Quer estejas a fazer um interrail pela Europa, um cruzeiro no mar Adriático, ou uma road trip pelos Balcãs, a encantadora cidade medieval de Dubrovnik é um ponto de paragem obrigatório.
A “Pérola do Adriático”, como é apelidada, localiza-se no Sul da Croácia e a beleza da região passa pela união entre cidade e praia. Uma mistura de agitação urbana, monumentos históricos e descanso à beira-mar, que torna Dubrovnik num dos destinos turísticos mais movimentados do país.
As Muralhas de Dubrovnik
A imponente arquitetura medieval tem origem na República de Ragusa, uma próspera cidade-estado que governou a região a partir do século XIV, até ser conquistada por Napoleão em 1808.
Embora a cidade tenha sido gravemente danificada por um terramoto em 1667, e novamente pelos conflitos armados da década de 1990, ainda é possível visitar grande parte do legado de Dubrovnik. Dentro da parte muralhada encontramos igrejas, mosteiros e palácios, que variam entre o estilo gótico, barroco e renascentista. Desde 1979 que a parte histórica da cidade é considerada Património Mundial da Unesco.
Aproveita e percorre esta zona a pé, acompanhado por um guia especializado, numa walking tour. (Bónus: é grátis!)
Cenários de Game of Thrones
Desde a segunda temporada da famosa série da HBO que Dubrovnik começou a atrair turistas de todo o mundo por um novo motivo. Certas cenas icónicas foram filmadas na cidade e é comum encontrares turistas atarantados – de câmera em riste – à procura do local onde aconteceu o Walk of Shame, o casamento de Joffrey ou a mítica King’s Landing.
A forma mais fácil de visitares todos estes lugares é inscreveres-te numa walking tour totalmente dedicada a Game of Thrones. O percurso demora cerca de duas horas e, normalmente, o guia participou na série como figurante.

O forte Lovrijenac foi usado como base para a cena de King’s Landing.
Museu Marítimo
Para descobrires mais sobre Dubrovnik, recomendo-te o Museu Marítimo, situado perto do porto. Visitar este museu ajudar-te-á a contextualizar e compreender a história da República de Ragusa, que desempenhou um papel importantíssimo no comércio medieval, juntamente com o Império de Veneza.
Se estiveres interessado em visitar outros museus da cidade velha, vale a pena comprar o Dubrovnik Card. Custa 150 kunas (cerca de 20€) e tens direito à entrada nas muralhas, sete museus diferentes (incluindo o Palácio do Reitor e o Museu de História Natural) e viagens de autocarro gratuitas.
Teatro Marin Držić
Ainda dentro da cidade muralhada existe um teatro construído em 1865, com o mesmo nome de um dos mais conhecidos dramaturgos croatas, nascido em Dubrovnik. Fora do teatro existe uma caricata estátua em homenagem a Marin Držić, mas o interior também merece ser visitado, devido às incríveis pinturas no tecto.
É possível assistir a peças de Chekhov e Shakespeare, que estão regularmente em cena. Ver teatro numa língua que não dominamos ou ir a um concerto num edifício do século XIX são experiências únicas, que poucos turistas aproveitam.

Estátua de Marin Držić fora do teatro com o seu nome. (Créditos: Ben The Man)
Subir o Monte Srđ
Pertíssimo do centro de Dubrovnik, existe um monte que se ergue até aos 412m de altura, oferecendo uma incrível vista da cidade muralhada e da costa com o mar Adriático.
A caminhada até ao topo dura cerca de 45 minutos, mas se já estiveres cansado de todos os passeios turísticos, podes subir e descer de teleférico.

Ao subir de teleférico para o Monte Srđ ganha-se outra vista sobre Dubrovnik. (Créditos: Ja T.)
Explorar a Ilha de Lokrum
Conexão com a natureza a apenas 10 minutos de barco do porto de Dubrovnik. A Ilha de Lokrum é um óptimo lugar para explorar, onde não faltam sítios para mergulhar e existe um jardim botânico com pavões selvagens.
Fazer praia
Depois de todas as actividades culturais, o merecido descanso à beira-mar.
Para relaxar junto ao centro de Dubrovnik, depois de visitares os pontos turísticos, podes aproveitar as praias de seixos de Uvala Lapad ou Copacabana, que têm vistas extraordinárias.
Se decidires explorar os arredores da cidade irás encontrar outras praias, onde podes apanhar banhos de sol mais tranquilamente. Aproveita a praia de Sveti Jakov ou a de Lapad.

A praia de Sveti Jakov é um autêntico paraíso. (Créditos: Kurt Schmidt)