Hanói, a capital do Vietname, é uma cidade encantadora e o local perfeito para começar uma aventura pelo país.
Esta cidade, com mais de 1000 anos, apresenta-se como um local com uma cultura Vietnamita antiga e orgulhosamente preservada, lutando contra o progresso constante a cada esquina. No entanto, apesar de todas as mudanças que tem vindo a sofrer todos os anos, continua a emanar charme e uma sensação de intemporalidade que nos mantém fascinados.
Sendo um excelente local para explorar a pé, Hanói oferece-nos uma grande variedade de coisas para fazer e ver que, provavelmente, vos irá manter apaixonados por ela.
Aqui estão algumas das minhas favoritas para desfrutar da cidade.
Tour de mota

Os nossos viajantes numa tour de mota pela cidade de Hanói (créditos: Miriam Augusto)
Antes de mais, se estão no Vietname, têm de fazer uma tour de mota. Hanói não é como Ho Chi Minh City com o seu trânsito frenético contudo, é uma experiência memorável e uma excelente forma de sentir a dinâmica da cidade mesmo no centro da ação.
Lago Hoan Kiem

A tranquilidade em torno do Hoan Kien Lake (créditos: Miriam Augusto)
O coração da cidade e o refugio perfeito de toda a movimentação à nossa volta. Dá uma volta pelo lago, senta-te nas suas margens, relaxando um pouco ou mesmo desfrutando de um sumo natural num café.
Ao fim do dia, esta zona fica um pouco movimentada, especialmente pela prática de exercício físico ou mesmo por casais que vêm até aqui para apreciar a relaxante vista sobre o lago.
Templo da Literatura

Detalhes no Templo da Literatura (créditos: Miriam Augusto)
A mais antiga universidade do país, consiste num encantador complexo de templos no centro de Hanói, que foi originalmente construído para ser um centro de estudos dedicado ao estudioso e sábio Chinês Confúcio. Ao longo de 1000 anos, mais edifícios foram sendo adicionados e embelezados.
Bairro antigo

Um das típicas vendedoras que podemos ver pelo Bairro (créditos: Miriam Augusto)
O Bairro Antigo ou “36 Ruas”, é uma área fascinante da cidade onde podemos apreciar requintados exemplos da arquitectura colonial ao longo das ruas estreitas. Uma quantidade enorme de scooters, motas, bicicletas e carros, serpenteiam entre comerciantes vendendo fruta e souvenirs e pequenas e estreitas lojas que vendem deliciosa comida Vietnamita. Definitivamente, este lugar reaviva tudo aquilo que imaginamos que Hanói seria e explorar esta zona a pé é algo que definitivamente se deve fazer.
Mercado Dong Xuan

Vendedoras de fruta nas imediações do mercado (créditos: Miriam Augusto)
Se são amantes de mercados, este amplo complexo tem vários andares de moda, roupa e souvenirs com alguns dos melhores preços na cidade. Mesmo que não estejam interessados em t-shirts estampadas ou óculos de sol baratos, continua a ser fascinante ver o vai e vem dos comerciantes locais. No rés-do-chão, há um mercado de frescos, onde os cheiros dos produtos exóticos assaltam os sentidos.
Café com ovo e café com iogurte vietnamitas

O delicioso café com ovo (créditos: Miriam Augusto)
A cultura do café no Vietname é enorme, mas Hanói tem umas receitas especiais e deliciosas que não deverão perder. Café com ovo e café com iogurte, podem ser encontrados em praticamente todos os cafés de Hanói. No entanto, para uma verdadeira degustação aconselho o Café Giang.
Ver também: Aventuras pelo Cà Phê de Hanói
Teatro aquático de marionetas

Marionetas usadas no espectáculo (créditos: Miriam Augusto)
A forma de arte antiga do teatro aquático de marionetas, tem uma longa associação com Hanói e há vários teatros onde os viajantes podem apreciar esta interpretação, exclusivamente Vietnamita, da tradição de fantoches Asiática. O teatro original na cidade é o Thang Long Puppet Theatre. As marionetas dançam e deslizam elegantemente sobre o palco líquido, controladas por uma trupe de marionetistas escondidos atrás de uma tela. Vão adorar!
Bia Hoi

Bia Hoi Corner em Hanói (créditos: Miriam Augusto)
Jamais deverão abandonar Hanói sem provar a sua cerveja artesanal Bia Hoi ou Cerveja Fresca. Sendo a mais barato do mundo, é feita todos os dias e é bastante leve. O local ideal para pedirem a vossa é no Bairro Antigo, mais propriamente no Bia Hoi Corner. Se perguntarem a alguém onde fica, certamente saberão vos dizer.
Mausoléo Ho Chi Minh

Fachada do Mausoléo (créditos: Miriam Augusto)
Ho Chi Minh deixou uma marca indelével na história Vietnamita e é venerado em Hanói como o maior líder do país. Conhecido com Uncle Ho, o seu corpo preservado, descansa agora num caixão de vibro, na zona de Ba Dinh em Hanói.
Mesmo ao lado, fica o Pagode de Um Pilar, que é dito representar uma flor de lotus florescendo da água. Se tiverem tempo suficiente, não deixem de visitar.
Pagode Tran Quoc

O pagode Budista mais antigo de Hanói (créditos: Miriam Augusto)
Localizado numa pequena península no lado este do West Lake, o Pagode Tran Quoc é considerado o pagode mais antigo em Hanói, com a sua história de mais de 1500 anos.
Aqui, também poderão desfrutar do ambiente tranquilo e relaxante do West Lake.
Já conheces o roteiro The Wanderlust no Vietname?
Descobre aqui!