Para gastares dinheiro em viagem, tens necessariamente de trocar a tua moeda pela moeda do país de destino. Embora por vezes aceitem Euros e Dólares Americanos, a sugestão é usares a moeda local, de modo a evitares ser enganado nas tuas compras, dado que o troco será sempre dado na moeda local.
A taxa de câmbio determina a quantidade de dinheiro estrangeiro que recebes e, infelizmente, esta taxa varia dependendo do tipo de dinheiro que estás a trocar (dinheiro, cartão de crédito, etc.) onde o trocas e quando o trocas.
Uma dúvida que frequentemente surge é se é melhor levar dinheiro e trocá-lo no local ou simplesmente usar o cartão de crédito. Aqui estão algumas dicas sobre como fazê-lo.
Dinheiro VS Cartão de Crédito
Ao trocar dinheiro, tens de aceitar as taxas de câmbio que são oferecidas no local em que estás. Mas, quando trocas dinheiro, a taxa de câmbio aplicada é exactamente a que está afixada no local. Podes não gostar do câmbio, mas não haverão taxas adicionais (salvo indicação contrária).
Os cartões de crédito oferecem maior conforto para fazer compras e, ao mesmo tempo, são mais seguros de transportar que o dinheiro. No entanto, tem presente que existem taxas para a transação de câmbio (entre 1% e 3%) e que a taxa de câmbio oferecida pela empresa emissora do cartão de crédito, pode ser menos vantajosa do que aquela que encontrarias se trocasses dinheiro. De qualquer forma, esta continua a ser a forma mais segura e, frequentemente, mais barata para fazer grandes compras.
Onde trocar
É sempre melhor trocar dinheiro no teu destino. O teu banco pode ordenar a moeda que pretendes, mas não é algo que faça com muita frequência (excepto se forem Dólares Americanos), e demorará algum tempo. Mais importante, a taxa de câmbio que oferece é menos vantajosa, portanto receberás menos dinheiro na moeda estrangeira.
Assim que chegas ao teu destino, é sempre bem pensado trocar uma pequena quantidade de dinheiro no aeroporto, para teres como pagar o taxi ou o autocarro que te levará até à cidade. Mas não troques muito! As casas de câmbio nos aeroportos têm uma competição muito baixa, daí a taxa de câmbio não ser das mais apelativas, o que resulta em pouco dinheiro na moeda local.
Numa rua turística, onde a competição entre casas de câmbio é maior, terás uma taxa de câmbio ligeiramente melhor. Dá uma volta pela rua, vai dando uma olhadela nas taxas oferecidas pelos vários locais e escolhe a melhor. Contudo, mantém-te atento porque há sempre alguns esquemas maliciosos. O ideal é fazer o câmbio num estabelecimento autorizado ou oficial. Ao mesmo tempo, nestes locais, por vezes, a taxa de câmbio é tanto melhor quanto maior a quantidade de dinheiro trocado.
Quando trocar
Isto é difícil de prever. As taxas de câmbio mudam constantemente, estando sempre a subir ou descer. A taxa de amanhã, poderá menos vantajosa!
Com cartões de crédito, não tens qualquer controlo sobre quando a tua moeda é trocada. As companhias emissoras dos cartões de crédito fazem o câmbio em massa, juntando várias transações internacionais, num momento à sua escolha, não propriamente logo a seguir à tua compra. Se as taxas estiverem altas quando o câmbio for feito, a tua conta refletirá o custo extra.
Conclusão, é sempre preferível levar dinheiro e fazer a troca no local, recorrendo ao cartão de crédito só em casos de grandes compras.
Aproveita estas dicas quando viajares com a The Wanderlust.