O Equador é muito mais do que o país onde passa uma linha imaginária que divide o mundo em dois. Aqui, há mais biodiversidade por quilómetro quadrado do que em outro país do mundo. Contudo, a maravilha do país são as exuberantes ilhas Galápagos, cuja extraordinária vida selvagem inspirou Charles Darwin e mudou o mundo.
Leões marinhos, tartarugas gigantes, gansos patolas de patas azuis, iguanas marinhas, tubarões e peixes de mil cores. A maior cratera vulcânica e o terceiro vulcão mais activo do mundo. Desportos radicais e gigantes cascatas no meio da selva. Uma viagem que tem tanto de diverso como de fascinante e te deixará memórias para o resto da vida!
Bem vindo ao Equador, terra de gente simpática e vida selvagem deslumbrante.
Depois de chegares ao Aeroporto Internacional Mariscal Sucre, deverás apanhar um táxi até ao nosso alojamento onde eu, Cau Costa, estarei ansiosamente à tua espera.
Aproveita para descansar do voo e te adaptares à altitude. Estamos a 2850 metros acima do nível do mar!
Alojamento: hotel
Alimentação: –
O dia de hoje é dedicado à exploração cultural de Quito, uma típica cidade da América Latina Andina.
Situada na Cordilheira dos Andes e cercada por vulcões, a capital do Equador tem um dos centros históricos mais bem preservados da América do Sul, declarado património pela Unesco.
Um passeio pelas ruelas estreitas, entre as suas construções coloniais coloridas e mercado central, ocupar-nos-á o dia de hoje. Para apimentar um pouco mais a altitude, subiremos de teleférico até aos 3945 metros que nos darão acesso à melhor vista da cidade.
Já de noite, visitaremos a La Ronda, a mais antiga e bem preservada rua de Quito onde tudo acontece.
Alojamento: hotel
Alimentação: –
A Mindo Cloud Forest é um ecossistema único no Equador, conhecido mundialmente pela sua biodiversidade e observação de pássaros, nomeadamente beija-flores (colibris). A exuberante floresta subtropical, oferece um ambiente místico para passear e observar mútiplas orquídeas, por entre esvoaçantes borboletas. É precisamente por aqui que passaremos a nossa manhã!
Já de tarde, regressamos novamente a Quito e começamos a preparação para as aventuras que se seguem.
Alojamento: hotel
Alimentação: –
De manhã cedo partimos rumo ao Parque Nacional Cotopaxi, onde se encontra o terceiro vulcão mais activo do Mundo!
A nossa viagem será feita em transporte local, dando-nos inúmeras oportunidades de conviver com as gentes locais e testemunhar as suas tradicionais vestes.
Chegamos já ao final da tarde, e dificilmente ficamos indiferentes ao seu vulcão com uns imponentes 5897 metros de altitude. Sem dúvida um dos destaques naturais do Equador!
Depois de instalados, aproveitamos para ver o pôr-do-sol com este cenário deslumbrante.
Alojamento: lodge
Alimentação: –
Despertamos cedo e mal podemos acreditar no cenário dantesco perante nós!
Após o pequeno-almoço, iniciamos a nossa caminhada, relativamente fácil, até o refúgio Jose F. Rivas (4864 metros de altitude), assim nos ajudem as condições climáticas. Demoramos aproximadamente uma hora, com oportunidade para desfrutar de uma xícara de chá de coca ou chocolate quente. Sendo possível, prosseguimos até gelo glaciar onde “caminharemos sobre as nuvens” vendo o mundo de uma nova perspectiva.
Após a descida, seguimos viagem até à pequena cidade de Quilotoa.
Alojamento: hostel
Alimentação: pequeno-almoço e jantar
Mais um despertar vespertino, desta vez para uma caminhada em torno da caldeira Quilotoa, cujos 3 Km de diâmetro são o resultado do colapso deste vulcão após uma erupção catastrófica há cerca de 600 anos. O resultado, é um maravilhoso lago com 250 metros de profundidade de cor esverdeada e fumarolas no fundo.
Regressados, tomamos um revigorante pequeno-almoço e fazemo-nos à estrada numa viagem de autocarro que nos levará até Baños. Baños é conhecida como a “cidade da aventura” e é com a adrenalina no máximo que continuamos o dia de hoje. Rappel, slides e tirolesas estão na ordem do dia. Preparado?
Alojamento: hotel
Alimentação: –
Começamos o dia com um passeio de bicicleta até Pailón del Diablo. Com 80 metros de altura, esta é uma das maiores cascatas do Equador e a força das suas águas, somada à beleza da natureza que a cerca, tornam-na num destino impressionante.
Regressamos e passeamo-nos por Baños, uma cidade muito aconchegante com moradores tranquilos e rodeada de áreas verdes. À noite, apanhamos o autocarro que nos levará até ao aeroporto. Seguem-se as ilhas Galápagos!
Alojamento: autocarro nocturno
Alimentação: –
É já por volta da hora do almoço que chegamos ao arquipélago das Galápagos. Os próximos dias serão dedicados à exploração de algumas das suas ilhas, estando assegurados encontros inesperados e muita aventura.
Por hoje, estabelecemo-nos na Ilha de San Cristóbal e partimos à descoberta da Playa Baquerizo. Uma pérola selvagem, escondida e de difícil acesso.
À noite, perdemo-nos pelas ruas e barracas de comida tradicional de Puerto Baquerizo Moreno, onde jantamos.
Alojamento: hostel
Alimentação: –
Descobrimos esta ilha, mas por mar, num extraordinário passeio de barco.
A primeira paragem é em Kicker Rock, onde nadamos com tubarões, tartarugas, peixes de mil cores e observamos colónias de aves marinhas.
Já de tarde, visitamos um hotspot de água tranquila onde voltamos a mergulhar com tubarões extremamente inofensivos. Uma experiência única e inesquecível.
Ao final do dia, a playa Punta Carola é o nosso destino onde observamos o por do sol em convívio com leões marinhos e tartarugas.
Alojamento: hotel
Alimentação: pequeno-almoço e almoço
A ilha Espanhola é onde se encontram algumas das espécies mais raras do mundo e é aqui que passamos o dia de hoje. Mergulhos com leões marinhos, observação de iguanas marinhas, albatrozes, gansos patolas e outras aves marinhas deixarão este dia na memória.
Alojamento: hostel
Alimentação: pequeno-almoço e almoço
Partimos cedo rumo à ilha Isabella, com uma paragem na ilha de Santa Cruz para uma visita à Estação de Pesquisa Charles Darwin.
Chegados à ilha Isabella, e após nos instalarmos, caminhamos ao longo dos passadiços sobre as Pozas Salinas de Puerto Villamil em busca dos raros, mas lindíssimos, Flamingos rosa.
Alojamento: hostel
Alimentação: –
Hoje subimos à maior cratera vulcânica do mundo, o vulcão Santo Tomás. Numa caminhada de dificuldade intermédia, o percurso é feito ao longo de paisagem vulcânica de perder de vista, enquanto nos deliciamos com goiabas que por ali nascem de forma selvagem.
O nosso regresso leva-nos até ao barco/taxi que nos transportará até à ilha mais populosa das Galápagos, Santa Cruz.
Alojamento: hostel
Alimentação: pequeno-almoço
Cedo, pelo manhã, deslocamo-nos à praça do peixe de Puerto Ayora. Ficarás fascinado com a interacção entre pescadores, leões marinhos e pelicanos.
Apanhamos depois o transporte local e fazemos uma caminhada que nos levará ao encontro de centenas de Tartarugas gigantes selvagens no seu habitat natural. Esta é a maior espécie de tartaruga terrestre existente e o 10º réptil mais pesado do mundo, podendo chegar a 400 kg, com um comprimento de mais de 1,8 m.
Regressados à cidade, vamos até à praia.
Alojamento: hostel
Alimentação: –
Passamos o dia na ilha Seymour Norte, onde observamos a maior colónia de fragatas de papo vermelho cheio em corte às fêmeas, gansos patolas de patas azuis e iguanas terrestres laranja.
De tarde, fazemos snorkelling num banco de areia onde tartarugas marinhas desovam e os peixes papagaio, com o seu colorido, reinam! À noite, dirigimo-nos ao porto da Ilha Santa Cruz onde podemos testemunhar tubarões de pontas pretas que por ali se alimentam.
Alojamento: hostel
Alimentação: almoço
Chegámos ao último dia desta nossa aventura por um dos locais mais incríveis do planeta, que certamente te encheu a memória fotográfica.
Conforme a hora do teu voo, serás encaminhado até ao aeroporto.
Boa viagem e até breve!
Alojamento: –
Alimentação: –