thewanderlust_wanderlist_vietname_1

Vietname, a Terra dos “Nón Lá” com Fábio Inácio

Vietname

O Vietname, a faixa de terra em forma de “s” na Península da Indochina, é ainda visto por muitos ocidentais como um país devastado pela guerra. No entanto, mais de duas décadas se passaram desde a reunificação do Vietname e o tempo tem feito um trabalho fantástico ao curar as suas feri­das.

Hoje, este país gracioso e elegante, com uma mistura inebriante de culturas e tradições, é um dos destinos mais incríveis no planeta! Abençoado com um litoral deslumbrante, montanhas, regiões de floresta e cidades dinâmicas, o Vietname foi o último dragão a acor­dar!

As suas gentes distribuem sorrisos e “hallo’s” e terás inúmeras oportunidades para conviver com eles e ouvir as suas histórias. A sua cozinha é possivel­mente uma das melhores que irás encontrar em todo o mundo.

Destaques

  • Envolve-te no caos das grandes cidades
  • Delicia-te com a gastronomia vietnamita
  • Descobre um paraíso verdejante, situado perto de aldeias tribais exuberantes
  • Admira relíquias reais em Hué
  • Passeia de bicicleta nas zonas rurais de Hoi An

Itinerário

Dia 1 - Chegada a Hanóiver

Xin Chao! Bem-vindo ao Vietname!

A tua aventura começa ao aterrar na mais antiga capital do sudoeste asiático. Depois de instalado no hotel, poderás descansar das longas horas de voo ou então começar a dar os primeiros passos na descoberta de Hanói, a “Cidade do Meando do Rio” ou Thang Long (Dragão Ascendente) como é conhecida pelos vietnamitas. Cuidado ao atravessar a rua!

Alojamento: hotel

Refeições: -

Dia 2 - Hanóiver

Já ouviste falar do trânsito no Vietname? E que tal uma voltinha de mota? Pois bem, da parte da manhã iremos de mota, com motorista, até ao Templo da Literatura (a mais antiga universidade do Vietname). Passaremos ainda pelo Mausoléu de Ho Chi Minh, pelo Pagode de Um Pilar e acabaremos a manhã no lago Ho Tay, com tempo para um pulinho ao Pagode de Tran Quoc.

A parte da tarde começa junto do coração do povo de Hanói no lago Hoan Kiem, ou lago da Espada Restituída. Num descontraído passeio a pé, partiremos à descoberta do fascinante Bairro Antigo, ou “36 ruas”, a zona comercial mais movimentada da cidade que remonta ao séc. XIII. Esta zona está recheada de todo o tipo de produtos: calçado, sedas, velas, incensos, artigos em papel. Há até uma rua especializada em lápides funerárias em mármore! Pelo meio teremos tempo para disfrutar da Bia Hoi, a cerveja artesanal mais barata do mundo e fazer a introdução ao brinde vietnamita. Jantaremos ainda por aqui dando os primeiros passos na fantástica gastronomia deste país.

À noite, assistiremos ao milenar Teatro Aquático de Marionetas, uma das expressões mais autênticas da cultura vietnamita.

Alojamento: hotel

Refeições: pequeno-almoço

Dia 3 - Mai Chauver

De manhã cedo partimos em direção aos cénicos vales de Mai Chau, numa viagem de cerca de 4 horas.

Num idílico vale, Mai Chau contrasta com a agitação de Hánoi. Nas suas proximidades, existem vilas Thai cercadas por exuberantes arrozais e banda sonora feita de cânticos de pássaros. É precisamente aqui que vamos dedicar o nosso tempo.

Após o merecido almoço, iremos de bicicleta descobrir as vilas e gentes locais.

A meio da tarde seremos transportados até ano nosso alojamento na vila Hidden Buoc, onde poderás aproveitar para dar um mergulho na piscina, dar mais uma voltinha de bicicleta ou simplesmente relaxar.

Alojamento: homestay (dormitório)

Refeições: pequeno-almoço, almoço e jantar

Dia 4 - Mai Chau, Ninh Binhver

Hoje é dia de fazer um trekking de cerca de 7,5 Km acompanhados por um guia local ao logo das maravilhosas vilas em redor e arrozais deslumbrantes.

Após o almoço, regressamos à cidade de Hánoi, prontos para apanhar o comboio que nos levará até Ninh Binh.

Alojamento: hotel

Refeições: pequeno-almoço e almoço

Dia 5 - Ninh Binhver

Bom dia! Estamos em Ninh Binh, a cidade no campo.

Por entre um mar de arrozais, nón lá, búfalos de água, sorrisos, igrejas e afloramentos cársicos, vamos passear de barco a remos e visitar templos budistas.

Depois de jantar seguimos para Hué de comboio, onde chegaremos ao fim da manhã seguinte.

Alojamento: cabine de comboio

Refeições: pequeno-almoço

Dia 6 - Huéver

Hué é um dos centros culturais e históricos mais importantes do Vietname. Classificada como Património Mundial da Humanidade em 1993, foi a capital do império Nguyen. Hoje, iremos visitar alguns dos templos mais emblemáticos da cidade. A Cidadela, sede dos imperadores da Dinastia Nguyen, é um ponto de passagem obrigatório! Mandada construir pelo Imperador Gia Long em 1805, consiste em três recintos concêntricos: as cidades Imperial, Civil e Púrpura Proibida. Nos dias de hoje, grande parte da Cidadela encontra-se destruída pelas guerras da Indochina e Vietname. No entanto, as recentes obras de restauração, têm devolvido àquele espaço alguma da grandiosidade de outrora.

Alojamento: hotel

Refeições: -

Dia 7 - Huéver

Após um passeio a pé pelo movimentado mercado Dong Ba, a norte do Rio Perfume, a manhã será dedicado à exploração da zona rural do sul de Hué, mais concretamente dos túmulos dos imperadores Nguyen. São das atracões mais fascinantes da região!

Embora o trono imperial tenha sido ocupado por 13 governantes de 1802 a 1945, só 7 tiveram a honra de lhes ser dedicado o seu próprio túmulo, ou hang.

A tarde é livre para explorares a cidade por ti.

Depois do jantar, vamos sair?

Alojamento: hotel

Refeições: pequeno-almoço

Dia 8 - Hoi Anver

Logo pela manhã, partimos para Hoi An, a maravilha do Vietname, numa viagem de cerca de 5 horas.

Situada na margem do Rio Thu Bom, a cidade de Hoi An, cujo legado histórico e cultural é impressionante, é Património da Humanidade, classificado pela UNESCO em 1999.

Após o almoço, visitamos o projecto Reaching Out Vietname e acabamos a tarde a beber um chá ou café, na sua peculiar casa de chá.

À noite, após o jantar percorreremos as ruas desta magnifica cidade, que vos ficará no coração. Querem perceber porquê? Deixem a noite cair!

Alojamento: hotel

Refeições: pequeno-almoço

Dia 9 - Hoi Anver

Preparados para enfrentar o trânsito como condutores? Pela manhã, damos um pas¬seio de bicicleta ao longo do rio que nos levará até à Praia de Cua Dai. Banhos de sol e muitos mergulhos nos esperam neste dia, bem como um delicioso peixe grelhado à beira-mar.

Alojamento: hotel

Refeições: pequeno-almoço

Dia 10 - Hoi Anver

Começamos pelo tradicional e movimentado mercado central, a partir do qual nos vamos deixar perder pelas ruas de Hoi An e a sua fusão de culturas. Por entre casas tubulares, pagodes chineses, salas comunitárias, altares familiares e a Ponte Coberta Japonesa, não faltará tempo para descontrair. Que tal um Cà Phê numa excelente esplanada com vista para o rio?

A tarde é livre para continuares a deambular pela cidade ou então, podes alugar uma bicicleta para passear pela cidade, ir até à praia ou desfrutar das inúmeras atividades que a cidade e arredores têm para oferecer.

Alojamento: hotel

Refeições: pequeno-almoço

Dia 11 - Hoi An, Can Thover

Último dia em Hoi An, é altura de fazer as últimas compras e sentir a energia desta cidade maravilhosa.

A inicio da tarde, dirigimo-nos à cidade de Danang, onde apanhamos o voo para Can Tho, no Delta do Mekong. Chegamos a tempo de dar um passeio à beira-rio e visitar um ou outro pagode.

Alojamento: hotel

Refeições: pequeno-almoço

Dia 12 - Can Tho, Ho Chi Minh Cityver

Nascendo no planalto do Tibete, o Rio Mekong estende-se por quase 4500Km, arrastando sedimentos desde a China, passando pelo Myanmar, Tailândia, Laos e Camboja antes de se dividir nos afluentes que dão à região o nome de Song Cuu Lang, ou o “Rio dos Nove Dragões”. Estes canais tornam a região sul do Vietname propícia ao cultivo do arroz e de frutos, como cocos, longans e mangas.

Em Can Tho, a maior cidade do Mekong o comércio desenrola-se em torno da água, sendo os seus mercados flutuantes uma das atrações da cidade. Num passeio de barco, iremos conhecer os mercados Cai Rang e Phong Dien, passando por vilas e perdendo-nos entre os pitorescos canais.

À tarde apanhamos o autocarro que nos levará até Ho Chi Minh City.

Alojamento: hotel

Refeições: pequeno-almoço

Dia 13 - Ho Chi Minh Cityver

Estamos em Saigão, rebatizada como Ho Chi Minh City após a reunificação do Vietname, é uma cidade dinâmica e emocionante, sendo considerada o coração deste país.

Após uma passagem pelo Mercado Ben Thanh, entramos na história mais recente e dramática deste país, a Guerra com os Estados Unidos da América. O Museu dos Despojos de Guerra é passagem obrigatória!

Após o almoço, num restaurante com staff muito especial, dirigimo-nos ao centro nevrálgico da cidade. Situa-se em redor da Rua Dong Khoi, que ficou famosa durante a era colonial francesa então chamada Rue Catinat. Num passeio a pé descontraído, deparamo-nos com museus, lojas modernas, restaurantes requintados, hotéis grandiosos, cafés acolhedores e emblemáticos edifícios coloniais franceses como a Catedral de Notre Dame e a Estação Central dos Correios, onde enviamos postais para quem não nos pode acompanhar nesta aventura.

A noite, em modo de despedida, levar-nos-á até um dos melhores roof tops da cidade para um pé de dança acompanhado de um cocktail.

Alojamento: hotel

Refeições: pequeno-almoço

Dia 14 - Regresso a partir de Ho Chi Minh Cityver

Hoje é dia de despedidas. Serás transportado até ao aeroporto, de onde partirás de regresso à tua cidade de origem.

Boa viagem e cám o’n!

Alojamento: -

Refeições: pequeno-almoço

O que está incluído?

  • Dias: 14
  • Alojamento: 11 noites em hotel, 1 noite em homestay (dormitório) e 1 noite em cabine de comboio noturno
  • Transportes: 1 voo doméstico, 2 viagens de comboio, 3 viagens de autocarro, 1 passeio de bicicleta, todos os transferes dentro das datas do programa
  • 15 Refeições: 12 pequenos-almoços, 2 almoços e 1 jantares
  • Atividades: Todas as atividades mencionadas no programa
  • Seguro de viagem nas datas do programa
  • Acompanhamento e orientação durante toda a viagem pelo Fábio Inácio
  • Grupos: 5 (no mínimo), 11 (no máximo)

Wanderluster

O que não está incluído?

  • Passagem aérea internacional
  • Visto: 45USD
  • Suplemento single: 180€
  • Alimentação não especificada
  • Atividades extra
  • Visitas não especificadas
  • Despesas de carácter pessoal
  • Gorjetas

Próximas Datas

5 a 18 Novembro 2017 Esgotada
15 a 28 Abril 2018 1280€ Disponível
4 a 17 Novembro 2018 1280€ Disponível

Testemunhos