Os Balcãs são um ponto de fusão entre a Europa Oriental e Ocidental. Para além de uma história rica e diversa, fruto dos inúmeros impérios que ao longo dos séculos batalharam pela região, a península balcânica oferece-nos algumas das melhores paisagens naturais do continente.
Das mais impressionantes cascatas europeias, às águas cristalinas do mar Adriático, terminamos o périplo croata na mais bela cidade muralhada do país. Em território bósnio fazemos uma imersão cultural na mais étnica cidade bósnia e testemunhamos as cicatrizes de uma das guerras mais sangrentas que a Europa assistiu. Exploramos o excepcional Parque Nacional Durmitor onde se situa o maior desfiladeiro da Europa e encantar-nos-emos com a impressionante cadeia montanhosa que circunscreve a baía da medieval cidade de Kotor.
Bem-vindo à Croácia, país onde iniciamos esta aventura pelos Balcãs!
Uma vez chegado ao aeroporto, terás mais duas horas de viagem até Plitvice. Já no nosso alojamento, poderás descansar o resto do dia ou explorar os arredores. Ficamos de encontro marcado para o jantar, conhecendo-nos um pouco melhor e fazendo uma breve introdução aos dias que se seguem.
Alojamento: guesthouse
Refeições: –
O Parque Nacional dos Lagos de Plitviče é uma reserva florestal de 295 quilómetros quadrados no centro da Croácia, conhecido por uma cadeia de 16 lagos escalonados unidos por cascatas que terminam num desfiladeiro de rocha calcária. É precisamente aqui que iniciamos a nossa aventura.
Acordarmos cedo e, ao longo de 9 quilómetros, caminhamos pelos tranquilos trilhos verdejantes e selvagens, sendo hipnotizados pelas águas de diferentes tonalidades de azul destes extraordinários lagos.
Após o almoço, apanhamos o autocarro até Split numa viagem de cerca de 4 horas. Ao início da noite, segue-se o barco que nos levará à ilha de Hvar.
Alojamento: hostel
Refeições: –
Despertamos naquele que é conhecido como o lugar mais ensolarado da Europa. Já que o tempo convida, passeamo-nos pelas ruas empedradas de Hvar, onde a influência veneziana se manifesta através dos traços de arquitetura renascentista de alguns dos seus edifícios. No entanto, um dos grandes atrativos desta ilha são as suas baias e praias de pedra banhadas por águas cristalinas de tom azul turquesa.
Desfruta de uma tarde livre. Podes desfrutar de praias e baias secretas, visitar o forte ou remar num kayak até às ilhas Pakleni.
A meio da tarde, partimos de barco até uma das cidades mais lindas e pitorescas do nosso planeta – Dubrovnik.
Alojamento: hostel
Refeições: –
Despertamos cedo e exploramos calmamente as ruas empedradas da encantadora cidade de Dubrovnik. Após a descoberta do seu centro histórico, o resto do dia é livre.
Caminha no topo das muralhas, visita diversos museus, passeia de caiaque ou, se és um fã de Game of Thrones, faz um tour pelos locais das suas filmagens.
A meio da tarde, rumamos de autocarro até Mostar.
Alojamento: guesthouse
Refeições: –
Hoje temos um dia cheio e exploramos um dos países menos visitados da Europa.
Pela manhã visitamos Blagaj, um lugar popular entre os habitantes locais onde junto à nascente do rio Buna (que surge por baixo da montanha) se encontra um mosteiro Dervish. Seguimos depois até Pocitelj, uma vila histórica formada por casas tradicionais de pedra e ruelas estreitas, que se aglomeram junto ao forte, Património Mundial da UNESCO, erguendo-se junto ao rio Neretva. E porque estamos num dos países da Europa onde a natureza abunda, exploramos as cascatas de Kravice, que se formam ao longo de um semicírculo com uma altura de aproximadamente 20 metros.
Alojamento: guesthouse
Refeições: –
Mostar é a cidade onde os minaretes de mesquitas partilham os céus lado a lado com os campanários de igrejas. De manhã, caminhamos pela cidade até ao seu centro histórico, e atravessamos a icónica e pitoresca ponte Stari Most, Património Mundial da UNESCO. Aqui perto, subimos ao topo de um minarete para nos deslumbrarmos com o cenário proporcionado pela combinação da arquitetura otomana e a velha ponte sob o rio. Afastamo-nos do centro histórico e exploramos algumas edificações fustigadas pela guerra como a “torre do franco-atirador”. Regressamos ao centro histórico onde nos deliciamos com a gastronomia Bósnia e, se tivermos sorte, assistimos aos corajosos mergulhos do alto da ponte. A meio da tarde reunimo-nos e seguimos para Sarajevo de comboio, numa viagem de 2 horas recheada de paisagens deslumbrantes.
Alojamento: guesthouse
Refeições: –
Iniciamos o dia caminhando junto a igrejas, mesquitas, sinagogas e templos ortodoxos que são procurados por diferentes credos, partilhando o mesmo bairro. Seguimos rumo ao “Museum of Crimes Against Humanity and Genocide 1992-1995”, onde somos catapultados para os anos mais negros da cidade no século XX.
O almoço é na praça Baščaršija, o centro histórico e cultural da cidade, por onde nos perdemos entre ruelas, bazares ou pátios até atravessarmos uma ponte histórica que liga as margens do rio Miljacka. Daqui caminhamos até ao segundo maior cemitério judaico da Europa e observamos como, apesar das cicatrizes de guerra cravadas no chão e nas suas fachadas, Sarajevo se renovou e é uma cidade com vida e cor.
O resto da tarde é livre! Explora a cidade, perder-te em bazares ou sobe ao Monte Trebevic para uma vista panorâmica da cidade.
Alojamento: guesthouse
Refeições: pequeno-almoço
Abandonamos Sarajevo pela manhã rumo a Montenegro, numa viagem de autocarro de cerca de 5 horas (sujeito a atrasos devido ao controlo fronteiriço), com mais 2 horas em carrinha privada, por onde serpenteamos por entre vales e montanhas verdejantes, numa das travessias terrestres mais bonitas dos Balcãs!
O Parque Nacional Durmitor, declarado Património Mundial pela UNESCO, é de uma natureza avassaladora com as suas densas florestas virgens de pinheiros, o maior desfiladeiro da Europa, uma vasta fauna e flora (ursos, águias e linces habitam na região) e os seus 18 lagos glaciares.
A meio da tarde, iniciamos a sua exploração fazendo uma caminhada em redor do Lago Negro, um dos trilhos mais populares da região.
Alojamento: guesthouse
Refeições: pequeno-almoço
Hoje o dia é de imersão na natureza, repleto de paisagens intactas e avassaladoras. De manhã cedo, iniciamos um trekking até aos 2523m naquela que é uma das maiores montanhas de Montenegro – Bobotov Kuk. Seguindo trilhos pitorescos, por entre colinas verdejantes e rodeados por enormes montanhas rochosas calcárias que refletem a beleza dos Alpes Dinários, sentimos na pele (e nas pernas) a grandiosidade deste local à medida que nos aproximamos do objetivo final. E quando, após uma última hora vertiginosa, alcançamos o “topo do mundo”, agradecemos pelas impressionantes paisagens com que somos brindados.
Alojamento: guesthouse
Refeições: –
Depois de um dia cansativo, a manhã livre. Podes descansar ou escolher uma das inúmeras atividades que o Parque Nacional Durmitor tem para oferecer: caminhadas, aluguer de bicicletas, tours de jipe aos lugares mais inacessíveis ou rafting no rio Tara que te deixará extasiado com tal envolvência.
Após o almoço, vamos até à ponte Đurđevića, um milagre da engenharia civil, cujos arcos se erguem do fundo da floresta e se estendem entre duas montanhas sobre o rio Tara. Daqui “voamos” sob o maior desfiladeiro da Europa conectando os 2 lados da ponte através do zipline que te dará perspectivas únicas..
Partimos do Parque Nacional Durmitor ao final da tarde numa viagem de 4 horas em autocarro até Kotor.
Alojamento: guesthouse
Refeições: –
Visitamos Kotor pela manhã, contemplando a cidade muralhada erguida no sopé de montanhas defronte a uma ampla baía.
Ao final da manhã, seguimos de autocarro até à pequena aldeia de Perast, que apesar do seu tamanho alberga aproximadamente 30 igrejas e palácios – um claro sinal da influência veneziana na região.
À tarde partimos até ao nosso último destino – Herceg Novi. Esta vila medieval, situada à entrada da baía de Kotor, reflete a sua história na belíssima arquitetura e luz que ilumina.
Regressamos a Kotor gratos por conhecer estes pequenos vilarejos e jantamos em modo de celebração pelo final desta incrível viagem.
Alojamento: guesthouse
Refeições: –
Terminado este périplo pelos Balcãs, tomamos o pequeno almoço juntos e despedimo-nos da paisagem postal que esta baía nos oferece.
Dependendo da hora do teu voo, serás reencaminhado para o aeroporto.
Bom regresso e até breve!
Alojamento: –
Refeições: –