Quando nos tiram a liberdade de viajar, a nós, aventureiros irrecuperáveis, levam-nos uma boa parte da nossa vontade de viver.
Felizmente, a alma de viajante é também uma alma destemida, optimista, e confiante.
O início de 2020 está a ser duro para quem trabalha, vive, e até “respira” viagens, mas já faltou mais para vermos o nosso “cerco” levantado. Na The Wanderlust, estamos seguros de que voltaremos à exploração do mundo em breve, seja ele como for. Isto porque a nossa vontade de cruzar novas fronteiras é um poço sem fundo, e não há nada que pare o espírito de um viajante, por profissão, ou por gosto.
E para lembrar as notas de liberdade que entoam no nosso pensamento, reunimos algumas fotografias de viagem que celebram esse direito fundamental, aos olhos de cada um dos membros da nossa equipa.
Esperamos que cada uma destas imagens te inspire a pensar no futuro com bons olhos, neste dia tão nobre, louvável, e distinto, que é o dia 25 Abril.
Diogo Santos

Chiang Mai, Tailândia
Esta liberdade pode ser reflectida quando estou à pendura numa mota agarrado a um desconhecido, na China, não por ser na China mas por estar bastante próximo de alguém que não conheço no meio de um lugar que não conheço e sentir que não há nada que me prenda ou que me leve a não fazer tal coisa, sentir o contacto dos outros, sem medos.

Yangshuo, China
Fábio Inácio
Aceitar o que aparece no nosso caminho e viver, viver sempre, porque o tempo não pára, mas o sonho também não morre. Hoje fechado em casa, amanhã livre pelo mundo.

Pacific Crest Trail, EUA
Estas fotografias foram tiradas no Pacific Crest Trail, nos Estados Unidos, o qual percorri no Verão do ano passado.

Pacific Crest Trail, EUA
Karina Sousa
Lutar pela nossa liberdade é acreditar que se pode florescer mesmo de onde nada se espera, e fazê-lo.

Templo Inca “Tiahuanaco”
Ser livre não é somente pensar em ser, mas viver. Livre para explorar.

Akha Village, Laos
Liliana Ascensão
“Nunca te rendas, porque nunca se sabe se a próxima tentativa será a que funciona – Gran Paraiso”.

Buenos Aires, Argentina
Querida liberdade, penso em ti. Estava loucamente apaixonada quando me deixaste. Não vejo a hora de te abraçar. ❤️

Motanhas do Alto Atlas, Marrocos. Créditos: Pedro Ramalho
Miriam Augusto
A Liberdade é isto, nutrir o espírito vadio, enquanto se abraça o mundo e segue o chamamento do coração. Ao ritmo do sol e da lua, dos ventos e das marés, viajando sempre, fazendo a nossa parte e, ao mesmo tempo, deixando tudo nas mãos do Universo. Aceitar o processo e ver cada passo, por entre flores e espinhos, como um degrau no nosso crescimento pessoal. Caminhar sempre, sempre sem medo de dizer – SIM! e, acima de tudo, sendo a nossa própria fonte de inspiração.

Parque Nacional de Komodo, Indonésia
André Reis
Durante este jogo de paciência, o mundo não foge. E esta é a melhor altura para te cuidares e preparares minuciosamente ‘aquela’ viagem. Em breve, voltaremos a palmilhar o mundo.

Vilanculos, Moçambique
“Ninguém sabe / Para onde eu vou / Ninguém manda / Em quem eu sou / Sem cor nem deus nem fado / Eu estou desalinhado” – Resistência

Praia fluvial da Aldeia do Mato, Castelo de Bode
Sara Gouveia
Viver na América do Sul é estar presente numa luta muito activa sobre diferentes espectros da luta pela prevalência dos direitos humanos. A liberdade – de movimento, expressão, ou pensamento – não é um direito assumido, ou permanente, na grande maioria destes países.

Viña del Mar, Chile
Em África, a liberdade sente-se à flor da pele dos mais novos.

Praia, Cabo Verde
Wilson Vieira
Os muros que circundam a Palestina foram o meu primeiro encontro com a opressão. Muros de betão, arame farpado, medo. Nos check-points apenas me pediam os documentos, mas aos habitantes de Belém revistavam-lhes as roupas ou impediam-nos de passar. Hoje, a liberdade ainda não é uma direito inalienável, mas um privilégio.

Palestina
Em dias em que se celebra a Liberdade, é importante lembrar que, algures, ainda existe um soldado e um muro que oprimem.

Belém
Na The Wanderlust, encaramos as viagens como o pináculo da liberdade.
Viva o 25 de Abril!
Foto de capa por Wilson Vieira.