Bali, um dos destinos mais populares da Indonésia, é desenhada com praias mundialmente famosas e paisagem tipicamente vulcânica, alternando com encostas cobertas de floresta habitada por macacos.
Na fascinante Ilhas dos Deuses, somos absorvidos e transportados a um mundo de tradições milenares, patente em coloridas cerimónias, danças dramáticas e maravilhosos templos. Mas Bali não se fica por aqui, fazendo igualmente as feições de viajantes aventureiros que procuram uma verdadeira imersão na natureza.
Nesta introdução profunda à ilha de Mil Deuses, desfrutamos da tranquilidade de Amed, espreitamos os mares da Ilha Menjangan, subimos um dos seus vulcões mais activos, exploramos a sua selva e acabamos na espiritualidade de Ubud.
Om Swastiastu!
A tua aventura começa ao aterrares no Aeroporto Internacional Ngurah Rai, em Denpassar. Uma viagem de cerca 45 minutos levar-te-á até uma das ondas mais pesadas da Península de Bukit, Padang Padang.
Dependendo da tua hora de chegada, aproveita para descansar um pouco e dar os primeiros mergulhos nesta pequena praia a roçar a perfeição.
Alojamento: hotel
Refeições: –
Hoje o dia é livre para relaxares na praia ou te mimares com uma massagem, mas ficamos de encontro marcado para o fim da tarde. Este, será passado no Templo de Luhur Ulu Watu, onde assistimos à popular Dança Kecak, enquanto o sol se põe.
Alojamento: hotel
Refeições: pequeno-almoço
De manhã cedo partimos em direcção a Munduk, fazendo uma paragem nos terraços de arroz de Jatiluwih, Património da UNESCO.
Campos e plantações verdes de arroz sobem pelas encostas das montanhas, pontilhadas por casas de agricultores. Ficaremos por aqui cerca de 2 horas, onde aprendemos sobre o tradicional estilo subak de cultivo de arroz, que tem sido transmitido de geração em geração.
Chegamos depois ao nosso destino. Uma aldeia de montanha rural de clima fresco, cercada por plantações de arroz e floresta tropical e uma excelente base para caminhadas.
Alojamento: guesthouse
Refeições: pequeno-almoço
Hoje começamos o dia com uma caminhada pela selva, numa fusão de cultura e natureza. Ao longo de cerca de 2 horas, ficamos a saber mais sobre este ecossistema, enquanto visitamos alguns templos no meio da vegetação e nos baloiçamos em lianas. Terminamos com um passeio na tradicional canoa gugout no lindíssimo lago Tamblingan.
Seguimos depois viagem até à pequena aldeia de Sekumpul. Dependendo do nível de cansaço, fazemos uma caminhada ao longo da aldeia e das suas plantações de arroz ou seguimos directamente para as maravilhosas cascatas para um refrescante mergulho.
Almoçamos ainda por aqui, fazendo depois o regresso ao nosso alojamento.
Alojamento: guesthouse
Refeições: pequeno-almoço e almoço
Depois desta imersão na floresta, dirigimo-nos agora para a costa norte. Esperamo-nos a pérola escondida de Bali – a praia de Pemuteran.
Pemuteran é uma pequena vila de pescadores com azuis aquáticos de um lado e montanhas imponentes do outro. A tarde, é para relaxar nesta areia quase branca, deitado numa espreguiçadeira ao sabor de uma água de côco, desfrutando da vista das montanhas.
Alojamento: hotel
Refeições: pequeno-almoço
Acordamos já entusiasmados com o cenário subaquático que nos espera. Dirigimo-nos ao porto para um pequeno passeio de barco até a Ilha Menjangan. Aqui passamos o dia a fazer snorkelling com vistas subaquáticas magníficas.
Regressamos depois ao nosso alojamento com o resto do dia para relaxar.
Alojamento: hotel
Refeições: pequeno-almoço e almoço
Aproveita a manhã para os últimos banhos de sol e mar, neste tranquilo cantinho de Bali ou então visitar o Parque Nacional de Bali Ocidental.
Após o almoço, seguimos para Kintamani, instalando-nos perto de um dos vulcões mais activos de Bali, o Batur com 1717 metros de altitude.
Alojamento: hotel
Refeições: pequeno-almoço
O Mount Batur, com 1717 metros de altitude, é o mais activo e popular entre os viajantes, demorando a sua subida e descida, cerca de 4 horas, com nível de dificuldade médio. É precisamente por esta razão que hoje madrugamos – vamos ver o nascer do sol do seu cume!
Fazemos depois uma paragem nas piscinas de águas termais no sopé do vulcão, para atenuar os efeitos da caminhada, com uma impressionante vista sobre o Lago Batur.
Uma vez chegados a Amed, é inevitável não se ser absorvido pelo ambiente relaxante e familiar desta tranquila praia pintada de areia preta. Aproveita para descansar com alguns banhos de sol!
Ao fim do dia, juntamo-nos para assistir ao deslumbrante pôr do sol atrás do Mount Agung.
Alojamento: hotel
Refeições: pequeno-almoço
Amed é uma pequena vila piscatória erigida em torno de uma única estrada junto a uma baía. Em tempos conhecida pela extração de sal, hoje está no mapa de qualquer apaixonado pelo mundo subaquático.
Peixes tropicais de todas as cores, tartarugas marinhas, tubarões, raias, maravilhosos jardins de coral e ainda barcos naufragados, fazem as delícias de uma boa sessão de snorkeling ou mergulho (não incluído).
Alojamento: hotel
Refeições: pequeno-almoço
Pela manhã partimos em direcção a Ubud parando num templo pelo caminho. O Tirta Gangga é um antigo palácio real situado na parte oriental da ilha de Bali. Até lá, desfruta das maravilhosas paisagens de Sidemen, um paraíso desconhecido no meio dos arrozais no leste de Bali.
Ubud, é o centro cultural desta ilha, conhecida pelos seus bailarinos clássicos e músicos talentosos, bem como pelos seus pintores e artesãos. Tendo sido uma importante fonte de ervas e plantas medicinais, deve o seu nome à palavra Balinesa ubad (medicina) sendo que, ainda hoje, é igualmente conhecida pelos seu spas e cultura relaxante.
À tarde, fazemos uma sessão de Terapia do Som. Frequências rítmicas produzidas por vários instrumentos, levar-nos-ão a um estado de relaxamento total, sem qualquer tipo de esforço, de onde sairemos mais leves.
Alojamento: homestay
Refeições: pequeno-almoço
Começamos o dia visitando alguns dos mais emblemáticos templos da região. Começamos pelo Gunung Kawi, um templo que remonta ao Séc. XI. Descemos os seus 270 degraus que nos levam até ao vale do rio onde nos maravilhamos com 10 santuários esculpidos em rocha com cerca de 7 metros de altura.
Prosseguimos depois para o famoso e impressionante Tirta Empul, onde terás um verdadeiro encontro com toda a espiritualidade Balinesa, podendo até fazer um banho de purificação nas suas águas sagradas.
A tarde é livre, poderás perder-te em compras pelo Pasar Seni, o maior mercado da cidade, visitar o Palácio de Ubud, tomar um café no Templo Taman Saraswati, conviver com os macacos da Monkey Forest, relaxar com uma massagem ou refrescares-te na cascata Tegenungan.
À noite, os templos são invadidos por espetáculos de Dança Balinesa. Como opção, poderás assistir a um deles em modo de despedida desta magnifica cidade e ilha.
Alojamento: homestay
Refeições: pequeno-almoço
Dependendo da hora do teu voo, começa a despedida da ilha dos Deuses que certamente não te deixou indiferente.
Boa viagem e terima kasih!
Alojamento: –
Refeições: pequeno-almoço
O que dizem os nossos Wanderlusters?
Andreia Couceiro
Anónimo
Ana Frutoso