The Wanderlust_Wanderlist_Cuba

Cuba autêntica e revolucionária com Patrícia Campos

Cuba

Cuba desperta a curiosidade. Pelo socialismo, pela música, pela alegria e pela natureza. Um país parado no tempo, com edifícios coloniais coloridos e decrépitos, carros clássicos e enferrujados, anúncios alusivos ao socialismo, um consumismo controlado e uma educação e saúde exemplares. Música ao vivo nas praças e nos cafés, com um pé de dança em cada esquina.

Esta é uma viagem à autêntica e revolucionária Cuba! À sempre irreverente Havana com arte, música e história em cada rua. Aos vales montanhosos de Viñales das famosas plantações de tabaco para fumar puros com os campesinos. Cruzando cidades coloniais coloridas com um valor arquitectónico incomparável onde é fácil sentar e dançar com um cubano. Mergulhando nas praias de areia branca e fina e águas turquesas cristalinas. Caminhando por montanhas com uma fauna e flora únicas. Uma viagem pela ilha da luxúria ao sabor de Havana Club, mojitos e daquiris. E a música não faltará! Salsa do amanhecer até ao anoitecer, com o autêntico ritmo dos cubanos!

A história de Cuba acompanha toda a viagem, a complexidade do sistema político é tão fascinante como confuso. Uma viagem com ritmo latino e que será revolucionária! Viva La Revolución!

Destaques

  • Perde-te no tempo, cores, ritmos e arte das ruas de Havana;
  • Viaja à revolução cubana, através das histórias de quem a viveu;
  • Fuma puros nas plantações de tabaco no vale de Viñales;
  • Viaja nos velhos carros dos anos 50;
  • Dança salsa como um verdadeiro cubano;
  • Sobe o Pico Turquino, o pico mais alto de Cuba, e visita a Comandancia de la Plata, o quartel general de Fidel Castro na Serra Maestra.

Itinerário

Dia 1 - Chegada a Havanaver

Hola! Bem-vindos a Cuba!

A tua aventura começa assim que aterras em Havana, numa espécie de regresso aos anos 50.

Uma vez instalado na casa do Senhor Manzano, aproveita para descansar ou então para te aventurares pelas ruas de Havana. Não te preocupes em deambular sem sentido, a cidade é segura e os cubanos estão sempre dispostos a ajudar. Mas cuidado! Não vás em conversa afiada!

Ao final do dia, encontramo-nos para uma breve introdução à autêntica Cuba através das palavras do Senhor Manzano. Hoje com 77 anos, foi em tempos economista e embaixador.

Sem deixar que a conversa se alongue muito, seguimos para um espectáculo de música cubana com a cantora Juana Bacallau. Uma lenda viva de Havana e da música cubana!

Alojamento: casa particular (dormitório)

Refeições: jantar

Dia 2 - Havanaver

Hoje despertamos cedo para explorar a fervilhante Havana Vieja. O ponto de partida será o Capitólio, símbolo do império Americano. Seguimos pelas ruelas mais escondidas, explorando prédios degradados, galerias e hotéis. Numa pequena lancha, dirigimo-nos a Regla, onde desfrutaremos de uma vista panorâmica sobre a cidade.

De volta à cidade, almoçamos e de seguida visitamos o Taller Experimental de Gráfica. Descontraidamente, o nosso passeio continua pela Praça de Armas para o mercado de livros antigos e velharias. Passamos pela Avenida Prado, umas das mais elegantes avenidas de Havana e, no final dela, seguimos para o emblemático Museu da Revolução (visita opcional).

A tarde já vai longa e a Avenida Malecón é o local perfeito para ver o pôr-de-sol, ouvir música, partilhar momentos com os locais e, quiçá, um pé de dança.

Contudo, e uma vez que Havana não morre ao entardecer, tendo uma vida frenética de dia e de noite, vamos até ao El Vedado para conhecer um espaço cultural surpreendente, a Fábrica Arte Cubana.

Alojamento: Alojamento: casa particular (dormitório)

Refeições: Alimentação: -

Dia 3 - Havanaver

Hoje, começamos a manhã com ritmos latinos. Numa das ruas de Havana Vieja, vamos dar os primeiros passos na salsa com a ajuda de um professor. Liberta-te! Sente o ritmo e deixa-te levar pela melodia.

Cansados dos ritmos? Vamos refrescar o corpo com o melhor mojito de Havana, na Bodeguita del Medio Oriente, um dos lugares imortalizados pelo escritor Ernest Hemingway.

Pela tarde, seguimos viagem num dos decadentes, mas emblemáticos, carros de Havana para passear desde a Universidade até à Plaza de La Revolución, palco de manifestações e dos famosos discursos de Fidel Castro. Ao redor da praça, está também o memorial de José Martí (político, filósofo, jornalista e poeta), o Teatro Nacional e o Ministério do Interior, com uma escultura do rosto de Che Guevara.

De regresso a Havana Vieja, passamos, uma vez mais, pelo bairro El Vedado, o mais moderno bairro da cidade, construído na primeira metade do século XX. Imagina a vida desta elite nas suas grandes e desafogadas vivendas.

Regressados à nossa casa, descansa por breves momentos e apronta-te para a fiesta! Esta noite irás pôr em prática tudo o que aprendeste na aula de salsa, na famosa Casa da Música.

Alojamento: casa particular (dormitório)

Refeições: -

Dia 4 - Viñalesver

Pela manhã, seguimos para Viñales, uma pérola escondida num vale verdejante muralhado por mogotes (formações rochosas imponentes). A viagem será num carro antigo e entre paisagens cénicas sobre os verdejantes vales que acolhem as mais famosas plantações de tabaco.

Uma vez chegados, somos recebidos pela família de Alvy e um belo prato de lagosta, bem típico em Cuba! Após o almoço, poderás aproveitar para descansar ou livremente explorar o centro da vila. Viñales é uma pequena vila de casas rurais coloridas e com jardins. Na praça central aprecia os jovens a viajar na internet (único local onde poderão conectar-se) e espreita as aulas de salsa numa pequeno salão. Entra num supermercado apenas acessível a cubanos para espreitar os preços e pára numa pequena banca de produtos racionados para as famílias cubanas. Aprecia o ritmo desta Cuba rural. Autêntica e hospitaleira!

Assim que o sol começar a baixar, caminhamos pelas plantações de tabaco para assistir a um magnífico pôr-de-sol.

Aproveita a noite para descansar, dialogar com Alvy sobre a vida cubana ou dá um pulo na Casa da Música.

Alojamento: casa particular (dormitório)

Refeições: pequeno-almoço e almoço

Dia 5 - Viñalesver

Começamos a manhã à descoberta dos charutos cubanos e suas tradições.

A cavalo, pelas montanhas, conhecemos as plantações de perto, falamos com um campesino para conhecer todo o processo da produção dos charutos e damo-nos ao prazer de fumar um puro cubano. Seguimos pelos vales até uma gruta, com tempo para um mergulho no escuro!

Regressamos a Viñales ao final da manhã. A região é plana e por isso ideal para andar de bicicleta. Exploramos a região em todos os seus vértices. Pedalamos pela cordilheira guaniguanico parando por algumas das suas grutas. Depois voltamos a Viñales e seguimos pelo vale Dos Hermanas para avistar o mural pré-histórico e, por último, chegar ao hotel Jazmines e apreciar a melhor vista sobre Viñales.

Pela noite relaxa no alpendre da casa ou aproveita a noite na discoteca dentro da gruta Cimarrones.

Alojamento: casa particular (dormitório)

Refeições: pequeno-almoço

Dia 6 - Cienfuegosver

Viajamos pela manhã até Cienfuegos. A viagem é longa, cerca de 6 horas, e chegamos a meio da tarde. Assim que nos instalamos em Cienfuegos, saímos à descoberta desta vila encantadora fundada pelos franceses. A simpatia, a alegria e a vida nas ruas de Cienfuegos é tão autêntica que facilmente nos apaixonamos. Durante o passeio, conversamos com um artista plástico cubano, reconhecido a nível nacional e internacional, membro da União Nacional de Escritores e Artistas. Com uma visão muito irreverente sobre Cuba, é um diálogo arrebatador de sentimentos.

Terminamos o dia a caminhar entre os palacetes numa linha sobre o mar até chegarmos à baía em Punta Gorda para assistir ao pôr-do-sol.

Alojamento: casa particular (dormitório)

Refeições: pequeno-almoço

Dia 7 - Cienfuegos, Trinidadver

Aproveitamos a manhã para acordar cedo e explorar Cienfuegos. Cienfuegos é composta por um notável conjunto de edifícios de arquitectura francesa que foram considerados Património Mundial da UNESCO em 2005. Passamos pelo Teatro Thomas Terry, para tomar um café e observar os detalhes arquitectónicos. Caminhamos até ao Castillo de Jagua, uma imponente fortaleza. Depois de um breve passeio deixo-vos livres para desfrutar da vila. Uma dica: Se gostares de arte, este é o local ideal para dar um salto a umas galerias e comprar algumas recordações.

Pela tarde seguimos viagem para Trinidad, a cidade colonial de ruas empedradas e casas coloridas, património mundial da UNESCO desde 1988. Depois de instalados, deambulamos pela cidade. Não faltarão oportunidades para captar a fotogénica cidade, vestida de todas as cores. Aproveita o melhor de Cuba, entranha-te com os cubanos, parando nas esquinas para ouvir música e dar um pé de dança, conversando com os idosos sentados à sombra na porta de casa e, com um pouco de atrevimento, entrando na casa dos locais para beber um trago de rum. Desde a igreja Mayor del Espirito, passando pela Plaza Mayor e o mercado de artesanato, Trinidad dá-se! Cidade colorida e de gente afável!

À noite, aproveita para conhecer e dançar num dos espaços mais míticos e excêntricos de Trinidad, a emblemática discoteca dentro de uma gruta.

Alojamento: casa particular (dormitório)

Refeições: -

Dia 8 - Trinidad, Santa Claraver

De comboio, vamos até às antigas fazendas de cana de açúcar no Valle dos Ingenios, uma série de três vales interligados onde se centrava a produção de açúcar entre os séculos XVIII e XIX. Tendo sido declarado património mundial da UNESCO em 1988, é possível testemunhar palacetes de uma arquitectura colonial extremamente elegante, edificada pelas as famílias Iznaga, Boreell e Brunet. A Torre Iznaga, com os seus 45 metros de altura, mandada construir por Alejo Maria Iznaga y Borrell, é um marco conhecido da região. Outrora usada para para controlar os escravos que trabalhavam nas plantações, hoje oferece-nos uma vista inigualável sobre a magnitude do vale e da riqueza que por aqui se produzia.

Voltamos ao final da manhã a Trinidad para explorares livremente o centro histórico, comprares uma recordação para a família ou então para ir dares um mergulho na praia Ancón (apenas a 8 km do centro de Trinidad). Ainda pela tarde seguimos até Santa Clara (3 horas), num táxi colectivo antigo, pois claro! Santa Clara é uma cidade universitária, de novas tendências e criatividade insaciável, onde uma cultura jovem vem testando os limites da polícia de censura Cubana ao longo dos anos.

Depois de instalados, damos os primeiros passos naquele que será o nosso mergulho na história da revolução. Em passeio, vamos até à principal praça da cidade, aproveitando para conhecer a sua juventude, ouvir as suas histórias, sonhos e opiniões sobre o país.

Alojamento: casa particular (dormitório)

Refeições: -

Dia 9 - Santa Claraver

Este é o dia para mergulhar na história da revolução!

Santa Clara, é conhecida como a cidade de Che Guevara. Vamos visitar o Museu de Che, a sua vida, as suas palavras inspiradoras e também o mausoléu onde estão as suas cinzas, junto a tantos outros revolucionários. Depois seguimos pela cidade, passando por monumentos históricos inspiradores da sua vida e terminaremos no Museu do Trem Blindado para conhecer a história da emboscada ao comboio que marcou o fim da Ditadura Batista em 1958 dando inicio ao glorioso período de Fidel Castro.

A história é emocionante, mas o momento mais alto do dia dá-se no Café da Revolução, ouvindo as histórias na primeira pessoa!

Depois de um dia cheio de histórias revolucionárias vamos viajar pela noite até Holguin.

Alojamento: autocarro noturno

Refeições: -

Dia 10 - Holguinver

Depois da confusa e complexa história de Cuba, é tempo de descansar à sombra da palmeira! Segue-se um dia junto às idílicas praias cubanas.

Chegamos a Holguin pela manhã, onde somos recebidos com um bom pequeno-almoço. Depois de nos alojarmos e descansarmos um pouco, seguimos para a praia Branca. Quando Cristovão Colombo avistou pela primeira vez a costa de Holguin em 1492, exclamou “a mais bela terra que olhos humanos alguma vez viram”.

Conhecemos ainda a praia Pesquero, uma das mais belas praias de Cuba, onde mergulhamos nos corais caribenhos.

Voltamos ao final da tarde, aproveitando o resto do dia para descansar porque amanhã o dia promete ser intenso!

Alojamento: casa particular (dormitório)

Refeições: pequeno-almoço

Dia 11 - Serra Maestraver

Despertamos bem cedo para viajar até Santo Domingo, o ponto de partida para a Serra Maestra. Viajamos num jeep 4X4 até ao Alto de Naranjo e daí seguimos caminhando até ao acampamento de Joaquin. Uma caminhada impressionante pela diversidade da fauna e flora tropical. Caminhamos até ao pico Turquino, o ponto mais alto de Cuba a 1974 metros acima do nível do mar, com uma panorâmica incrível sobre a ilha e o mar no horizonte. O percurso neste dia será de 13 quilómetros, sensivelmente 7 a 8 horas. Pernoitamos na casa Aguada de Joaquin, uma casa de montanha muito simples.

Alojamento: casa particular/acampamento

Refeições: almoço e jantar

Dia 12 - Parque Turquino – Comandancia de la Plataver

Ainda pela floresta tropical seguimos hoje até à Comandancia de la Plata para visitar o quartel general de Fidel Castro. Um dos locais estratégicos mais importantes durante a guerrilha cubana liderada por Fidel Castro e Che Guevara. Observamos armas e equipamentos médicos utilizados durante a luta. Visitamos a casa de Fidel, a casa de imprensa, a rádio rebelde e o hospital. Este era o esconderijo ideal para os rebeldes, camuflado pela floresta numa região remota!

A caminhada será leve e teremos tempo depois da visita para sentir a grandiosidade do lugar. Pernoitamos esta noite em La Platica, um outro acampamento na floresta tropical.

Alojamento: casa particular/acampamento

Refeições: pequeno-almoço, almoço e jantar

Dia 13 - Santiago de Cubaver

Levantamo-nos cedo, mas temos de voltar a Santo Domingo caminhando (8 quilómetros, 4:30 horas) e daí seguimos até à nossa última paragem, Santiago de Cuba (3 horas de viagem em taxi coletivo).

Santiago de Cuba é mais uma das cidades que marcou história na revolução cubana! É uma cidade intrigante, por um lado com ruas decadentes com prostitutas e um ruído empoeirado, por outro lado a capital da música, da literatura, política e arquitectura. Distante de Havana, captou influências africanas e caribenhas. Uma cidade cosmopolita que remonta similaridades com Salvador (Brasil) e Nova Orleães (USA). Embrionária da revolução nacionalista de Fidel Castro, sede da primeira fábrica de Bacardí e baú de todas as raízes musicais cubanas.

Chegamos a Santiago cansados e por isso descansa ou explora sem sentido estes segredos de Santiago de Cuba.

Alojamento: casa particular (dormitório)

Refeições: pequeno-almoço

Dia 14 - Santiago de Cubaver

De manhã conhecemos, com um guia local, todos os cantos à capital do oriente. Santiago foi a primeira cidade a render armas e onde Fidel Castro declarou a vitória da revolução a 1 de Janeiro de 1959. Visitamos o Morro do Castelo, Património da Humanidade pela UNESCO e o cemitério Santa Ifigénia, caracterizado com um grande valor histórico, arquitectónico e artístico. Aqui está o mausoléu de José Martí e os túmulos de Emilio Bacardi e Compay Segundo (Buena Vista Social Club). Passeamos pelos recantos da cidade para contar histórias dos pequenos detalhes do centro histórico.

Pela tarde, aproveita os últimos momentos de Cuba... Viaja até à praia Cazonal, na costa sul e considerada a melhor praia da região, tem águas cristalinas onde poderás dar os últimos mergulhos no Caribe. Ou aproveita para comprar os últimos "recuerdos" de Cuba.

Despedimos de Cuba na famosa Casa de La Trova com uma bela noite de música cubana e a dançar como cubanos. Festeja com alegria com mojitos e piña coladas a fantástica e irreverente Cuba! Viva la vida!

Alojamento: casa particular (dormitório)

Refeições: -

Dia 15 - Regresso a partir de Santiago de Cubaver

É tempo de despedidas!

Certamente, neste momento, os sentimentos são complexos, mas ficará um amor incondicional que irás descobrir após alguns dias do regresso a casa.

Até à hora do teu voo despede-te de Santiago de Cuba a partir do Morro do castelo ou simplesmente sentado numa esquina a ouvir música ou entra no ritmo de dança!

Alojamento: -

Refeições: -

O que está incluído?

  • Dias: 15
  • Alojamento: 11 noites em casa particular, 1 noite num autocarro nocturno, 2 noites em campismo
  • Transportes: 7 viagens em taxi coletivo (carros antigos), 1 viagem de autocarro, todos os transferes nas datas do programa
  • 11 Refeições: 5 pequenos-almoços, 3 almoços e 3 jantares
  • Guia em Viñales, Santiago de Cuba e Pico Turquino
  • Atividades: Todas as atividades mencionadas no programa
  • Seguro de viagem nas datas do programa
  • Acompanhamento e orientação durante toda a viagem pela Patrícia Campos
  • Grupos: 5 (no mínimo) a 11 (no máximo)

Wanderluster

O que não está incluído?

  • Passagem aérea internacional
  • Visto: 35€
  • Suplemento single: não aplicável
  • Alimentação não especificada
  • Atividades extra
  • Visitas não especificadas
  • Despesas de caráter pessoal
  • Gorjetas

Próximas Datas

30 Dezembro 2017 a 13 Janeiro 2018 1680€ Disponível