Um país com uma incrível variedade gastronómica, as diferenças entre os pratos tradicionais do Equador dependem sobretudo da altitude e proximidade do mar ou da selva: na montanha, a batata quase sempre acompanha o almoço e o jantar, enquanto no litoral o arroz é mais popular. A sopa também é uma parte importante das refeições.
O pequeno-almoço geralmente consiste em torradas, ovos e sumo/batido ou frutas. Especialmente no litoral, os equatorianos fazem uma variedade de pequenos-almoços à base de banana verde ou doce e yuca (mandioca), que de resto é usada por todo o país – cozida, frita ou combinada com outros ingredientes. É frequente encontrá-la nos bolonoes, empanadas, patacones, corviches, muchines, pan de yuca, humitas e outros petiscos.
Por se encontrar numa região tropical, é comum o uso de imensas frutas “exóticas” no país. Alguns exemplos são o tomate de arbol (tomarilho ou tomate-maracujá), a tuna (figo-da-índia), a granadilla (maracujá doce), a naranjilla (lulo), o babaco (da família da papaia), a guaba (goiaba), a uvilla (fisális ou tomate-de-capucho) e o achotillo (rambutão).
Neste artigo vamos descobrir 9 pratos tradicionais do Equador: cinco mais populares na sierra, os outros quatro típicos da região costeira.
Pratos tradicionais da montanha equatoriana
1. Mote pillo
O mote (milho maduro cozido) é o ingrediente indispensável da gastronomia de Cuenca, na província de Azuay. No caso do mote pillo (conhecido em Quechua como pillushka mut’i), os grãos de milho cozidos são delicadamente envolvidos em ovos cozidos com um toque de leite.
O mote pillo é degustado individualmente como pequeno-almoço ou como acompanhamento de pratos de carne. É imprescindível que a consistência do prato permaneça cremosa; deve-se evitar a todo o custo o mote pillo seco.

(Créditos: Piero Paredes Santa Cruz)
2. Llapingachos
Estas tortilhas ou panquecas fritas são feitas com batata cozida e recheadas com queijo, que costumam ser banhadas num delicioso molho de amendoim, com chouriço, ovo frito, salada e abacate.
É originário de Ambato e um dos símbolos da cozinha serrana, embora também se encontre nas províncias costeiras.

(Créditos: DFRod)
3. Cuy asado
Também conhecida como “conejillo de indias” ou “cobaya”, o porco-da-índia assado (ou guisado) é típico dos países andinos. É acompanhado de batata e/ou milho, molho e picante.
Por muito estranho que possa parecer, é uma experiência gastronómica que recomendamos, seja num restaurante ou num simples mercado.
4. Locro de papa
Um dos pratos mais saborosos da gastronomia equatoriana é, sem dúvida, o “locro de papas” – uma caldeirada de batata que pode conter queijo, e que é servida com abacate e milho torrado. Tem uma consistência cremosa e o seu sabor incomparável faz desta sopa uma verdadeira iguaria.
O locro (do Quechua “ruqru”) é também popular no Perú, Bolívia, sul da Colômbia e Noroeste da Argentina.

(Créditos: Alexander Boas)
5. Churrasco ecuatoriano
O churrasco Equatoriano tem um estilo próprio – trata-se de um prato de carne bovina acompanhada de arroz branco, ovos fritos, batata frita, salada e abacate.
É muito fácil de encontrar a nível nacional e, como geralmente as porções são muito generosas, pode facilmente ser partilhado entre duas pessoas.
Pratos tradicionais da costa equatoriana
6. Encebollado
Este prato , também chamado de chuchaqui, não é mais do que um caldo à base de peixe (atum albacora, ou peixe-serra), que também contém mandioca, tomate, cebola, pimenta e outros ingredientes. Pode ser servido com abacate maduro.
Costuma ser servido com pipoca, chifles (tiras finas de banana verde frita), tostado (milho torrado) ou pão e é frequentemente cozinhado para curar a ressaca de manhãzinha!

(Créditos: Pedro Vidal)
7. Bolones de verde
Estes bolinhos recheados são preparados com bananas verdes que se cozinham e amassam até formarem uma massa, que pode ser recheada com queijo, porco frito, ou outros ingredientes. De seguida, essa massa é resfriada, assada ou frita.
Geralmente, os bolones tendem a ser comidos ao pequeno-almoço, embora sejam tão deliciosos que podem ser parte de um jantar ou servidos como acompanhamentos de outros pratos. Costumam vir acompanhados de carne seca, ovo frito ou mexido e, claro, uma chávena de café.

(Créditos: Zoe Viklund)
8. Encocado de pescado
Um prato à base de coco e peixe ( tipicamente corvina, embora também possa ser feito com outros peixe ou até marisco ) , que é servido com arroz branco, patacones (fatias achatadas de banana verde frita) ou maduro frito (banana madura frita).
Este prato popular é tradicional da província de Esmeraldas , onde se estabeleceram muitos dos africanos trazidos de África durante o período colonial.

(Créditos: Wonderful Ecuador)
9. Ceviche (de camarão, e não só!)
O ceviche de camarão é um dos pratos mais tradicionais do Equador, principalmente no litoral do país. Também são famosos os ceviches de concha, peixe e frutos do mar e, embora o ceviche de frutos do mar seja o mais procurado, existe quem o prepare com feijão, palmito, cogumelos, e outros ingredientes, transformando-o numa óptima opção vegetariana.
Uma das particularidades aqui é que o camarão é cozido, e não apenas marinado em limão. Sendo um prato leve, vai muito bem com uma cerveja gelada, chifles (tiras finas de banana verde frita), patacones (rodelas achatadas de banana verde frita), canguil (pipoca) ou tostado (milho torrado).

(Créditos: Magnus Bråth)