Adoras viajar, mas preocupa-te que não consigas manter a tua prática de yoga? Para aqueles que procuram praticar um número mínimo de vezes por semana, o coração pode ficar dividido entre partir à aventura e continuar a praticar. Afinal, fazer yoga enquanto se anda entre cidades diferentes, ilhas diferentes, de casa às costas e dias cheios, não é fácil. Encontrar o tempo para desenrolar o tapete e fazer uma hora de yoga é um desafio. Mas calma, tudo é possível!
O teu tapete de yoga
O primeiro entrave pode ser o tapete. Um tapete de yoga ocupa espaço na bagagem, é pesado e não tem uma forma nada conveniente para andar a carregar. Tens várias opções de tapetes de viagem! Procura na internet e escolhe o teu ou então, desafia-te e não leves tapete. Será impossível fazer yoga sem tapete? Não é!
Roupa de yoga
És daquelas, ou daqueles, que para praticar mete as suas melhores leggings, penteia o cabelo, põe maquilhagem? Não tem mal nenhum, gostas de te sentir confiante em cima do tapete, e está tudo bem com isso. Caso vás para um destino quente, experimenta fazer yoga em calções de banho, para muitos rapazes esta é sempre a opção, ou bikini com uma t-shirt por cima, verás que é bem confortável. O pijama pode ser também uma boa opção, e aquelas leggings ou calças de fato de treino que levas em caso de emergência também são óptimas.
Se vais para um destino frio, as opções do pijama e das leggings ou calças de fato de treino também se aplicam. Duas leggings numa mochila são sempre essenciais.
Quando praticar e onde?
Em viagem é comum não termos muito tempo ou um espaço com dimensão suficiente para fazer alguns asanas. Nada disso significa que não podes fazer yoga, adapta a tua prática ao local e ao tempo que tens. Se tens dúvidas de como o podes fazer, fala com o teu professor de yoga antes da viagem e pede lhe alguns conselhos.
Que tipo de prática?
A prática em viagem está condicionada aos aspectos referidos no ponto anterior. A verdade, é que nem sempre temos de fazer duas horas de yoga para nos continuarmos a manter em contacto com esta tradição. O que fazer?
Começa por fazer meditação, todos os dias te dão pelo menos 5 minutos de tempo para ti, escolhe meditar nesse tempo. Afinal, a meditação é a parte mais importante! Estás a passear por uma praia maravilhosa? Senta-te, fecha os olhos e medita. As possibilidades são tantas!
Uma nota importante, lembra-te de respeitar sempre a cultura do país onde estás a viajar. Se praticar yoga pode ser mal interpretado pelos locais, procura fazê-lo num local reservado, ou evita alguns gestos que possam não ser bem interpretados.
Podes também incluir um pequeno pranayama antes da meditação, uma técnica respiratória. Pode ser simples, durante uns minutos traz uma respiração completa, já estarás a praticar.
Uau, há um dia em que tens tempo para praticar asanas também! Adapta as posturas ao espaço que tens. Podes optar por fazer alguns Surya Namaskar, a saudação ao sol, e podes incluir mais algumas posturas, respiração e meditação.
Aulas durante a viagem
Se viajas sozinho podes planear ir às aulas que quiseres, mas se viajares em grupo certamente terás também um dia livre. Procura aulas de yoga no sítio onde tens programado o dia livre e vai a uma aula. Será certamente diferente daquelas que fazes habitualmente, mas é sempre uma experiência interessante.
Encontrar tempo para fazer yoga nesta vida agitada é sempre um desafio e em viagem também vai ser. Contudo, o yoga é uma forma de estarmos connosco mesmos, de termos mais energia e uma perspectiva mais calma perante a vida e os acontecimentos, por isso, fazer yoga em viagem é tão importante quanto quando estamos na nossa vida normal!
Boas viagens e óptimas práticas.
Aproveita estas dicas quando viajares com a The Wanderlust.
Fotografia de capa: navasana, Ilhéu das Rolas, São Tomé (créditos: Wilson Nogueira)