Situado na província tailandesa de Surat Thani, o Parque Nacional de Khao Sok é uma das mais recentes descobertas no mundo dos backpackers.
Com uma área de 739 quilómetros quadrados cobertos por formações rochosas, o Parque Nacional é ainda ocupado por uma das florestas tropicais mais antigas do mundo e banhado pelo gigante lago Cheow Lan. Em resumo: o cenário perfeito para um retiro em comunhão com a Mãe Natureza.
Ao longo da nossa “Exploração do Reino da Tailândia”, aproveitamos para descobrir este paraíso no Sul do país. O recanto perfeito para sair da azáfama das grandes cidades tailandesas e testemunhar uma realidade longe da confusão e dos prédios.
Neste artigo, encontras as experiências mais marcantes que poderás realizar durante a tua visita a Khao Sok:
Dormir em Bungalows Flutuantes
Esta é uma das vivências que mais te ficará na memória durante a tua estadia: a possibilidade de dormir em bungalows flutuantes, no lago Cheow Lan. Ideal para encontrar a paz de espírito que muitas das vezes é esquecida na Tailândia.
Os barulhos da selva tropical cheia de vida são a banda sonora perfeita para assistir a um magnífico céu estrelado!

Vista para os bungalows flutuantes onde podes passar a noite (Créditos: Diogo Santos)
Assistir ao melhor espectáculo do Sol na Tailândia
Entre as muitas memórias que tenho da Tailândia, o final de tarde em Khao Sok é das mais marcantes. Lembro-me perfeitamente de estar à porta do meu bungalow, com os pés na água, a ver o sol pintar as montanhas com tons de laranja. Todo aquele cenário é incrível!
Antes de mais, aconselho a acordar cedo, por volta das 6 da manhã, quando as primeiras tonalidades de laranja e amarelo começam a aparecer no céu e a iniciar mais um espectáculo criado pelo Sol.

Pôr do Sol visto dos bungalows (Créditos: Diogo Santos)
Explorar o lago Cheow Lan de canoa
Não há melhor maneira de explorar as margens do lago Cheow Lan do que nos metermos numa canoa e remar lago adentro.
O Parque Nacional de Khao Sok está cheio de vida e esta é uma óptima maneira de explorares sozinho os bancos terrestres mais próximos do teu bungalow. Macacos, aranhas, pássaros, javalis, são alguns dos animais que podes observar enquanto remas nas águas tranquilas de Cheow Lan.
Caso não queiras explorar as margens do rio, podes sempre remar serenamente enquanto aprecias a paisagem e a imensidão da floresta que vive à tua volta. Acredita que te irás sentir verdadeiramente conectado com a Mãe Natureza.
Fazer um boat-safari
Se, por outro lado, remar não é o teu forte, não tens de te preocupar. Há outra possibilidade para explorares a área de Khao Sok e descobrires a fauna e flora que vive nesta floresta tropical. Os boat-safari são uma óptima maneira de ir a lugares que de outra forma seriam de difícil acesso.
A melhor altura para fazer este tipo de actividade é, sem dúvida, antes do pôr do sol já que a vida animal é mais fácil de avistar. Além disso, é incrível estar a navegar numa pequena embarcação de madeira no meio da imensidão daquele ambiente.
Ao fim da tarde as nuvens começam a abraçar as montanhas criando um cenário perfeito, digno de uma verdadeira exploração!

Navegando pelo lago durante um boat-safari (Créditos: Diogo Santos)
Trekking até à gruta Nam Taloo
Esta é uma experiência que não vais querer perder! (mais uma experiência imperdível)
Bem sei que quando descrevo este trekking os medos dos viajantes vêm, muitas vezes, ao de cima. Principalmente quando digo que entraremos numa gruta com água que nos dá pelo peito e que está repleta de vida animal. Contudo, aconselho vivamente a enfrentarem esse medo e vão ver que não se arrependerão.
O trekking até à gruta, pelo meio da floresta, é de cortar a respiração e proporciona momentos de contemplação incríveis. A sua dificuldade baixa é propícia a isso; passarás pelo meio de pequenos rios e riachos, por cima e por baixo de troncos e raízes de árvores enormes. Reflete e interioriza, estás numa das maiores e mais antigas floresta tropicais do planeta!
Chegado à gruta vais-te deparar com a sua entrada estreita mas que abre caminho para uma enorme formação rochosa cheia de vida. Peixes, cobras, aranhas, sapos e morcegos são alguns dos animais que podes avistar por lá…
Quanto à falta de luz, não te preocupes. A gruta é escura como breu mas vais estar equipado com uma lanterna de cabeça para poderes testemunhar a sua grandiosidade. Porém, aconselho-te vivamente a apagares todas as luzes durante alguns segundos e sentires a escuridão da gruta. É verdadeiramente arrepiante!
Já conheces os roteiros The Wanderlust no Sudeste Asiático?
Descobre aqui!