O prato nacional de Marrocos é a tajine, um guisado de cordeiro ou frango. Contudo, outros ingredientes convencionais se juntam neste prato como amêndoas, ovos cozidos, ameixas, limões, tomates e outros vegetais. O Cuscuz é também um alimento característico da cozinha marroquina. No entanto, há um prato de que provavelmente nunca ouviste falar e esse prato é a Bastilla, ou bisteeya, também conhecido como pastilla.
A influência mais substancial sobre a gastronomia marroquina verificou-se aquando da invasão árabe no século VII dC. Aos ingredientes locais já existentes, como azeitonas, figos e tâmaras, juntaram-se novos tipos de pão e outros alimentos feitos de grãos, introduzindo temperos como canela, gengibre, açafrão, cominho e alcaravia. Aprendido com os persas, houve também a introdução da cozinha agridoce. No entanto, foi a herança mourisca da Andaluzia, Espanha, que deu a Marrocos este prato.
O nome de Bastilla, vem da palavra espanhola “pequena pastelaria”, pastilla, após a transformação do fonema “p” em “b”, que é específico para o idioma árabe. Servido em ocasiões especiais como casamentos, assim que os estimados hóspedes chegam, e no feriado Eid al-Fitr, que marca o fim do Ramadão, a Bastilla consiste numa torta de pombo agridoce.
Envolta em delicadas camadas de folhas de massa fina chamadas de warqa, cujo topo é polvilhado com açúcar em pó e canela, tem como tradicional recheio uma mistura de pombo, amêndoas e ovos condimentados com açafrão, canela e coentros frescos. No entanto, hoje em dia, o frango é mais utilizado que o pombo.
Estive em Marrocos várias vezes até encontrar este fantástico prato. Sinto-me um pouco envergonhada por dizer que só o descobri onze anos depois da minha primeira viagem ao país. No entanto, devo reconhecer que esta torta excepcional representa o auge da requintada cozinha marroquina. O açúcar em pó e a canela fazem toda a diferença, introduzindo um sabor doce e transformando-a numa criação de culinária única.
A deliciosa gastronomia é, sem dúvida, uma das características de Marrocos, mas agora terás uma nova experiência em termos de sabores no país. Quando em Marrocos, procura-a em qualquer restaurante local e delicia-te com cada um dos seus perfeitos sabores. A propósito, não te esqueças de acompanhá-la com a bebida tradicional do país, o incrível chá de menta, para uma refeição perfeita.
Relacionado: Harira, a sopa Marroquina