Marrocos, o exotismo ali ao lado com António Pedro Moreira

Marrocos

Marrocos, oficialmente Reino de Marrocos, é o país mais ocidental do mundo muçulmano, tendo uma história rica de culturas berbere, árabe, africana e europeia.

Para os ocidentais, este tem um fascínio imediato e duradouro, onde as viagens entre o presente e o passado são uma constante!

Da tranquilidade das montanhas às dunas do deserto Saara, somos presenteados com simples prazeres de tirar o fôlego! Nas frenéticas cidades, respira-se uma mistura de exótico com familiar, onde nos misturamos com uma multidão seguindo a tradição nómada e comerciantes com séculos de história.

A diversidade de paisagens, os contrastes entre a Ville Nouvelle e antiga medina, a sua grande diversidade arquitetónica, os cheiros intensos, as cores, os trajes tradicionais, o povo, todos se somam para fazer Marrocos uma experiência intensa e gratificante, que nos assalta os sentidos a cada segundo!

O truque, é ver o tempo passar com os habitantes locais e ao mesmo tempo desfrutar de várias actividades, dormindo nos famosos riads e relaxando nos terraços panorâmicos e grandes praças.

Destaques

  • Vive um Marrocos medieval na cidade de Fès;
  • Deslumbra-te com as vistas panorâmicas e as gentes das Montanhas do Alto Atlas;
  • Acampa nas dunas do Deserto Saara;
  • Explora a cidade fortificada de Aït Ben Haddou
  • Regateia nos souks de Marrakech;
  • Sobe ao pico mais alto do Norte de África, o Mount Toubkal

Itinerário

Dia 1 - Chegada a Fésver

Salaam Aleikum! Bem-vindo a Marrocos!

Fès, a mais antiga das cidades imperiais e a capital intelectual e cultural de Marrocos, é onde começa a tua aventura. Depois de instalado, poderás aproveitar para descansar das horas de voo, ou então dar um passeio ao longo das movimentadas ruas da medina atá à famosa e monumental Bab Boujloud.

Alojamento: dar (típica casa familiar marroquina localizada na medina com um pátio no centro)

Refeições: -

Dia 2 - Fésver

A cidade de Fés, consiste em Fès el-Jedid, a cidade imperial dos Merínidas e Fès el-Bali, o centro histórico. Fès el-Bali, formada no séc. VIII na margem direita do Wadi Fès, permanece intacta e constitui a maior área povoada do mundo livre de automóveis, tendo sido declarada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

A cidade é vibrante e fascinante com inúmeras passagens, escadarias e pequenos pátios que nos levam a ruas exóticas e agitadas, repletas de vendedores de jóias, bandejas, potes pintados, multicoloridos djellabas, bolos de mel, kebabs de ovelha, amêndoas grelhadas e chá de hortelã.

Acompanhados por um guia, deambulamos pelo labirinto de Fès el-Badi, visitando pelo caminho os diversos souks e os ícones culturais da cidade.

Da parte da tarde terás tempo para explorar a medina por tua conta ou ir até Fès el-Jedid.

À noite, vamos até à praça junto à Bab Boujloud para jantar e fazemos uma pausa num dos típicos cafés marroquinos para um chá de hortelã, um noss moss (café com leite) ou qahwa hahla (café simples).

Alojamento: dar

Refeições: pequeno-almoço

Dia 3 - Chefchaouenver

Pela manhã, depois de uma viagem de autocarro de cerca de 4 horas, chegamos a Chefchaouen, seguramente a cidade de montanha mais encantadora de Marrocos.

Chefchaouen situa-se entre duas montanhas do Rif, ech-Chaoua “Os Chifres”, a que deve o seu nome. Foi fundada em 1471, como uma pequena fortaleza que ainda hoje existe, pelo Moulay Ali Ben Moussa Ben Rached El Alami para lutar contra as invasões portuguesas ao norte de Marrocos.

A melhor forma de descobrir esta cidade é perdermo-nos pelas ruas da medina, deixando-nos seduzir pelo seu charme, desfrutando e absorvendo a sua atmosfera., vibrar com os seus souks e maravilhar-nos com as belas casas caiadas de azul e branco, com portas esculpidas e decoradas. Começando na encantadora Place Uta-el-Hammam, é precisamente isso que vamos fazer.

Alojamento: dar

Refeições: pequeno-almoço

Dia 4 - Chefchaouen e regresso a Fèsver

Ainda pela manhã, continuamos a nossa descoberta desta maravilhosa cidade, o destino é um dos bairros mais agradáveis de Chefchaouen com cascatas, casas e cafés.

Após o almoço, apanhamos o autocarro que nos levará até Fès, chegando ainda a tempo de desfrutar desta cidade que nos leva até um Marrocos medieval e comprar alguma comida para o pic-nic do dia seguinte.

Alojamento: dar

Refeições: pequeno-almoço

Dia 5 - Agoudalver

Bem cedo seguimos viagem para sul em jipes 4x4, através das maravilhosas montanhas do Médio e Alto Atlas. É tempo de nos deslumbrarmos com as grandiosas paisagens panorâmicas que esta viagem, de cerca de 7 horas, nos oferece até Agoudal, uma típica aldeia Berbere situada nas montanhas do Alto Atlas.

O fim de tarde será passado aqui, visitando a pequena aldeia e apreciando a vida singular das gentes das montanhas que vive essencialmente da agricultura e pecuária.

Alojamento: albergue

Refeições: pequeno-almoço e jantar

Dia 6 - Desfiladeiro de Todra, Merzouga, Erg Chebbi (Deserto Saara)ver

Hoje, pela manhã, fica a sugestão de visitar a impressionante gruta Akhiam, a cerca de 9 Km da aldeia, sob uma cascata. Uma excelente opção para quem gosta de explorar curiosidades geológicas.

A seguir ao almoço, ainda em jipes 4x4, partimos em direção a Todra com seus impressionantes desfiladeiros capazes de cortar a respiração. Íngremes escarpas com 200 metros de altura erguem-se separadas por um estreito corredor de aproximadamente 20 metros, que forma o desfiladeiro. Local de passagem obrigatória para quem procura paisagens únicas!

Seguimos até Merzouga, um pequeno oásis Sariano. É tempo de relaxar após a longa viagem ou então dar um pequeno passeio por esta aldeia berbere e avistar as dunas do deserto.

Ao fim da tarde seguimos numa caravana de camelos até às famosas dunas de Erg Chebbi. Estas são um dos dois grandes ergs (dunas) do deserto Saara de Marrocos. Erguem-se do deserto de areia e rocha, atingindo uma altura de 150 m. Após cerca de 1 hora e meia chegamos ao nosso acampamento, a tempo de ver o pôr-do-sol, já rodeados pelas dunas. Jantamos com o nosso guia sob um céu estrelado, passeamos pelas dunas e ouvimos as suas histórias. Dormimos neste pequeno oásis num acampamento Berbere, sob um manto de veludo negro estrelado.

Bons sonhos!

Alojamento: acampamento Berbere no deserto Saara

Refeições: pequeno-almoço e jantar

Dia 7 - Erg Chebbi (Deserto Saara), Merzouza, Aït Ben Haddouver

Acordamos com o deserto para ver o nascer-do-sol do topo das dunas. Depois, regressamos com os nossos camelos a Merzouga, com tempo para deambular um pouco mais pela aldeia ou de desfrutar de uma piscina. Assim o exige o calor!

A seguir ao almoço partimos para Aït Ben Haddou, localizada na antiga rota de caravanas entre o Saara e Marrakech. Esta cidade fortificada possui um dos melhores e mais bem preservados kasbahs, ainda habitado por 10 famílias, sendo Património Mundial da Humanidade desde 1987. Tem sido também cenário de inúmeros filmes como o Gladiador, Lawrence da Arábia, Babel e mais recentemente Guerra dos Tronos.

Alojamento: riad (típica casa familiar marroquina localizada na medina com um jardim no centro)

Refeições: pequeno-almoço, almoço e jantar

Dia 8 - Aït Ben Haddou, Marrakechver

O Ksar de Aït Ben Haddou é uma fantástica cidade fortificada construída em argila, localizada na margem esquerda do Wadi Mellah num vale deslumbrante.

Hoje tens oportunidade de vaguear pelas ruas desta pitoresca cidade, apreciar as suas construções, conviver com as poucas famílias que lá vivem e vislumbrar a paisagem que se estende para lá da Kasbah.

Depois do almoço seguimos até Marrakech, onde chegamos a meio da tarde.

Marrakech é tão importante que deu o nome a Marrocos. É mais do que apenas uma cidade. É uma pérola polida pela história e tradição de hospitalidade que, há séculos, tem sabido acolher os visitantes. Para aqueles que desejam descobrir e conhecer pessoas, este é o sítio ideal para desfrutar de simples prazeres.

A vida em Marrakech não pára ao cair da noite! O verdadeiro início da viagem através do tempo, impossível de testemunhar noutro lugar, começa num passeio à Place Jemaa El Fna. Aqui, o passado exótico e medieval aparece na forma de contadores de histórias, artistas de rua, encantadores de serpentes, músicos e pequenos restaurantes ao ar livre.

Alojamento: riad

Refeições: pequeno-almoço

Dia 9 - Marrakechver

O dia de hoje será inteiramente dedicado a explorar esta maravilhosa cidade. Na medina, visitamos os vários souks, onde a arte de regatear está sempre presente, a Medersa Ben Youssef, o Museu de Marrakech e o Palais Bahia.

À tarde tens tempo para desfrutar ao teu ritmo. Podes aproveitar para visitar os Jardins de Majorelle, o Parque Menara ou pura simplesmente sentares-te numa esplanada com vista panorâmica para a Place Jemaa El Fna, a beber um chá e ver o tempo passar, enquanto o sol se põe.

À noite voltamos ao epicentro desta cidade para jantar nos típicos restaurantes e vibrarmos com a sua animação noturna.

Alojamento: riad

Refeições: pequeno-almoço

Dia 10 - Regresso a partir de Marrakech ou Trekking no Mount Toubkal - Extensãover

Para os que nos deixam hoje, chegou a hora da despedida. Aposto que já estão arrependidos de não embarcarem no trekking pelo Mount Toubkal, mas ainda assim, estão cheios de boas recordações desta viagem. Bom regresso a casa e até breve!

Para os mais aventureiros, pela manhã bem cedo, partimos para aquela que será a verdadeira aventura desta viagem – subir ao Mount Toubkal, o ponto mais alto do Norte de África!

Em jipes 4x4 dirigimo-nos até à aldeia de Imlil. Aqui, deixamos os veículos para trás e, na companhia de um guia especializado, começamos o nosso trekking, de cerca de 5 horas, até ao nosso refúgio de montanha, a cerca de 3206 metros de altitude.

Pelo caminho, há que desfrutar do ar fresco e da paisagem de vales e montanhas ponteadas de aldeias berberes e da singularidade da vida de quem as habita.

Uma vez chegados ao refúgio, é tempo de relaxar e recuperar para o grande dia que se segue.

Alojamento: refúgio de montanha

Refeições: pequeno-almoço, almoço e jantar

Dia 11 - Trekking no Mount Toubkal e regresso a Marrakech - Extensãover

Hoje é dia de alcançarmos o cume do Toubkal. A caminhada até lá é relativamente simples, embora a altitude possa dificultar uma outra parte do percurso. No entanto, a vista sobre um tapete rochoso, fazem com que o esforço valha muito a pena.

Já no cume, a paisagem é simplesmente de cortar a respiração! A vista de 360ºC deixar-te-á arrepiado de tão fascinante e hoje, apostamos que dormirás nas nuvens depois desta experiência.

Devidamente apreciada esta conquista, é altura de regressar a Imlil e por fim, Marrakech.

Alojamento: riad

Refeições: pequeno-almoço e almoço

Dia 12 - Regresso a partir de Marrakech - Extensãover

Último dia em Marrocos!

De acordo com a hora dos voos, serás transportado até ao Aeroporto. Aqui partirás de regresso a casa.

Boa viagem e Shukran!

Alojamento: -

Refeições: pequeno-almoço

O que está incluído?

  • Dias: 10
  • Alojamento: 4 noites em dar, 3 noites em riad, 1 noite em albergue, 1 noite em acampamento berbere no deserto Saara.
  • Transportes: 3 viagens em jipes 4x4, 2 viagens de camelo, 2 viagens de autocarro, todos os transferes nas datas do programa
  • 13 Refeições: 9 pequenos-almoços, 1 almoços, 3 jantares
  • Todas as atividades mencionadas no programa
  • Seguro de viagem nas datas do programa
  • Acompanhamento e orientação durante toda a viagem pelo António Pedro Moreira
  • Grupos: 5 (no mínimo); 9 (no máximo)

O que não está incluído?

  • Passagem aérea internacional
  • Visto: Não aplicável
  • Suplemento single: 150€
  • Extensão ao Mount Toubkal: 190€
  • Alimentação não especificada
  • Atividades extra
  • Visitas não especificadas
  • Despesas de caráter pessoal
  • Gorjetas

Próximas Datas

5 a 14 Maio 2018 900€ Disponível
1 a 10 Setembro 2018 900€ Disponível

Testemunhos