da barreira de coral mais bonita e diversa, cruzando-nos com barcos naufragados, esponjas coloridas, Peixes Anjo Rainha, tartarugas, tubarões enfermeiros, raias e peixes Tarpons.

Se és mergulhador experiente, fica a sugestão de uma aventura no famoso Blue Hole, formado há dezenas de milhares de anos, quando o nível do mar era muito mais baixo do que na atualidade (não incluído).

Alojamento: hotel

Refeições: pequeno-almoço

Dia 10 – MÉXICO Viagem para Bacalarver

Chegamos ao pinche México, terra amada dos Guadalupanos.

A viagem, em barco e autocarro, será de cerca de 6 horas. O destino é Bacalar, onde piratas do caribe se escondiam com tesouros, no século XVII nas infiltrações da lagoa. Instalamo-nos e por ali alternamos entre divertidos mergulhos e contemplações tranquilas da inacreditável cor da lagoa pelo resto do dia.

Alojamento: hotel

Refeições: -

Dia 11 - MÉXICO Bacalarver

Acordamos outra vez a duvidar dos sentidos, neste caso a visão e após o mergulho matinal, exploramos o centro histórico da vila. Terminamos numa galeria, restaurante e loja de arte desenvolvida por um jovem escultor local. Ao início da tarde, partimos num passeio de veleiro. Refúgios de piratas, mergulhos em cenotes, máscaras faciais com lama e um cénico pôr-do-sol, nos esperam esta tarde, onde experimentamos as 7 cores de Bacalar.

Alojamento: hotel

Refeições: -

Dia 12 – MÉXICO Ruínas de Tulumver

Após uma viagem de 4 horas chegamos à jovem cidade de Tulum. Instalamo-nos junto ao mar do Caribe e aproveitamos o resto do dia para conhecer as famosas ruínas de Tulum, um composto arqueológico bem preservado, no meio de uma paisagem deslumbrante numa das mais dramáticas costas da Riviera Maia. É fascinante a paisagem do El Castillo sobre as águas Caribenhas. Imagina o que a expedição de Juan de Grijalva, um dos primeiros conquistadores a explorar a costa Mexicana, encontrou assim que se deparou com esta cidade Maia.

Alojamento: hotel

Refeições: -

Dia 13 – MÉXICO Chichén Itzá e Valladolidver

Um dos locais arqueológicos mais populares e conhecidas na Terra é, sem dúvida, Chichén Itzá e é para lá que seguimos bem cedo. A manhã é dedicada à exploração do Parque Arqueológico acompanhados de um guia certificado. Seguimos para a cidade de Valladolid, a segunda cidade mais importante na Península de Yucatán, fundada em 1543 onde se sente a vibração colonial. Prepara a câmara, estas ruas, igrejas e casas antigas são extremamente fotogénicas. Regressamos a Tulum ao final do dia ainda a tempo de dar uns mergulhos no apelativo mar turquesa cristalino. À noite, aventuramo-nos numa salsa no centro de Tulum ou, quem sabe, uma festa na praia. Afinal, é a nossa última noite e temos muito para celebrar.

Alojamento: hotel

Refeições: pequeno-almoço

Dia 14 - MÉXICO Regresso a partir de Tulumver

Hoje é dia de despedidas. No ambiente sente-se a mística de quem submergiu das profundezas de uma cultura ancestral e viveu experiências numa natureza única e estonteante. Estamos transformados, mais ricos como esperado, e mais apaixonados pela diversidade que este planeta nos oferece. Queres mais. E já estás a pensar na próxima viagem. Relaxa, é normal! Enche a mala com todas as recordações e parte sem olhar para trás. De Tulum até ao aeroporto de Cancún, serão apenas 2 horas de viagem.

Boa viagem!

Alojamento: -

Refeições: pequeno-almoço

O que está incluído?

  • 14 dias
  • Alojamento: 13 noites em hostel, hotel, eco-hotel e autocarro
  • Transportes: shuttle, autocarro, barco
  • 10 Refeições: 9 pequenos-almoços e 1 almoço
  • Todas as atividades mencionadas no programa
  • Guia local no Parque Arqueológico Chichén Itza e no Parque Nacional de Tikal
  • Seguro de viagem nas datas do programa
  • Acompanhamento e orientação durante toda a viagem pela Liliana Ascensão
  • Grupos: 5 (no mínimo), 11 (no máximo)

Wanderluster

O que não está incluído?

  • Passagem aérea internacional, a partir de 950€
  • Suplemento single: 250€
  • Visto: Não aplicável
  • Transferes de e para o Aeroporto
  • Taxa de saída da Guatemala: 20 Quetzales
  • Taxa de saída do Belize: 37,5 Dolares de Belize
  • Taxa de saída do México: 1350 Pesos Mexicanos
  • Alimentação não especificada: +/15€/dia
  • Atividades extra
  • Visitas não especificadas
  • Despesas de caráter pessoal
  • Gorjetas

Próximas Datas

11 a 24 Novembro 2018 1500€ Últimas Vagas
3 a 16 Fevereiro 2019 1500€ Disponível
1 a 14 Dezembro 2019 1500€ Disponível