O maior deserto de sal do mundo encontra-se na Bolívia, o Salar de Uyuni, e é considerado um dos lugares mais incríveis para fotografar. Quando viajamos pelo altiplano boliviano este é um dos destaques, os viajantes dão asas à imaginação e o resultado é simplesmente magnífico.
A cidade de Uyuni é o ponto de partida para esta imersão pelo Sul da Bolívia, que é realizada numa expedição de Jeep 4×4, passando por alguns dos lugares mais inóspitos do mundo.
No primeiro dia, espantamo-nos ao encontrar um manto branco de mais de 12.000 quilómetros quadrados, a 3600 metros de altitude, onde existiam enormes lagos pré-históricos. A viagem de Jeep pelo Salar leva-nos a atravessar a imensidão do deserto, onde observamos as linhas das montanhas no horizonte. Não existem estradas, a orientação é dada pelos vulcões e pelas estrelas quando anoitece. As comunicações são inexistentes. O horizonte parece não ter fim, este é o ponto de partida para os viajantes expandirem a sua criatividade.
Depois de um almoço tipo piquenique não há tempo para a sesta uma vez que é altura de brincar no Salar de Uyuni. Os guias locais trazem algumas ideias no bolso, mas logo depois os viajantes despertam a imaginação.
Estas são algumas das fotografias mais divertidas das nossas últimas viagens pela Bolívia.
A magia da perspectiva
A primeira parte da aventura é criar diferentes perspectivas sobre nós e os outros. A poucos metros de distância podemos criar diversas fotografias criativas. Lembras-te da história do filme “Querida, encolhi as crianças”? Onde as crianças ficam minúsculas, enfrentando vários problemas até o pai encontrar a solução?
Bem, é nesta história que nos colocamos, realizamos as maiores travessuras às pequenas espécies, elas estarão nas nossas meigas ou maquiavélicas mãos… E para dar mais ênfase ou fantasia podemos utilizar alguns objectos como por exemplo, dinossauros gigantescos. Acredita que a diversão pode demorar horas!
No mundo dos sonhos
Por outro lado, o Salar de Uyuni leva-nos sempre até à terra dos sonhos. Deixamo-nos guiar por uma canção: “Na terra dos sonhos, podes ser quem tu és, ninguém te leva a mal/ Na terra dos sonhos toda a gente trata a gente toda por igual”.
Este é o momento de viajar dentro da viagem, de deixarmo-nos levar pelos nossos sonhos mais criativos. Num salto, nas pontas dos pés, simplesmente de braços abertos ou deitados no solo, o Salar cria momentos de magia e fantasia. Tenho de vos confessar que tenho a certeza que um dia irei reencontrar no deserto o pequeno Principezinho.
Terminar o dia em apoteose
Com efeito, o dia aqui passa a correr. Por este motivo, percorremos mais de 100 quilómetros pelo Salar para visitar a ilha Incahuasi, marcada por cactos bem altos, de onde é possível ter uma visão panorâmica de 360 graus sobre o deserto.
O anoitecer aproxima-se e, com ele, chegam também alguns dos momentos mais especiais da viagem pelo Deserto de Uyuni: o reflexo do Salar, pintado pelo pôr-de-sol, seguido da noite incandescente pelas numerosas constelações do hemisfério sul.
Este é um dos momentos mais belos e divertidos da viagem pelo Altiplano Boliviano. Um dos lugares mais remotos e de uma beleza natural mais raras. Onde o vento sopra em silêncio e o horizonte nos leva em viagem até ao infinito. E, atrevo-me a afirmar bem alto que “este é um dos lugares a visitar antes de morrer!”