The Wanderlust _ Maravilhas Sul Peru

Maravilhas do Sul do Peru com Patrícia Campos

Peru

O Peru é um país complexo e de contrastes, onde o potencial para a aventura e descoberta não tem limites! Uma abundância assente num dos patrimónios históricos e culturais mais ricos do mundo. Vamos desvendar-te ao longo da viagem a imponência do Império Inca, onde o ponto mais alto será com certeza a cidade de Machu Picchu, uma das 7 novas maravilhas do mundo. O desenvolvimento de várias civilizações ancestrais fez com que o Peru se tornasse no “umbigo do mundo” até à chegada dos conquistadores espanhóis no séc. XVI e, desde então, se tenha desenvolvido num país de tantos cruzamentos e ritmos, dos mais modernos aos mais tradicionais.

Esta é uma terra exótica, de gente humilde e verdadeira, mas também de lendas e superstições, como as que dão origem às enigmáticas linhas de Nazca e às ruinas milenares espalhadas um pouco por todo o país. É uma terra que nos agarra todos os sentidos de uma só vez, que nos faz admirar a simplicidade e alegria da vida quotidiana e onde vais querer voltar vezes sem conta!

Destaques

  • Observa leões-marinhos, pinguins-imperador e outras espécies nas Ilhas Ballestas;
  • Voa sobre as enigmáticas linhas de Nazca;
  • Explora todos os recantos e história da cidade de Cusco;
  • Descobre a mágica cidade perdida dos Incas de Machu Picchu;
  • Navega e pernoita com uma família indígena numa ilha no Lago Titicaca.

Itinerário

Dia 1 - Chegada a Limaver

Bienvenidos al Peru! A tua aventura começa ao aterrares no aeroporto de Lima.

A capital e maior cidade do Peru, com cerca de 8.5 milhões de habitantes, é a 5ª maior da América do Sul. Aqui se cruzam as tradições ancestrais de diversos povos e tribos com as influências hispânicas dos conquistadores e a modernidade do centro económico, financeiro e cultural do país.

Aproveitando o facto de nos alojarmos no agitado bairro de Barranco, sugerimos um tranquilo passeio e jantar junto de uma das praças mais características da cidade.

Alojamento: bed&breakfast

Refeições: -

Dia 2 - Limaver

O centro histórico, é onde se desenrola o dia-a-dia de muitos limenhos, sendo Património Cultural da Humanidade desde 1988. Deambulamos pelo meio de diversos edifícios coloniais com as suas magníficas varandas em torno da Plaza Mayor, o berço do nascimento da cidade de. De seguida visitamos o convento de São Francisco, a sua belíssima biblioteca e as suas impressionantes Catacumbas.

O almoço reserva-nos um dos baluartes da gastronomia peruana, o “ceviche”, no mercado mais famoso de Lima - Jesus Maria.

Segue-se o sumptuoso e belo Museu Larco e as suas impressionantes colecções de ouro inca e cerâmica erótica!

Alojamento: bed&breakfast

Refeições: pequeno-almoço e almoço

Dia 3 - Lima, Paracasver

A manhã de hoje é livre. A capital peruana sempre foi conhecida como “a cidade jardim” e o bairro de Miraflores, nomeadamente El Malecón, localizado ao longo das falésias sobre o Oceano Pacífico, fazem bem jus a essa denominação, podendo ser uma boa sugestão de passeio para a manhã.

Encontramo-nos para almoçar umas das sandes típicas do bairro. Com certeza, não será uma decepção! Depois, partimos pela mítica estrada Pan-Americana em direção a Paracas, que em Quechua significa “chuva de areia”, onde começamos a descobrir o Peru das províncias.

Alojamento: hostel

Refeições: pequeno-almoço

Dia 4 - Ilhas Ballestas, Huacachina, Nazcaver

Hoje o dia começa cedo, mas por um bom motivo! De Paracas, partimos num passeio de barco até às Ilhas Ballestas, nas frias águas do Pacífico. As chamadas “Galápagos dos pobres”, são uma das maiores reservas marinhas do país onde é inevitável o encontro com várias espécies de aves e habitantes marinhos, como os pelicanos, lobos marinhos e até pinguins!

Ao final da manhã, seguimos para Ica e Huacachina, onde terás a oportunidade de partir para a aventura e descer uma das maiores dunas do mundo de buggy ou sandboard.

Ao final da tarde, seguiremos para a enigmática cidade de Nazca.

Alojamento: hotel

Refeições: pequeno-almoço

Dia 5 - Linhas de Nazca, Arequipaver

Começamos o dia com um dos grandes mistérios da América do Sul, as linhas de Nazca!

Estas consistem em várias figuras e formas geométricas que podem atingir os 200 metros de comprimento, traçadas ao longo de cerca de 500 Km2.

A melhor forma de as observar é do ar, por isso embarcamos num espetacular voo, para deslumbrar este enigmático sítio Património da Humanidade desde 1994. No final apanhamos um autocarro que nos levará, passando junto dos seus vulcânicos guardiões, até à cidade de Arequipa, a 2ª mais importante do país e uma das mais bonitas, graças à sua arquitectura colonial, que lhe valem a alcunha de “ciudad blanca”.

Alojamento: hostel

Refeições: pequeno-almoço e almoço ligeiro

Dia 6 - Arequipaver

Hoje, num passeio pelo centro histórico, descobrimos a cidade branca de Arequipa e conhecemos um pouco mais da gastronomia peruana. Desta vez, levo-vos a provar algumas das milhares de variedades de batatas que o Perú produz!

Seguimos para o Convento Santa Catalina, cujas arcadas redondas em pedra vulcânica e as cores quentes e fortes, fazem deste lugar um lugar imperdível para fotografar.

Ao final do dia sobra-nos tempo livre para observar o vulcão Misti, entrar na catedral e sentir a efervescência da vida boémia e dos restaurantes da cidade.

Alojamento: hostel

Refeições: pequeno-almoço e almoço

Dia 7 - Arequipa, Punover

Sendo a manhã livre, aproveita para visitar uma das mais famosas habitantes desta cidade: a múmia Juanita, com mais de 500 anos de idade, no Museu dos Santuários Andinos.

Depois de almoço continuamos a nossa jornada de autocarro rumo a Puno, que durará cerca de 6 horas, acompanhada de paisagens do planalto andino simplesmente deslumbrantes.

Alojamento: hostel

Refeições: pequeno-almoço

Dia 8 - Lago Titicaca, Uros e Ilha Taquilever

Bem cedo partimos do porto de Puno, situado no maior corpo de água a grande altitude do mundo - o lago Titicaca - com uma área de mais de 8.300 metros quadrados e a 3.800 metros de altitude. Embarcamos assim numa experiência de 2 dias pelas tradicionais comunidades que vivem nas ilhas deste quase-mar no cimo do mundo.

No primeiro dia visitamos as incomuns ilhas flutuantes dos Uros, construídas a partir de juncos por este povo milenar que, ainda hoje, mantém muitos dos seus ritos e costumes.

Depois seguimos para a ilha Amantani, onde nos alojamos com famílias locais. A partilha com os habitantes de Amantani é um despertar da consciência para outros modos de vida. Pela tarde caminhamos até ao pico mais alto da ilha para uma panorâmica incrível sobre o Lago Titicaca.

Alojamento: casa familiar

Refeições: almoço e jantar

Dia 9 - Lago Titicaca, Ilha Taquile, Cuscover

Depois do pequeno-almoço em casa da nossa família local, a parte da manhã será para explorar tranquilamente a Ilha Taquile, apreciando as suas paisagens singulares, convivendo com o seu povo e seguindo o código moral Inca Ama sua, ama llulla, ama qhilla , que em Quechua significa “não roubes, não mintas e não sejas preguiçoso”!

No regresso ainda visitamos as incomuns ilhas flutuantes dos Uros, construídas a partir de juncos por este povo milenar que, ainda hoje, mantém muitos dos seus ritos e costumes característicos.

Durante a tarde, voltamos para Puno e, à noite, apanhamos o autocarro nocturno que nos levará até à fascinante cidade de Cusco.

Alojamento: autocarro nocturno e hotel

Refeições: pequeno-almoço e almoço

Dia 10 - Cuscover

Antiga capital do império Inca e conhecida por estes como o “umbigo do mundo”, a cidade de Cusco possui uma cultura andina próspera, arquitectura Inca e tesouros coloniais em abundância!

Neste primeiro dia, teremos uma imersão cultural pelas ruas de Cusco acompanhados por um guia local. Desde a Praça de Armas onde Pachacutec marca o centro das atenções, percorrendo os antigos caminhos incas até encontrarmos um dos miradouros mais bonitos da cidade.

Depois do almoço, explora a cidade livremente.

Alojamento: hotel

Refeições: pequeno-almoço

Dia 11 - Vale Sagrado dos Incas, parte Iver

Hoje, o nosso dia será dedicado ao Vale Sagrados dos Incas! Foi aqui, nestas terras e solos, que os Incas desenvolveram a sua grande mestria em técnicas de cultivo, orientação e engenharia.

Saímos de manhã parando nas enigmáticas e incomuns ruínas Incas de Moray, de forma concêntrica. Pára e reflete sobre este mágico lugar que terá sido um laboratório de conhecimento agrário durante o império Inca. Depois, seguimos até às salinas de Maras, pelas quais descemos numa caminhada lenta o vale Sagrado até às margens do rio.

Depois de almoçar em Urumbamba, seguimos até Ollantaytambo para explorar o parque arqueológico de Ollantaytambo, com uma arquitectura incaica impressionante.

Alojamento: hotel

Refeições: pequeno-almoço

Dia 12 - Vale Sagrado dos Incas, parte IIver

Segue-se Pisac, uma pequena e pitoresca cidade com um dos melhores mercados de artesanato da região e o rio Urubamba, com a sua poderosa e magnífica corrente, que flui para a selva na procura incessante de outras nascentes do Amazonas.

Seguimos depois em direcção a Cusco, ainda com tempo para uma paragem numa das mais importantes ruínas Incas, nomeadamente as de Saqsaywaman, onde todos os anos, a 24 de Junho, se realiza o maior festival de adoração ao Deus Inca do Sol - Inti Raymi.

Para os mais aventureiros, e que vão embarcar nos trekkings mais arrojados, esta é a noite da despedida e a altura ideal para um Pisco Sour numa das tabernas da cidade.

Alojamento: hotel

Refeições: pequeno-almoço

Dia 13 - Machu Picchuver

Hoje é, seguramente, o ponto alto da viagem! Despertamos ainda de madrugada, para viajar até Ollantaytambo e seguir no comboio que nos levará desde Cusco até Aguas Calientes. A partir daqui, subimos ansiosamente até Machu Picchu, a ruína mais famosa da América do Sul! Uma vez chegados, o momento é de contemplação, com tempo para absorver a sua mística atmosfera, ao nosso próprio ritmo.

De tarde, encontramo-nos na estação de comboios para começarmos o nosso regresso a Cusco, onde chegamos já de noite.

Alojamento: hotel

Refeições: pequeno-almoço e jantar

Dia 14 - Regresso a partir de Cuscover

Conforme os horários dos voos, serás encaminhado até ao aeroporto de Cusco.

Seguirás assim viagem, cheio de boas histórias para contar e o cartão de memória da máquina fotográfica a abarrotar de recordações.

Boa viagem e até breve!

Alojamento: -

Refeições: pequeno-almoço

Opções de visita a Machu Picchu não incluídas no programaver

Opção 1: Camino Inca – 2 dias / 1 noite: 290€

Opção 2: Caminho Inca - 4 dias / 3 noites: 500€

Opção 3: Salkantay Trekking - 4 dias / 3 noites: 280€

Todos os programas são disponibilizados mediante pedido e sujeitos a disponibilidade.

Alojamento:

Refeições:

O que está incluído?

  • Dias: 14
  • Alojamento: 1 noites em guesthouse (casa familiar), 2 noite em bed and breakfast, 3 noites em hostel, 7 noites em hotel, 2 noite em autocarro noturno (sleeper bus)
  • Transportes: 6 viagens de autocarro, 2 viagens de comboio, 2 viagens de barco, todos os transferes dentro das datas do programa
  • 19 Refeições: 12 pequenos-almoços, 5 almoços e 2 jantares
  • Atividades: Todas as atividades mencionadas no programa
  • Guia local em Arequipa, Lago Titicaca, Cusco e Machu Picchu
  • Seguro de viagem nas datas do programa
  • Acompanhamento e orientação durante toda a viagem pela Patrícia Campos
  • Grupos: 5 (no mínimo), 11 (no máximo)

Wanderluster

O que não está incluído?

  • Passagem aérea internacional (~750€)
  • Visto: não aplicável
  • Suplemento single: 120€
  • Alimentação não especificada (~20€/dia)
  • Atividades extra
  • Voos de Nasca: 80€
  • Buggy e Sandboard em Huacachina: 10€
  • Visitas não especificadas
  • Despesas de caráter pessoal
  • Gorjetas

Próximas Datas

12 a 25 Agosto 2018 1490€ Disponível
28 Outubro a 10 Novembro 2018 1490€ Disponível

Testemunhos