Com uma área inferior ao “nosso” Alentejo, Montenegro é um dos mais jovens países do mundo e tem atraído mais visitantes ano após ano. São várias as razões que têm colocado a região na rota de inúmeros viajantes sendo a pitoresca Baía de Kotor o seu principal atractivo.
O contraste entre as cordilheiras e o azul do céu e das suas águas, constitui a moldura perfeita de uma cidade muralhada que guarda em si pinceladas de história, arte e paisagens de encantar. A geologia envolvente, a arquitectura medieval, os inúmeros monumentos e as ruas e praças empedradas à imagem da República de Veneza, colocam a cidade de Kotor na rigorosa lista de locais reconhecidos como Património Mundial da Unesco. E este é o ponto de partida ideal para viajares até este conto de fadas.
Deixo-te 9 motivos para explorares a Baía de Kotor:
Fiordes encantadores
A palavra “fiorde” remete o nosso imaginário para as imponentes paisagens do norte da Europa. No entanto, na baía de Kotor encontramos a versão mediterrânica deste complexo geológico que nos oferece a maior extensão de fiordes do sul da Europa e uma das mais incríveis paisagens que possas encontrar.
Centro Histórico de Kotor
Construída entre o século XII e XIV, é incontornável explorar a “cidade velha” de Kotor, um monumento parado no tempo mas extremamente bem preservado. Conservando o charme das suas pitorescas ruas estreitas, explorar o centro histórico é um deleite para os amantes da era medieval sendo ainda comum assistir ao dia a dia do seus locais. E porque ainda é possível sentir o impacto da influência veneziana, porque não explorar os becos mágicos da cidade ao sabor de um gelado de morango silvestre?

(Créditos: Naval S)
Visitar a Catedral de Kotor
Construída há quase 900 anos dentro da cidade muralhada, a Catedral de Kotor é um dos edifícios mais impressionantes que podes visitar, sendo uma das duas catedrais católica-romana existentes no país. Construída em honra de São Trifão, tem um interior ao estilo românico e apresenta na sua fachada duas torres de relógio que se erguem aos céus.

(Créditos: Ivana Djudic)
Museu dos Gatos
Ainda no centro histórico, não encontramos somente pessoas a vaguear pelas ruelas empedradas. As centenas de gatos que circulam na cidade, fazem da rua a sua casa e são acarinhados pela população local, tendo assim surgido o original Museu dos Gatos. Para apreciadores destes felinos, merece uma breve visita.
Muralhas e bastiões
Apesar de protegida na retaguarda por montanhas, Kotor é circundada por muralhas e imponentes fortificações que se apresentam bem preservadas e merecem a contemplação dos seus visitantes. Para os amantes de história medieval, existe ainda a possibilidade de visitar alguns pontos desta fortificação.

(Créditos: Evelyn Paris)
Caminhadas por montanhas com vistas estrondosas
Seguindo uma das secções das muralhas, inicia-se uma das subidas mais procuradas pelos viajantes. Numa colina sobre a cidade, e construído ao longo de 1000 anos, encontra-se o Forte de Kotor que é alcançado após uma caminhada ascendente de mais de 1300 degraus. Aqui, tens a possibilidade de tirar algumas das fotografias panorâmicas mais impressionantes da Baía de Kotor.

(Créditos: Dragisa Braunovic)
Banhado por águas cristalinas
Apesar de não ser conhecida como estância balnear, o clima mediterrâneo e as temperadas águas do mar Adriático, fazem da baía de Kotor um lugar ideal para ir a banhos
Gastronomia montenegrina
Apesar da reduzida área do país, Montenegro possui uma panóplia de deliciosas receitas que resultam das interações e trocas comerciais efetuadas ao longo de décadas com os países vizinhos. Kotor caracteriza-se sobretudo pelos apetecíveis sabores do mar, sendo possível deliciarmo-nos com alimentos frescos e biológicos, os famosos presuntos e queijos de Njegusi ou com o seu charmoso mas desconhecido vinho tinto.
Explorar a vila de Perast
Antiga colónia de férias da nata do Império Veneziano, Perast é uma pequena e charmosa vila a cerca de 12km de Kotor. Os telhados de terracota e as inúmeras igrejas e palacetes de influência veneziana que enfeitam cada esquina, remetem-nos para um passado esplendoroso, tornando-a um dos principais lugares de interesse do país.

(Créditos: Falco)
Ilha de Gospe od Skrpjela (Nossa Senhora das Rochas)
Uma passagem pela vila de Perast não ficará concluída sem uma visita à ilha de Nossa Senhora das Rochas. De barco, alcançamos este ilhéu artificial “emergido” pela crença da população local. Aqui, o grande atractivo é a Igreja católica romana de Nossa Senhora da Rochas, os frescos que se encontram no seu interior e a vista do mar sobre a cordilheira que se ergue sobre a Baía de Kotor.

(Créditos: Ravisimo)
Já conheces o nosso roteiro que atravessa os Balcãs?
Descobre aqui!
Foto de capa: Max Yakovlev