Os povos aborígenes da Austrália são considerados uma das culturas vivas mais antigas do mundo. Com uma história que remonta mais de 50.000 anos, a sua cultura é rica em espiritualidade. A população aborígene e a sua profunda ligação com a terra é visível através de rituais, arte, dança, música e histórias do Dreamtime (o momento em que os espíritos ancestrais criaram a terra e vida).

(créditos: Sofia Machado)
Nenhuma viagem à Austrália fica completa sem um pouco de partilha e conhecimento de algumas actividades culturais dos povos Aborígenes.
Claro que a Austrália tem ótimas praias, a Grande Barreira de Coral, a Opera House e muitas outras coisas. No entanto, é um país que tem muito mais para oferecer em termos de riqueza cultural e história.
Através da vivência de experiências Aborígenes é possível compreender melhor a Austrália e a sua paisagem, ganhar um conhecimento profundo da terra e do modo de vida em cada região.
Os guias Aborígenes podem contar histórias com milhares de anos, levar-nos a antigas galerias de arte na rocha, explorar destinos remotos e, nalguns casos, a presença de guias permite-nos visitar espaços sagrados e protegidos que permanecem fechados a turistas.

(créditos: Sofia Machado)
Aqui ficam algumas sugestões de como guias Aborígenes podem pode fornecer algumas experiências únicas na Austrália:
Sydney
- Não muito longe de Sydney, nas Blue Mountains existe o Aboriginal Centre Waradah. Aqui, os visitantes podem ir num Walkabout com um guia para verem locais sagrados, provar um pouco de “bush tucker” (comida Aborígenes), ver a vida selvagem nativa, ou ver danças tradicionais e performances de didgeridoo.
- O Museu Australiano em Sydney, tem várias exibições indígenas.
- No Royal Botanic Gardens, existe um tour especialmente dedicado à exploração da cultura Aborígenes.
- No Taronga Zoo, existe a Nura Diya Aboriginal, uma experiência única que ajuda a um melhor conhecimento da perspetiva aborígene na austrália e a importância da preservação da vida selvagem nativa neste país.
Cairns
- No Gorge Centre Mossman é possível aprender técnicas de pesca tradicionais assim como ouvir histórias ricas e interessantes sobre a cultura Aborí
- Em Tjupukai Aboriginal Cultural Park, pode-se aprender técnicas de caça com boomerangs, ver danças tradicionais, experimentar bush tucker
Território do Norte
- Explorar Uluru, uma rocha de arenito maciço no centro da Austrália. Este é um sítio sagrado para os aborígenes da região, os Anangu, e inclui muitas cavernas, poços e pinturas Aborígenes. Os Anangu acreditam que o Uluru foi formado durante o Dream Time (tempo de criação).
- Explorar Arnhemland com um guia Aborígene para ver escarpas imponentes, cultura viva, arte antiga da rocha, billabongs e vistas panorâmicas.
- Fazer um cruzeiro na Nitmulik Gorge e conhecer os proprietários tradicionais da terra.
Já conheces as viagens The Wanderlust?