Uma exploração de Marrocos numa road trip, levar-te-á a conhecer este país mágico, exótico e diverso, bem mais de perto.
Tenho viajado para Marrocos diversas vezes de carro, mas em 2013 decidi fazer uma verdadeira road trip pelo país com uns amigos. Numa viagem que durou 3 semanas, atravessei as suas diversas paisagens que vão desde praias às arrebatadoras Montanhas do Alto Atlas, passando pelo dourado Deserto Saara e terminando nas frenéticas cidades.
A partir da Europa é bastante simples chegar a Marrocos de carro. Por norma, conduzo até Algeciras, em Espanha para atravessar o Mar Mediterrâneo. Uma vez lá, se planeares começar a viagem pela costa Marroquina, compra o bilhete de ferry para Tânger, caso contrário escolhe Ceuta. Se não estiveres a viajar a partir da Europa, ou não quiseres chegar ao país já de carro, podes sempre voar e alugar um carro em país.
Aqui ficam algumas dicas, resultantes da minha experiência a viajar de carro pelo país.
Evita o início/fim do Ramadão e os fins-de-semana para atravessar o Mar Mediterrâneo
É óptimo visitar o país durante e fora do Ramadão, uma vez que nos permite testemunhar as mudanças no dia-a-dia do povo Marroquino e nas suas cidades, mas para atravessar o Mar Mediterrâneo é definitivamente a pior altura.
A maioria dos Marroquinos emigrados na Europa regressa ao país para celebrar o início/fim do Ramadão com as suas famílias, resultando num enorme movimento de pessoas e dezenas de carros no porto.
O melhor é evitar a primeira e última semana de Ramadão, bem como os fins-de-semana, quando todos os camiões atravessam o mar com mercadorias.
Leva uma autorização formal para condução do carro em território Marroquino, caso não sejas o proprietário
Isto só se aplica para o caso de estares a entrar em Marrocos com um carro que não está em teu nome e o proprietário não se encontra presente. Terás, à chegada à fronteira, de apresentar uma declaração do proprietário do veículo a dar-te autorização para condução deste em território Marroquino, durante o período de tempo que lá vais estar, devidamente datada, assinada e autenticada por um notário, acompanhada de uma fotocópia do documento de identificação. Se levares isto, a Polícia não te levantará problemas nenhuns e seguirás viagem tranquilamente. O ideal é que esteja escrita em Francês.
Cuidado com os limites de velocidade

(créditos: Miriam Augusto)
Tem em mente que a Polícia Marroquina “está sempre à espreita”. Os limites de velocidade são rigorosamente controlados e eles não perderão uma oportunidade de te multar por excesso de velocidade, mesmo que seja só por mais 2 Km/h.
Evita os meses de Julho e Agosto
Se só quiseres viajar ao longo da costa, não há grandes preocupações no que diz respeito ao calor. Mas se estás a planear ir até ao deserto ou às montanhas, deverás evitar os meses de Julho e Agosto.
Para além de serem os meses com mais trânsito, é também a altura de maior calor no país. Prepara-te para temperaturas acima dos 45ºC, um verdadeiro martírio.
Relacionado: Como manter uma boa hidratação em viagem
Leva combustível extra

(créditos: Miriam Augusto)
Uma road trip pode-te levar até ao desconhecido, bem longe da civilização. E essa é a melhor parte, certo? A maior parte das cidades têm bombas de gasolina, mas não esperes que isto aconteça em todo o lado. Em alguns locais, poderás andar quilómetros sem ver ninguém para além de um pastor e as suas cabras. Então que tal prevenir e levar algum combustível extra? É uma excelente opção para não ser apanhado a meio da noite com o tanque vazio.
Escolhe devidamente o carro que vais levar
Ora bem, as Montanhas do Alto Atlas são das paisagens mais espectaculares de Marrocos e atravessá-las é algo que definitivamente deve ser feito! Contudo, deverás ter um bom carro para o fazer. A melhor opção é um 4×4, senão poderás ficar encrencado no meio do nada.
No que diz respeito ao resto do país, as ruas são bem pavimentadas e de fácil navegação (tirando o trânsito) por isso não precisas de um carro específico.
Usa GPS ou um bom mapa

(créditos: Miriam Augusto)
Isto será indispensável enquanto tentas explorar algumas das grandes cidades dado que, de repente, poderás dar por ti em zonas desprovidas de qualquer sinalização.
Tem presente que estradas de terra batida não identificadas, carroças puxadas a burros em zig-zag, motociclistas em excesso de velocidade e os omnipresentes “grand taxis”, irão pôr os teus tempos de reacção à prova, bem como as tuas habilidades como condutor.
Boa viagem!
Já conheces o roteiro The Wanderlust em Marrocos?
Descobre aqui!