Quando falamos nas Filipinas, a primeira imagem que nos vem à cabeça são as suas ilhas paradisíacas e praias de areia branca, banhadas de àguas cristalinas com peixes de várias cores, certo? Não está longe da verdade e são definitivamente das mais belas do mundo. Mas as razões para incluires as Filipinas na tua bucket-list são infindáveis.
Culturas distintas

Apesar da forte influência espanhola e americana, algumas culturas indígenas sobreviveram às diversas colonizações de que o país foi alvo (créditos: Miriam Augusto)
Mesmo sendo um dos países mais ocidentalizados da Ásia, as Filipinas possuem uma miscelânea cultural que por vezes passa despercebida aos seus visitantes. Apesar da forte influência espanhola e americana, algumas culturas indígenas sobreviveram às diversas colonizações de que o país foi alvo – os Igorots em Sagada são conhecidos pelos seus rituais de morte, os Ifugao da região da Cordilheira das Filipinas mantém presente o milenar sistema agrícola iniciado há 2000 anos e recordam-nos a história dos seus antepassados (os impiedosos Caçadores de Cabeças), enquanto Siquijor conserva o misticismo da temida ilha das bruxas.
Vulcões

O Mount Mayon em Legazpi é considerado um dos mais perfeitos vulcões do mundo (créditos: Miriam Augusto)
Com mais de 200 espalhados pelo país, as Filipinas possuem vulcões com características únicas. O Mount Mayon é um dos vulcões mais ativos, mortíferos e imponentes do mundo, e distingue-se por o seu cume apresentar uma simetria perfeita do seu cone, oferecendo um cenário que merece ser visto pelo menos uma vez na vida.
Perto da capital, o vulcão Taal é um dos mais pequenos vulcões do mundo e é formado por um complexo geológico inigualável – possui um pequeno ilhéu, no centro de um lago, formado dentro da principal cratera de uma ilha, dentro de outro lago composto pela caldeira do vulcão. Esta é certamente uma das mais singulares paisagens do país.
Trekkings e Montanhas

Terraços de arroz em Batad (créditos: Pixabay)
Efetuar trekkings na natureza ou escalar montanhas, tem sido uma das experiências que mais viajantes têm procurado nos últimos anos. Com mais de 2000 anos, caminhar pelos piturescos terraços de arroz que formam um anfiteatro ao ar livre na pequena aldeia de Batad (Património Mundial da UNESCO) é uma das experiências a não perder. Próximo de Manila os viajantes podem subir ao Mount Pinatubo onde, por resultado da segunda mais destruidora erupção da história, se formou um cenário natural deslumbrante tornando-o um dos trekkings mais populares. Para os menos ativos, existem espalhadas pelo país aglomerados de colinas apiculadas e cónicas que podem ser facilmente alcançadas, como as famosas colinas de chocolate de Bohol ou as rústicas colinas verdes em Camalig.
Rios e Grutas

O maior rio subterrâneo navegável do mundo, pode ser explorado na ilha de Palawan (créditos: Miriam Augusto)
É na ilha de Palawan que se encontra uma das 7 novas maravilhas naturais do mundo – o Rio Subterrâneo de Puerto Princesa. Com cerca de 24km e a desaguar no mar, este complexo sistema de águas subterrâneas possui um frágil ecossistema e formações geológicas únicas, sendo o maior rio subterraneo navegável do mundo. Em Sagada, pode-se explorar a gruta de Sumaging que é uma das mais profundas das Filipinas, caracterizando-se pelas formações calcáricas impares. Já na ilha de Samar, existe o segundo maior complexo de grutas da Ásia com uma das maiores câmaras subterrâneas do mundo que serve de habitat a diversas espécies (morcegos, caranguejos, cobras e tarântulas por exemplo).
Mergulho e Vida Marinha

Donsol é um dos locais onde se pode nadar com tubarões baleia no país (créditos: Jeremy Bishop)
Situando-se no topo do Triângulo de Coral e com uma vasta e rica vida submarina, as Filipinas tornaram-se um dos lugares mais procurados para a prática de mergulho. O recife de Tubbataha é dos santuários marinhos mais protegidos e intactos sendo Património da Humanidade da UNESCO e reconhecido como um dos melhores locais do planeta para a prática de mergulho devido às suas águas limpidas e à vasta biodiversidade marinha – com cerca de 600 espécies de peixes (entre elas 13 espécies de tubarão) e 360 de corais. Para os fãs de snorkeling, uma das experiências obrigatórias e que se tornará numa das mais memoráveis na vida, é nadar com os dóceis tubarões baleia no seu habitat natural. Mas esta é uma experiência que deve ser conscienciosa e atender à sustentabilidade da atividade, sendo Donsol e Pintuyan dois dos lugares mais recomendados para a realizar nestes moldes. Para os fãs de tartarugas, o país possui 5 das 7 espécies de tartarugas marinhas existentes no mundo e um dos melhores lugares para as encontrar é na pequena Apo Island.
Hospitalidade, Festivais e Gastronomia

Sorrisos e hospitalidade são algumas das características genuínas deste povo (créditos: Sasin Tipchai)
Diplomacia, curiosidade, simpatia e genuína hospitalidade: são algumas das principais caracteristicas do povo filipino. Para além disso, a sua alegria e sentido de festividade reflete-se na diversidade de festivais ao longo de todo o ano, onde não faltam desfiles coloridos, festas de rua e música.
A gastronomia, mesmo não sendo das mais famosas, tem origem em inúmeras influências externas e possui características distintas, tendo o chef Anthony Bourdain vaticinado que um dos pratos principais do país (Sisig de porco) rapidamente conquistaria o mundo.
Lagos e Cascatas

As magníficas cascatas Cambugahay em Siquijor (créditos: Thomas Deutschmann)
Se há algo que não falta em todo o país e do qual nunca nos cansamos, são as seus fascinantes lagos e cascatas. As Kawasan Falls são as cascatas mais populares do país e são formadas por vários niveís de água azul turquesa, sendo altamente recomendado que os mais aventureiros façam o canyoning que liga o rio a estas cascatas. Para quem procura serenidade, o melhor é mesmo perder-se por entre trilhos ou perguntar a locais por cascatas “secretas” – estão um pouco por todo o arquipélago, sendo a ilha de Siquijor um dos bons lugares para as encontrar.
Praias e ilhas arrebatadoras

Fazer Island hopping no arquipélago de Bacuit é uma experiência imperdível (créditos: Miriam Augusto)
Finalmente, e espalhadas por todo o país, um dos principais motivos que levam os viajantes a explorar as Filipinas são as suas ilhas paradisíacas e praias de areia branca banhadas por águas cristalinas de tom azul turquesa. Uma das regiões onde encontramos esta mágica fusão situa-se em El Nido, com os seus incomparáveis island hopping à Baia de Bacuit ou às menos exploradas ilhas de Linapacan. Serpenteando por entre falésias rochosas cravejadas no mar e explorando ilhas desertas repletas de uma abundante vida marinha de diversas cores e feitios, é uma das experiências que deve constar na bucket-list de qualquer viajante. Outro lugar onde o clima tropical, as praias desertas banhadas por águas quentes e a boa “vibe” se conjugam num relaxante cocktail é Siargao. As suas famosas ondas e fundo de recife, colocam-na no topo da lista de qualquer viajante de prancha às costas.
Já conheces os roteiros The Wanderlust no Sudeste Asiático?
Descobre aqui!