The Wanderlust_Pelos segredos Mexico

Pelos segredos do México com Patrícia Campos

México

Há segredos bem escondidos no México, uma panóplia de lugares fascinantes que nunca chegaram até nós.

Um país de praias com águas quentes, turquesas e cristalinas no Caribe e de praias selvagens e ondas assustadoras no Pacífico. De lagoas com águas rosadas, cascatas em longos vales com água translúcida e lagos que brilham de cor azul pela noite. Uma biodiversidade extraordinária. Tubarões-baleia e flamingos no golfo do México, tartarugas no mar do Pacífico e tantos outros pela selva.

Um país de culturas ancestrais intocáveis até aos dias de hoje. Cidades coloniais elegantes e coloridas em Chiapas e Oaxaca e uma capital frenética, poluída e culturalmente estonteante. Pequenas aldeias com rituais religiosos misteriosos e trajes tradicionais. Ruínas Maias, Zapotecas e Aztecas com um valor cultural ímpar. Com um legado artístico indescritível pelas mãos de Frida Kahlo. E, de sabores autênticos, desde os pratos tradicionais de tacos, quesadilas e moles, cacau e café de paladares apurados e as famosas bebidas de tequila e mezcal.

Esquece a má reputação do México e vem-te apaixonar pelos segredos deste país misterioso.

Destaques

  • Descobre o legado de Frida Kahlo na Cidade do México;
  • Apura os paladares com a excêntrica e diversificada gastronomia Mexicana em Oaxaca;
  • Explora a cidade colonial de San Cristobal de Las Casas e as aldeias tradicionais na sua envolvência;
  • Mergulha em cenotes e nas águas cristalinas do Caribe

Itinerário

Dia 1 - Chegada a Cidade do Méxicover

Bem-vindo ao México!

A Cidade do México é o reflexo de toda a diversidade que encontramos ao longo da viagem: riqueza e pobreza, antigo e novo, praias e montanhas, glórias e tragédias, requinte e simplicidade, pirâmides e arranha-céus, catolicismo e práticas religiosas misteriosas.

Para já, ficamos de encontro marcado para o final do dia, para uma pequena introdução à gastronomia mexicana.

Alojamento: guesthouse

Refeições: -

Dia 2 – Cidade do Méxicover

Neste primeiro dia vamos conhecer o México através do Museu de Antropologia. Este é um espaço obrigatório na visita à Cidade do México e será o primeiro passo para uma imersão profunda nas culturas ancestrais com que vamos ter contacto ao longo da nossa viagem.

Pela tarde, vamos regressar ao centro histórico e explorar todos os recantos. Desde Zócalo, onde visitamos a Catedral, os rituais indígenas nas ruas. Depois passeando pela Avenida Madero para visitar a Casa dos Azulejos e Casa dos Correios. No final do dia ainda passamos na praça Garibaldi para assistir aos mariachis. E se estiveres com vontade de provar o primeiro Mezcal ou Tequila, este é o local ideal para visitar o museu destas bebidas.

Se restarem energias, aproveita e aventura-te pelo bairro artístico de Coyoacán ou "Terra dos Coiotes" era uma cidade às margens do lago Texcoco que se ligava à capital Tenochtitlán por uma ponte.

Alojamento: guesthouse

Refeições: pequeno-almoço

Dia 3 – Cidade do Méxicover

Bem cedo seguimos até às Ruínas de Teotihuacán. Se gostas de vistas panorâmicas e queres fazer deste um dia inesquecível, sugerimos um passeio em balão quente antes de começarmos a visita ao parque arqueológico.

Teotihuacán foi a maior cidade ancestral e capital mexicana durante o período Pré-hispânico. É impossível ficares indiferente a este magnífico império, no qual te podes perder. Visitamos a Pirâmide do Sol, a pirâmide da Lua, a cidadela e muitos outros lugares. Descobrimos até alguns dos mais surpreendentes conhecimentos da civilização Azteca. Este é um momentos mais altos da nossa viagem!

Ao fim do dia, dirigimo-nos à cidade de Oaxaca num voo de cerca de 1 hora.

Alojamento: hotel

Refeições: pequeno-almoço

Dia 4 – Oaxacaver

Chegámos a um dos lugares mais famosos do México, Oaxaca. Uma capital cultural e gastronómica com um núcleo colonial de ruas sombreadas de árvores. Artistas e artesãos são inspirados pela sua atmosfera criativa, tradições indígenas e luz brilhante e clara.

Hoje visitamos um dos projectos sociais que apoiamos. Saindo um pouco do centro de Oaxaca, conhecemos duas comunidades onde as mulheres são empreendedoras natas, tendo contacto com as suas vidas e os seus trabalhos de uma forma intimista. No final da visita, alguns dos segredos da cozinha oaxaqueña, ser-nos-ão revelados pelas mesmas.

Pela tarde, aproveitamos para explorar o centro da cidade. Oaxaca tem museus, pousadas charmosas, mercados extraordinários e uma culinária peculiar, que atrai muitos curiosos. Aqui, vais sentir um ritmo descontraído, cheio de cores e festa nas principais avenidas, especialmente em Zocálo.

Alojamento: hotel

Refeições: pequeno-almoço e almoço

Dia 5 – Oaxacaver

Hoje a manhã é livre. Deixo-te como sugestão a viagem até Hierve de Água, uma cascata petrificada nos Vales Centrais de Oaxaca que se tornaram numa das atrações naturais mais pitorescas. Ou então, uma visita ao parque arqueológico Monte Albán para conhecer um pouco mais da civilização Zapoteca.

Pela tarde, espero-te no centro de Oaxaca para uma incursão por alguns lugares peculiares da cidade convidando-te à descoberta de novos paladares.

Despedimo-nos de Oaxaca pela noite e seguimos viagem num autocarro noturno para San Cristóbal de las Casas, onde chegamos cerca de 12 horas depois.

Alojamento: autocarro noturno

Refeições: pequeno-almoço

Dia 6 - San Cristobal de las Casasver

Chegámos a San Cristobal de Las Casas, depois de uma viagem entre curvas e contra curvas. Situada num vale das terras altas de Chiapas, possui casas baixas, ruas empedradas e frescos pátios em semelhança às antigas casas coloniais Espanholas. É um dos destinos mais populares do sul do México e nós percorremos as suas ruas sentindo a vibração desta cidade internacional e cosmopolita.

Calcorreamos a cidade passando pelas principais praças, os miradouros mais bonitos e pelo mercado de artesanato. Terminamos o dia numa chocolateria artesanal, para conhecer um pouco da história do cacau na região e aprofundar conhecimentos sobre os principais benefícios deste supra-alimento. Acabamos com um chocolate quente entre 70 a 100% de cacau, preparado com delicadeza e condimentado de especiarias típicas mexicanas.

Alojamento: hostel (WC partilhado)

Refeições: pequeno-almoço

Dia 7 - San Cristobal de las Casasver

À volta de San Cristobal de las Casas vivem povoações indígenas, Tsotiles e Tseltales. Existem 8 etnias e ainda há o movimento Zapatista. Nos vales de Chiapas, há tradições que ainda hoje são um segredo para o mundo, tradições essas que iremos ficar a conhecer hoje.

Num transporte local, vamos até Chamula. Depois de atravessar a avenida principal para visitar o tradicional Mercado de Artesanato, chegamos à igreja San Juan, pintada de branco e talhada com arcos floridos em cores verdes e amarelas. No interior, o chão é coberto de ervas e os incensos criam a atmosfera ideal para os rituais religiosos. Aqui, eventualmente assistiremos à matança de uma galinha ou ao sopro esvoaçante com coca-cola aos crentes que necessitam afastar os maus espíritos.

De regresso à cidade, o resto do dia é livre.

Alojamento: hostel (WC partilhado)

Refeições: pequeno-almoço

Dia 8 - Palenquever

Bem cedo viajamos até Palenque. Instalamo-nos na selva tropical e logo de seguida visitamos as ruínas arqueológicas de Palenque. Uma cidade ancestral mergulhada na selva, formada por um conjunto de cerca de 500 edifícios que ocupam uma extensão de mais de 15 km, património mundial da UNESCO desde 1987.

Palenque foi descoberta em 1773 por capitães Espanhóis que vinham em busca de madeiras finas. No inicio da exploração, aperceberam-se de que as madeiras se encontravam em cima de edificações antigas. As escavações levaram muito tempo e muitas das pirâmides foram descobertas em pleno séc. XX. O Templo das Inscrições, por exemplo, onde foram encontrados 3 tabuleiros com 619 hieróglifos, foi descoberto em 1952. Já outros edifícios como o Templo de La Reina Roja e a Tumba dos Mortos, foram descobertos mais recentemente por arqueólogos Mexicanos, em 1994 e 1993, respetivamente. Envolvida por uma selva densa, acredita-se ainda que muito ainda está por descobrir e quem sabe até populações indígenas.

À noite, fica a sugestão de uma grande aventura tropical pela selva!

Alojamento: eco-lodge

Refeições: pequeno-almoço

Dia 9 - Palenquever

Hoje é um belo dia para uma aventura nas cascatas de Roberto Barrios. Viajamos até uma pequena povoação para conhecer uma aldeia Zapatista, onde temos contacto com a sua filosofia de vida e projecção política na região. Logo de seguida, aventuramo-nos pela selva até descobrirmos as águas verdejantes da cascata. Com um aldeão, mergulhamos em grutas, escorregamos nos rios de água e aventuramo-nos em grande saltos. Será um dia bem passado!

De volta a Palenque, é tempo de descansar porque à noite, partimos para Mérida.

Alojamento: autocarro nocturno

Refeições: pequeno-almoço e pic-nic

Dia 10 - Méridaver

Chegamos de manhã a Merida, mas cheios de energia. Aproveitamos para sentir a vibração desta cidade, que nunca adormece. Passamos pela praça da Independência, onde se concentra a Catedral, o Palácio do Governo, o Palácio Municipal e a Casa de Montejo. Exploramos a cidade até ao mercado para nos perdermos nos cheiros, cores e sabores.

Pela noite e, se ainda restarem energias, exploramos alguns dos bares tradicionais mais míticos de Mérida. As Cantinas eram no passado bares tradicionais, exclusivamente para homens, actualmente foram reinventados e são espaços culturais onde a salsa anima as noites quentes da cidade.

Alojamento: hostel

Refeições: -

Dia 11 - Mérida, Uxmalver

Pela manhã conhecemos uma das principais cidades Maias da região de Yucatán. Uxmal influenciou as correntes comerciais em toda a região. Pára em frente ao templo do Adivinho, construído no período clássico Maia entre 250dC a 295dC, com mais de 13 níveis de altura e onde um simples bater de palmas faz soar um magnífico som de pássaros a chilrear. Atravessa os corredores piramidais para observar outros palácios e subir às suas pirâmides. Observa os detalhes da arquitetura, as representações dos ventos, tempestades e furacões. Acompanhados por um guia, descobrimos a cultura Maia nos rituais entre o infra e supramundo.

Depois ainda haverá tempo para mergulhar num dos mistérios da Yucatán, os cenotes. Lugares mágicos de águas límpidas e profundas, ótimos para refrescar e ganhar energias.

Alojamento: hostel

Refeições: pequeno-almoço

Dia 12 - Holboxver

Chegámos ao paraíso tropical no Golfo do México, a ilha de Holbox. Aproveita o tempo livre para descansar desta aventura por terras mexicanas!

Ao final da tarde, percorrendo de bicicleta as suas ruas arenosas, num ambiente colorido e sem carros, chegaremos a alguns dos lugares mais distantes e belos da ilha. Praias virgens, vegetação a banhar as águas turquesa e pássaros a riscarem as nuvens.

Alojamento: hotel (WC partilhado)

Refeições: pequeno-almoço

Dia 13 – Holboxver

Permanecemos no paraíso, é mesmo verdade! E o dia será para descansar à sombra da palmeira! Mas se a aventura é aliciante, há a opção de mergulhares com os tubarões baleia. Este é um dos poucos lugares do mundo onde se pode observar estes gigantes do mar e estamos na época ideal (Julho a Setembro) para uma experiência inesquecível! Sendo animais dóceis com mais de 15 metros de comprimento, não há que ter medo! Durante a viagem, poderás também ver golfinhos, raias, flamingos e tartarugas.

À noite, se as condições climatéricas nos permitirem, vamos a um lugar mágico mergulhando numa lagoa que, devido à aglomeração de plancton, produz um brilho bioluminescente nas suas águas.

Alojamento: hotel (WC partilhado)

Refeições: pequeno-almoço

Dia 14 - Cancunver

A manhã é para os últimos banhos de sol porque, antes do almoço, partimos para Cancun, a nossa última paragem e onde chegamos a meio da tarde.

Aproveita para comprar as últimas lembranças ou então assistir ao pôr-do-sol junto ao mar das Caraíbas. Cancún é uma cidade turística mas com certeza encontraremos uma praia calma e bonita!

Terminamos o dia a partilhar histórias e memórias à volta da mesa. É tempo de dizer adeus!

Alojamento: hostel

Refeições: pequeno-almoço

Dia 15 - Regresso a partir de Cancunver

No dia da despedida tomamos o pequeno-almoço juntos e depois, dependendo do vôo de regresso, podemos ainda aproveitar as praias do Caribe ou um snorkelling na Ilha Mujeres ou... Há tanto ainda por viver no México. Bem, terá de ficar para uma próxima viagem!

Buena viaje y hasta luego!

Alojamento: -

Refeições: pequeno-almoço

O que está incluído?

  • Dias: 15
  • Alojamento: 14 noites
  • Transportes: autocarro, barco, avião e todos os transferes nas datas do programa
  • 14 Refeições
  • Atividades: Todas as atividades mencionadas no programa
  • Guia em Uxmal, Palenque, San Cristobal de las Casas, Cidade do México e Mérida
  • Seguro de viagem nas datas do programa
  • Acompanhamento e orientação durante toda a viagem pela Patrícia Campos;
  • Grupos: 5 (no mínimo), 11 (no máximo)

Wanderluster

O que não está incluído?

  • Passagem aérea internacional (~900€)
  • Visto: não aplicável
  • Taxa de saída de Cancun: 65 USD
  • Taxa de saída da Cidade do México: não aplicável
  • Suplemento single: 190
  • Alimentação não especificada (~280€)
  • Atividades extra
  • Visitas não especificadas
  • Despesas de caráter pessoal
  • Gorjetas

Próximas Datas

21 Julho a 4 Agosto 2018 1495€ Disponível
27 Dezembro 2018 a 10 Janeiro 2019 1495€ Disponível