A natureza trouxe-te até à Costa Rica e aqui estás tu, sobrevoando a floresta tropical em zip line, enquanto piscas o olho a uma infinidade de animais.
Neste território, de apenas 51.000 Km2, cabem mais de 5% de toda a biodiversidade mundial. E é em completa harmonia com o ritmo da natureza que nos deixamos levar, emocionados e rendidos à maravilha que é o Mundo. Percorremos, de olhos curiosos, trilhos labirínticos selva adentro e de lava vulcânica solidificada. Mergulhamos em águas termais e num opulento oceano. Desfrutamos das suas melhores ondas e somos felizes a cada pôr-do-sol.
A cada passo, uma nova espécie. A cada passo, uma nova emoção. E assim, arrebatados, terminamos em festa enfeitiçados pelos contagiantes sorrisos dos conterrâneos ticos.
Isto, é pura vida e aqui, o único limite será a tua data de regresso.
Hola, pura vida! Bem-vindo à maravilhosa Costa Rica!
Amanhã de manhã, fazemo-nos logo à estrada por isso, aproveita para descansar recuperando das horas de voo.
Alojamento: hotel
Refeições: –
Tortuguero, na costa caribenha do norte da Costa Rica, deve o seu nome às centenas de tartarugas marinhas que todos os anos chegam à região para nidificar, entre os meses de Julho e Outubro. Consistindo numa rede de canais, rios, lagoas, praias e florestas tropicais densas, esta é uma das zonas mais chuvosas do país, o que contribui para sua rica biodiversidade. É para lá que bem cedo partimos, alojando-nos no meio da floresta tropical.
Depois de almoçar, fazemos uma pequena visita à aldeia de Tortuguero onde, ao fim da tarde, se tivermos sorte, podemos assistir a um espectacular evento – as pequenas tartarugas a correrem para o mar (só possível na viagem de Novembro).
À noite, embarcamos na nossa primeira exploração da selva numa caminhada de cerca de 2 horas. Cativados pelos mistérios nocturnos, serão várias as espécies animais observadas, mas a rainha da noite será a rã de olhos vermelhos que tentaremos encontrar.
Alojamento: ecolodge
Refeições: pequeno-almoço
Despertamos com o som exótico da fauna local e rapidamente saltamos para a canoa a remos na qual exploramos os canais de Tortuguero.
Ao longo de três horas navegamos suavemente e de forma silenciosa pelo labirinto de canais selva adentro. A quantidade de espécies com que nos vamos cruzando é incrível e a natureza envolvente deixa-nos completamente sem fôlego. Pássaros, iguanas, caimões, macacos, preguiças, lagartos…ainda agora começámos e já nos sentimos completamente arrebatados por este país!
Partimos depois numa viagem de cerca de 5 horas até La Fortuna, ficando alojados com vista para o cartão postal da Costa Rica, o vulcão Arenal.
Alojamento: ecolodge
Alimentação: pequeno-almoço
Começamos o dia com uma caminhada na região do vulcão mais emblemático da Costa Rica. Por agora adormecido, foi protagonista de uma destruidora explosão em 1968 cujos fluxos de lava solidificados serão por nós percorridos esta manhã. No entanto, é por meio de trilhos montanhosos de floresta tropical que começamos esta descoberta até, finalmente, termos a nossa primeira visão (assim o tempo permita) desta perfeita forma cónica cujo sopé e encostas se encontram adornados por um verde quase fluorescente.
Após a caminhada, reforçamos energias almoçando e, se pensam que o clima por aqui é demasiado frio, vamos a banhos, mas quentinhos! São 25 as piscinas alimentadas por águas termais com temperaturas que vão dos 25ºC aos 67ºC. Relaxamento total!
À noite, fica a sugestão de uma caminhada nocturna pela reserva do nosso alojamento (actividade não incluída). Só aqui, há mais de 28 espécies de rãs!
Alojamento: ecolodge
Refeições: pequeno-almoço e almoço
Por esta altura a pura vida já nos corre no sangue e partimos agora em direcção à capital da adrenalina da Costa Rica – Monteverde.
Uma vez chegados, almoçamos e dirigimo-nos à floresta nublada para percorrer os seus 3 Km de trilhos em pontes suspensas. Admiramos agora a grande variedade de flora e fauna de Monteverde e observamos a sua biodiversidade endémica, que não é encontrada em nenhum outro lugar do mundo.
Alojamento: hostel
Refeições: pequeno-almoço
Despertamos com a adrenalina no máximo e avançamos para lugares vertiginosos! Continuamos nas alturas, mas desta vez em zip line. Percorremos 16 cabos num total de 4 km, que nos vão permitir uma visão ainda mais ampla da beleza de Monteverde, não andássemos nós entre os 75 e os 180 metros de altura. E não, não há lugar para hesitações, é mesmo para sair da zona de conforto. No final, estarás em êxtase, a gritar A cachete mae!
Pela tarde e de sorriso no rosto, hábito que também já pegámos dos ticos, partimos em direção ao Pacífico. A descontraída praia de Montezuma aguarda-nos.
Alojamento: hotel
Refeições: pequeno-almoço
Montezuma é uma pequena cidade de praia agradável que convida ao pé descalço. Ao ritmo da sua vibração descontraída, o dia de hoje é inteiramente livre. Praia, surf, zip lines, cascatas, yoga, vida selvagem… A escolha é tua!
Alojamento: hotel
Refeições: pequeno-almoço
Partimos rumo a Jacó, numa viagem de barco que nos dará o primeiro vislumbre da riqueza das águas de um Pacífico quente e selvagem, sendo, eventualmente, acompanhados pelos saltos de raias voadoras.
Jacó é uma cidade balnear cheia de energia, conhecida pela sua atmosfera descontraída e atividades aquáticas excepcionais, nomeadamente o surf, com ondas consistentes durante todo o ano.
A tarde é para desfrutar da praia. Quem quiser pode aproveitar para apanhar umas ondas ou iniciar-se no desporto com uma das inúmeras escolas de surf que pela praia se estendem. Obrigatório mesmo, é assistir ao pôr-do-sol!
Alojamento: hostel
Refeições: pequeno-almoço
Cedo partimos rumo à Bahía de Drake, com a sua beleza natural que tem vindo a resistir ao teste do tempo. Sendo um dos locais mais remotos da Costa Rica, levaremos cerca de 4 horas a chegar numa viagem entre carrinha e barco.
A tarde é livre, ficando a sugestão de descontrair na praia ou percorrer os trilhos por entre a floresta e vida selvagem que nos levam até algumas das praias intocadas da zona, como a Playa Cocalito.
Alojamento: hostel
Refeições: pequeno-almoço
A Reserva Biológica Isla del Caño é considerada um dos melhores locais para observar o mundo subaquático no Pacífico da Costa Rica. Aqui, é possível encontrar 15 espécies de coral, uma quantidade incrível de peixes que atraem baleias e golfinhos, bem como tubarões martelo, manta rays e tartarugas. Que melhor sítio para passar o nosso dia? Máscaras de snorkelling e pés de pato preparados que o oceano espera por nós!
Alojamento: hostel
Refeições: almoço
Bem-vindos ao Parque Nacional que alberga 2,5% da biodiversidade Mundial e metade das espécies da Costa Rica, o Corcovado!
Cedo partimos de barco até à estação Sirena, onde fazemos a nossa emocionante caminhada de cerca de 3 horas pela floresta. Iguanas na praia, crocodilos pelo rio, macacos aranha, capuchinhos e titis pelas árvores, tucanos e papagaios pelos céus, caititus, coatis e tantos outros animais cruzando o nosso caminho a cada passo que damos.
Emocionados com este privilegiado contacto com a natureza, almoçamos por aqui na estação de rangers, regressando depois à Baía de Drake, para a nossa despedida da Península de Osa.
Alojamento: hostel
Refeições: almoço
Despertamos cedo para o último pequeno-almoço ao som da natureza. Segue-se depois mais uma viagem de barco até Sierpe, e que viagem! Assim que entramos no rio, o caminho percorrido ao longo do mangal deixar-te-á completamente estupefacto. Partimos depois para a já nossa conhecida Jacó, onde chegamos a tempo de almoçar.
A tarde, é passada nas negras areias, aquecidos pelo sol e refrescados pelas águas do pacífico. Na meia maré, pega na prancha de surf e aproveita as boas ondas.
Alojamento: hostel
Refeições: –
Última dia no paraíso!
Aproveita o dia para descansar destes dias intensos. Se és um verdadeiro explorador e queres aproveitar até ao último momento, dá um salto até Parque Nacional Manuel Antonio, visita a Isla Tortuga, ou vai até ao vulcão Poás ou Irazú (actividades não incluídas).
Ficamos de encontro marcado para a despedida desta pura vida adornada pelos fortes laranjas de mais um encantador pôr-do-sol.
Alguém com vontade de dar um pé de dança?
Alojamento: hostel
Refeições: pequeno-almoço
De acordo com a hora do teu voo, serás encaminhado até ao aeroporto na cidade de San José. De cartão de memória e coração cheios, despedimo-nos assim deste país e dos ticos que, de sorriso no rosto, e de braços abertos, calorosamente nos receberam.
Boa viagem, pura vida!
Alojamento: –
Refeições: pequeno-almoço