The Wanderlust_Pelos segredos Mexico

Pelos segredos do México com Patrícia Campos

México

Há segredos bem escondidos no México, uma panóplia de lugares fascinantes que nunca chegaram até nós.

Um país de praias com águas quentes, turquesas e cristalinas no Caribe e de praias selvagens e ondas assustadoras no Pacífico. De lagoas com águas rosadas, cascatas em longos vales com água translúcida e lagos que brilham de cor azul pela noite. Uma biodiversidade extraordinária. Tubarões-baleia e flamingos no golfo do México, tartarugas no mar do Pacífico e tantos outros pela selva.

Um país de culturas ancestrais intocáveis até aos dias de hoje. Cidades coloniais elegantes e coloridas em Chiapas e Oaxaca e uma capital frenética, poluída e culturamente extonteante. Pequenas aldeias com rituais religiosos misteriosos e trajes tradicionais. Ruínas Maias, Zapotecas e Aztecas com um valor cultural ímpar. Com um legado artístico indescritivel pelas mãos de Frida Kahlo. E, de sabores autênticos, desde os pratos tradicionais de tacos, quesadilas e moles, cacau e café de paladares apurados e as famosas bebidas de tequila e mezcal.

Esquece a má reputação do México e vem-te apaixonar pelos segredos deste país misterioso.

Destaques

  • Descobre o legado de Frida Kahlo na Cidade do México;
  • Apura os paladares com a excêntrica e diversificada gastronomia Mexicana em Oaxaca;
  • Explora a cidade colonial de San Cristobal de Las Casas e as aldeias tradicionais na sua envolvência;
  • Deslumbra-te com a natureza extraordinária da Lagoa Rosada, as águas turquesa das cascatas Hierve de Agua ou a luz cintilante num passeio pela lagoa Manialtepec;
  • Mergulha em cenotes, nas águas cristalinas do Caribe ou aventura-te nas ondas do Pacífico.

Itinerário

Dia 1 - Chegada a Cancunver

Bem-vindo ao México!

Depois de uma longa viagem tira o relógio, os sapatos e esquece os ruídos da cidade, entraste em modo férias!

Instala-te e aproveita o dia para recuperares energias e te adaptares ao novo fuso horário frente às águas cristalinas do Caribe.

O nosso encontro será ao final do dia, para uma pequena introdução à gastronomia mexicana.

Alojamento: hostel

Refeições: -

Dia 2 – Isla Holboxver

Começamos o dia bem cedo rumando até à ilha Holbox, uma lugar paradisíaco a cerca de três horas de viagem.

Pelas suas ruas arenosas, num ambiente colorido e sem carros, percorremos a ilha de ponta a ponta em bicicleta, desfrutando da sua beleza natural. Praias virgens, vegetação a banhar as águas turquesa e pássaros a riscarem as nuvens.

Mas se a aventura é aliciante, há a opção de mergulhares com os tubarões baleia. Este é um dos poucos lugares do mundo onde se pode observar estes gigantes do mar e estamos na época ideal (Agosto) para uma experiência inesquecível! Sendo animais dóceis com mais de 15 metros de comprimento, não há que ter medo! Durante a viagem poderás também ver golfinhos, raias, flamingos e tartarugas.

Alojamento: hostel (WC partilhado)

Refeições: pequeno-almoço

Dia 3 – Valladolidver

Hoje despertamos cedo e seguimos a nossa jornada para Valladolid. A segunda cidade mais importante na Península de Yucatán, fundada em 1543 pelo sobrinho de Francisco Montejo, oferece-nos bonitas ruas de paralelepípedos, igrejas e casas antigas, que inspiram uma tranquilidade especial trazida pela história nas cidades mais tradicionais. Nada como aproveitar para dar um passeio pelas suas coloridas ruas e comer um gelado no parque central.

Mais uma vez, aproveitamos o dia para percorrer em bicicleta toda a região, passando por alguns dos seus mais belos cenotes. Os cenotes são piscinas naturais formadas pelo colapso de camadas de calcário poroso, expondo um mundo secreto subterrâneo de piscinas, no qual os Maias realizavam sacrifícios divinos. Lugares mágicos de águas límpidas e profundas, ótimos para refrescar e ganhar energias para as pedaladas debaixo do sol tórrido.

No final do dia aproveita para descansar no alpendre do nosso alojamento, conversar relaxadamente na praça Candelaria ou caminhar pela praça principal, onde tudo acontece.

Alojamento: hostel (WC partilhado)

Refeições: -

Dia 4 – Rio Lagartos, Méridaver

Hoje partimos à descoberta de mais uma inóspita beleza natural Mexicana, Las Coloradas.

Localizada na Reserva da Biosfera Ria Lagartos, numa pequena vila de pescadores de Las Coloradas, esta é uma lagoa de cores rosadas com um areal fino e branco, onde o contraste do azul celeste do céu cria um espelho surpreendente sobre a água. Uma visão surrealista e única no mundo. De viagem numa pequena lancha, observamos flamingos e salineiras acabando com uns banhos de sol na Praia Rosa.

Seguimos para Mérida ao final do dia, que poderás explorar livremente à chegada. Aproveita para sentir a vida desta cidade vibrante, que nunca adormece. Passa pela praça da Independência, onde se concentra a Catedral, o Palácio do Governo, o Palácio Municipal e a Casa de Montejo e pára para ouvir música na rua.

Pela noite e, se ainda restarem energias, aventuramo-nos pela a vida noturna de Mérida. As Cantinas eram no passado bares tradicionais, exclusivamente pra homens, actualmente foram reinventados e são espaços culturais onde a salsa anima as noites quentes da cidade.

Alojamento: hostel

Refeições: pequeno-almoço

Dia 5 – Mérida, Uxmalver

Pela manhã, caminhamos ao longo da colonialista, cosmopolita e gastronómica capital da região de Yucatán. Pela tarde, viajamos até Uxmal.

Uxmal foi umas principais cidades Maias, influenciando as correntes comerciais em toda a região. Pára em frente ao templo do Adivinho, construído no período clássico Maia entre 250dC a 295dC, com mais de 13 níveis de altura e onde um simples bater de palmas faz soar um magnífico som de pássaros a chilrear. Atravessa depois os corredores piramidais para observar outros palácios e subir às suas pirâmides. Observa os detalhes da arquitetura, as representações dos ventos, tempestades e furacões.

Acompanhados por um guia, descobrimos a cultura Maia nos rituais entre o infra e supramundo, terminando com um espectáculo de luzes contando a história, as crenças e as tradições desta enigmática civilização. Pela noite viajamos para Palenque, uma longa jornada até a selva tropical.

Alojamento: autocarro noturno

Refeições: pequeno-almoço e almoço

Dia 6 - Palenquever

Chegamos a Palenque pela manhã. Instalamo-nos na selva tropical e logo de seguida visitamos as ruínas arqueológicas de Palenque, património mundial da UNESCO desde 1987. Uma cidade ancestral mergulhada na selva, formada por um conjunto de cerca de 500 edifícios que ocupam uma extensão de mais de 15 km.

Palenque foi descoberta em 1773 por capitães Espanhóis que vinham em busca de madeiras finas. Ao começar a explorar a região, aperceberam-se de que as madeiras se encontravam em cima de edificações antigas. As escavações levaram muito tempo e muitas das pirâmides foram descobertas em pleno séc. XX. O Templo das Inscrições, por exemplo, onde foram encontrados 3 tabuleiros com 619 hieróglifos, foi descoberto em 1952. Já outros edifícios como o Templo de La Reina Roja e a Tumba dos Mortos, foram descobertos mais recentemente por arqueólogos Mexicanos, em 1994 e 1993, respetivamente. Envolvida por uma selva densa, acredita-se ainda que muito ainda está por descobrir e quem sabe até populações indígenas.

Descobrimos Palenque através de um guia oficial. O calendário Maia, os rituais místicos do tezmacal (banho de purificação) e as tradições Maias, são alguns dos segredos que ele terá para nos contar.

Depois desta viagem ao mundo Maia, é hora de descansar e aproveitar a paz com que a selva nos brinda. Se ainda restarem energias, viajamos pela região visitando uma das cascatas mais recônditas deste vale. Ou se quiseres ir mais além, porque não aproveitar a experiência de um tezmacal? Um banho a vapor tradicional Maia que serve para a purificação do corpo. Um novo renascimento levado a cabo numa pequena cerimónia com um shaman.

Alojamento: eco-hotel

Refeições: -

Dia 7 - San Cristobal de las Casasver

Hoje vamos até San Cristobal de Las Casas, numa viagem entre curvas e contra curvas. Situada num vale das terras altas de Chiapas, possui casas baixas, ruas empedradas e frescos pátios em semelhança às antigas casas coloniais Espanholas. É um dos destinos mais populares do sul do México e nós percorremos as suas ruas sentindo a vibração desta cidade internacional e cosmopolita.

Ao final do dia, vamos até uma chocolateria artesanal para conhecer um pouco da história do cacau na região de Chiapas e aprofundar conhecimentos sobre os principais benefícios deste supra-alimento. Acabamos com um chocolate quente entre 70 a 100% de cacau, preparado com delicadeza e condimentado de especiarias típicas mexicanas.

Alojamento: hostel

Refeições: -

Dia 8 - San Cristobal de las Casasver

À volta de San Cristobal de las Casas vivem povoações indígenas, Tsotiles e Tseltales. Existem 8 etnias e ainda há o movimento Zapatista. Nos vales de Chiapas, há tradições que ainda hoje são um segredo para o mundo. Hoje será um dia para despertar para as tradições mais antigas da região.

Num transporte local, vamos até Chamula. Depois de atravessar a avenida principal para visitar o tradicional Mercado de Artesanato, chegamos à igreja San Juan, pintada de branco e talhada com arcos floridos em cores verdes e amarelas. No interior, o chão é coberto de ervas e os incensos criam a atmosfera ideal para os rituais religiosos. Aqui, eventualmente assistiremos à matança de uma galinha ou ao sopro esvoaçante com coca-cola aos crentes que necessitam afastar os maus espíritos.

De regresso à cidade, o resto do dia é livre. Aproveita para visitar a praça central e as principais avenidas com galerias de arte ou sobe a um dos miradouros da cidade. Não deixes de provar os caldos, tacos ou quesadilas.

Despedimo-nos de San Cristóbal de las Casas pela noite e seguimos viagem num autocarro noturno para Puerto Escondido, onde chegamos cerca de 12 horas depois.

Alojamento: autocarro noturno

Refeições: pequeno-almoço

Dia 9 - Puerto Escondidover

Depois de uma noite longa de viagem, aproveita para descansar junto à praia, chegámos ao Oceano Pacífico e o dia de hoje é livre!

Ao final da tarde vamos até a um lugar mágico! A Laguna de Manialtepec, para além de ser refúgio para muitas aves, é especial pelo brilho bioluminescente das suas águas, devido à aglomeração de plancton.

Remamos num caiaque observando garças, louros, patos e, assim que a noite cai, somos surpreendidos pelo azul brilhante que se apodera da lagoa. Acredita-se que estas águas sejam rejuvenescedoras por isso, vamos a um mergulho sob o céu estrelado?

(NOTA: em Agosto, se as condições climatéricas não forem favoráveis, esta visita será substituída pela nidificação das tartarugas)

Alojamento: hostel

Refeições: pequeno-almoço

Dia 10 - Puerto Escondidover

Puerto Escondido é um refúgio junto ao mar do Pacífico, conhecido por ser um dos locais de eleição dos surfistas. As praias são longas, as ondas enrolaram em perfeição e a atmosfera é diversa desde hippies, nudistas e surfistas. São várias as actividades de aventura à nossa disposição. E que tal…aventurar nas ondas do mar numa prancha de surf? Pescar em alto mar com os pescadores locais? Observar golfinhos e tartarugas num passeio de barco? Mergulhar bem fundo para observar as espécies marinhas? Desfrutar de uma massagem ou um temazcal? Não há como não passar um belo dia junto ao mar!

Pela tarde, viajamos até Oaxaca num transporte local, onde chegamos cerca de 7 horas depois.

Alojamento: hostel

Refeições: pequeno-almoço

Dia 11 - Oaxacaver

Chegámos a um dos lugares mais famosos do México, Oaxaca. Uma capital cultural e gastronómica com um núcleo colonial de ruas sombreadas de árvores. Artistas e artesãos são inspirados pela sua atmosfera criativa, tradições indígenas e luz brilhante e clara. Oaxaca tem museus, pousadas charmosas, mercados extraordinários e uma culinária peculiar, que atrai muitos curiosos. Aqui, vais sentir um ritmo descontraído, cheio de cores e festa nas principais avenidas, especialmente em Zocálo.

Hoje aproveitamos o dia para visitar os arredores de Oaxaca. Saímos da cidade rumo a uma fábrica de Mezcal. Esta é uma bebida alcoólica destilada, produzida a partir do sumo fermentado do agave. Sendo a bebida mais típica do México, Oaxaca é uma das principais regiões de produção. Vamos descobrir e beber Mezcal como verdadeiros mexicanos! Trinca a laranja condimentada com piri-piri antes do trago do sabor forte do Mezcal. E aguenta-te firme que é forte!

Depois seguimos para uma das atrações naturais mais pitorescas dos Vales Centrais de Oaxaca, as cascatas Hierve el Agua. Situadas nos vales de Oaxaca, as águas termais descem pelos penhascos até aos socalcos rochosos claros, razão pela qual a água adquire a cor turquesa. Um lugar idílico sobre a montanha e que onde aproveitamos para relaxar nas águas, observando a paisagem deslumbrante sobre os vales.

Voltamos ao final do dia, aproveitando a noite livremente pela cidade. E por que não um Mezcal em Zócalo?

Alojamento: hostel

Refeições: pequeno-almoço

Dia 12 - Oaxacaver

Hoje, começamos o dia a descobrir Oaxaca pela gastronomia local. Tacos, quesadilas, moles e outras especiarias estranhas, com paladares extremamente apurados e apetitosos, que fazem da gastronomia Mexicana uma das melhores do mundo.

Ainda pela tarde e a 8 km de Oaxaca, existe um dos complexos arqueológicos Zapotecos. No Monte Albán exploramos a cidade pré-hispânica que foi a antiga capital dos Zapotecos, entre os anos de 500 aC e 800dC, uma das primeiras a estabelecer-se na Mesoamérica. Neste vale rodeado de montes, chegaram a viver mais de 35 mil habitantes.

Voltamos pelo final da tarde, com tempo para descobrir a vida noturna que, por vezes, é brindada com fogo de artifício. Esquece o cansaço e vamos para a rua!

Alojamento: hostel

Refeições: pequeno-almoço

Dia 13 – Cidade do Méxicover

Hoje viajamos até à Cidade do México, serão 7 horas de viagem. A Cidade do México é o reflexo de toda a diversidade que encontramos ao longo da viagem: riqueza e pobreza, antigo e novo, praias e montanhas, glórias e tragédias, requinte e simplicidade, pirâmides e arranha-céus, catolicismo e práticas religiosas misteriosas.

Bem-vindos a uma das maiores cidades do mundo e a mais antiga do hemisfério ocidental. Data de 1300, quando era capital do Império Azteca, chamada de Tenochtitlán. Hoje, a Cidade do México ostenta um belíssimo centro histórico com vestígios das eras pré-colombiana e colonial, classificado pela UNESCO em 1986. É por aí que começamos a nossa descoberta.

À noite, assistimos a um espectáculo de luta livre. Num cenário bem colorido e empolgante assiste às lutas coreografadas, que são alvo de gargalhadas puras.

Alojamento: guesthouse (WC partilhado)

Refeições: pequeno-almoço

Dia 14 - Cidade do Méxicover

Este é o último dia da viagem e não poderíamos deixar o México sem conhecer a vida e a obra da figura mais mítica do México, Frida Kahlo.

Coyoacán ou "Terra dos Coiotes" era uma cidade às margens do lago Texcoco que se ligava à capital Tenochtitlán por uma ponte. Quando os Espanhóis invadiram o México, instalaram o seu quartel-general aqui, aguardando a construção da cidade. Com o passar do tempo, a cidade foi absorvida pela expansão da metrópole, mas continua a ser uma área tranquila e com uma arquitetura colonial conservada.

A visita à Casa Azul, Museu Frida Kahlo, leva-nos pelas profundezas da sua vida e obra. Continuando o passeio pelo bairro artístico, visitamos também o Museu Anahuacalli que aloja mais de 50 mil peças pré-hispânicas recolhidas por Diego Rivera.

Terminamos o dia com um jantar, partilhando histórias e memórias.

Alojamento: guesthouse (WC partilhado)

Refeições: -

Dia 15 - Regresso a partir da Cidade do Méxicover

No dia da despedida tomamos o pequeno-almoço juntos e depois, dependendo do vôo de regresso, podemos partir pela cidade para descobrir algum dos seus segredos. O centro histórico está a poucos passos e é sempre uma aventura emocionante. Há sempre algo de novo para ver, viver e experimentar nesta cidade estonteante. E o último dia pode ser sempre uma surpresa!

Buena viaje y hasta luego!

Alojamento: -

Refeições: -

O que está incluído?

  • Dias: 15
  • Alojamento: 2 noites em hotel, 9 noites em hostel, 2 noites em guesthouse, 3 noites em autocarro noturno (sleeper bus)
  • Transportes: 2 viagens de barco, 7 viagens de autocarro, todos os transferes nas datas do programa
  • 10 Refeições: 9 pequenos-almoços e 1 almoço
  • Atividades: Todas as atividades mencionadas no programa
  • Guia em Uxmal, Palenque, Xocomillo, Oaxaca e Puerto escondido
  • Seguro de viagem nas datas do programa
  • Acompanhamento e orientação durante toda a viagem pela Patrícia Campos;
  • Grupos: 5 (no mínimo), 11 (no máximo)

Wanderluster

O que não está incluído?

  • Passagem aérea internacional
  • Visto: não aplicável
  • Taxa de saída do México: 60 USD
  • Suplemento single: 190
  • Alimentação não especificada
  • Atividades extra
  • Visitas não especificadas
  • Despesas de caráter pessoal
  • Gorjetas

Próximas Datas

2 a 16 Dezembro 2017 1390€ Disponível