O Parque Nacional de Kelimutu está localizado na ilha das Flores, a este de Nusa Tenggara, na Indonésia, sendo o mais pequeno dos seis parques nacionais no trecho entre as ilhas de Bali e Nusa Tenggara. Contudo, o seu tamanho é irrelevante quando nos oferece uma espectacular maravilha da natureza, o Mount Kelimutu.
Viajava sozinha pela Indonésia há quase dois meses, quando cheguei à ilha das Flores. Depois de testemunhar os Dragões de Komodo, o meu objectivo era visitar o Kelimutu, o famoso vulcão com os seus três lagos coloridos, que têm vindo a mudar as suas cores várias vezes, ao longo dos anos.

Lago Nuwa Muri Koo Fai (créditos: Miriam Augusto)
A mudança de cores camaleónica dos lagos é uma alteração natural, talvez devido a reacções químicas dos materiais presentes nestes, desencadeadas por actividade vulcânica gasosa, revestindo-os de grande interesse geológico, uma vez que os três lagos apresentam cores diferentes, mas encontram-se localizados no pico do mesmo vulcão. No entanto, este é também um local de crenças eternas. Os locais de Moni, acreditam que a mudança de cores é causada por almas ancestrais negligenciadas. Esta é uma das razões pelas quais o Mount Kelimutu foi, e ainda é, um local sagrado para os aldeões. O primeiro lago chama-se Tiwu Ata Mbupu (Lago das Almas Ancestrais), o segundo chama-se Tiwu Nuwa Muri Koo Fai (Lago das Almas Jovens) e o terceiro chama-se Tiwu Ata Polo (Lago dos Espíritos Malignos). Na altura em que lá estive, um dos lagos era preto-acastanhado, outro turquesa e o mais afastado, a cerca de 1,5 Km era verde escuro.

Lago Ata Polo (créditos: Miriam Augusto)
A maioria dos viajantes sobe ao vulcão por volta das 3:30 da manhã para ver o nascer-do-sol, quando as nuvens dispersam. Os entendidos dizem que esta é a melhor altura para ver os lagos. Porém, eu cheguei a Moni, uma aldeia rural adorável e o ponto de partida para visitar o Kelimutu, à tarde. Estava a ficar sem tempo! O meu voo de regresso a casa era dali a três dias e eu tinha obrigatoriamente de partir para Maumere na manhã seguinte, pelo que decidi que tinha mesmo de visitar o vulcão nesse dia, quase ao pôr-do-sol.

Lago Ata Mbupu (créditos: Miriam Augusto)
Depois de negociar com o dono do hostel onde estava alojada para me levar até lá de ojek, lá fomos nós até ao Kelimutu por uma estrada sinuosa adornada de um verde luxuriante. À medida que subíamos, o ar tornava-se cada vez mais frio, as nuvens mais espessas e eu rezava por um céu limpo lá em cima ou seria impossível testemunhar este fenómeno natural.

A diferença de cores entre os lagos Ata Polo e Nuwa Muri Koo Fai (créditos: Miriam Augusto)
Estava realmente entusiasmada por estar ali. Depois de todas as aventuras (algumas menos boas) dos dois últimos meses, sentia agora que a minha missão na Indonésia se cumpria. Assim que estacionámos, corri imediatamente pelas escadas, por entre os pinheiros, até ao “Inspiration Point”. Assim que cheguei ao topo, apercebi-me de que tinha o Kelimutu todo por minha conta. Estava ali sozinha, com aquela paisagem idílica perante os meus olhos. Via perfeitamente os três lagos em todo o seu esplendor. De repente, uma pequena brisa e nuvens, numa mistura de nevoeiro, começaram-se a aproximar ao longo das crateras, como se alguém me dissesse que era altura de ir embora, que já tinha tido o meu momento ali. Foi o mote para partir!
Esta foi sem dúvida uma experiência incrível. Que lugar etéreo, tranquilo e bonito. Definitivamente senti toda a mística majestosa que envolve o Kelimutu e fui embora com um sorriso no rosto. Depois daquela experiência podia agora voltar a casa em paz e com este lugar mágico na memória.
Natural changes, eternal beliefs
It is believed that spirits come to Kelimutu when people die. The maE (spirit) would leave its village and remain in Kelimutu forever. Before entering one of the lakes, the spirits would first meet Konde Ratu, the guard at the gate at Perekonde. Which lake the spirit would enter depends on its age and character when alive. The lakes look like colourful paints. The water’s colour changes without any prior clues. The mineral contained in the water causes the water to change into unpredictable colour.
The situation in Kelimutu changes not only due to the lake’s colour but also to the climate. It is no wonder that mystical place has become a legend since the old days. Local people believe that this place is sacred. Please respect this site by not doing any damage or littering and staying in the dedicated tracks.
~ retirado de uma placa localizada no topo do vulcão, no “Inspiration Point”
Já conheces o roteiro The Wanderlust pela Indonésia?
Descobre aqui!