O Peru é um país complexo e de contrastes, onde o potencial para a aventura e descoberta não tem limites! Uma abundância e diversidade assentes num dos patrimónios históricos e culturais mais ricos do mundo, em que o Império Inca é o mais conhecido de todos, e cujo símbolo maior é Machu Picchu, uma das 7 novas maravilhas do mundo.
Uma terra exótica, de gente humilde e verdadeira, mas também de lendas e superstições, como as que dão origem às enigmáticas linhas de Nazca e às ruínas milenares espalhadas um pouco por todo o país. É uma terra que nos agarra todos os sentidos de uma só vez, que nos faz admirar a simplicidade e alegria da vida quotidiana e onde vais querer voltar vezes sem conta!
Bienvenidos al Peru! A tua aventura começa ao aterrares no aeroporto de Lima.
O agitado bairro de Barranco será a nossa casa por aqui. Aproveita e descobre um pouco os seus recantos coloniais, terminando o dia com um fantástico pôr do sol, junto ao mar.
Juntamo-nos com o cair da noite, para brindar o ínicio desta viagem que nos levará até ao coração do império inca.
Alojamento: hostel
Refeições: –
O centro histórico, é onde se desenrola o dia-a-dia de muitos limenhos, sendo Património Cultural da Humanidade desde 1988. Deambulamos pelo meio de diversos edifícios coloniais com as suas magníficas varandas em torno da Plaza Mayor, o berço do nascimento da cidade. De seguida visitamos o convento de São Francisco, a sua belíssima biblioteca e as suas impressionantes Catacumbas.
O almoço reserva-nos um dos baluartes da gastronomia peruana, o “ceviche”, no mercado mais famoso de Lima – Jesus Maria.
Segue-se o sumptuoso e belo Museu Larco e as suas impressionantes colecções de ouro Inca e cerâmica erótica!
Alojamento: hostel
Refeições: pequeno-almoço e almoço
A manhã de hoje é livre. A capital do Peru sempre foi conhecida como “a cidade jardim” e o bairro de Miraflores, nomeadamente El Malecón, localizado ao longo das falésias sobre o Oceano Pacífico, fazem bem jus a essa denominação, podendo ser uma boa sugestão de passeio para a manhã.
Encontramo-nos para almoçar umas das sandes típicas do bairro. Com certeza, não será uma decepção! Depois, partimos pela mítica estrada Pan-Americana em direção a Paracas, que em Quechua significa “chuva de areia”, onde começamos a descobrir o Peru das províncias.
Alojamento: hostel
Refeições: pequeno-almoço
Hoje o dia começa cedo, mas por um bom motivo! De Paracas, partimos num passeio de barco até às Ilhas Ballestas, nas frias águas do Pacífico. As chamadas “Galápagos dos pobres” são uma das maiores reservas marinhas do Peru onde é inevitável o encontro com várias espécies de aves e habitantes marinhos, como os pelicanos, lobos marinhos e até pinguins!
Ao final da manhã, seguimos para Ica e Huacachina, onde terás a oportunidade de partir para a aventura e descer uma das maiores dunas do mundo de buggy ou sandboard (actividades não incluídas).
Ao final da tarde, seguimos para a enigmática cidade de Nazca.
Alojamento: hotel
Refeições: pequeno-almoço
Começamos o dia com um dos grandes mistérios da América do Sul, as linhas de Nazca! Estas consistem em várias figuras e formas geométricas que podem atingir os 200 metros de comprimento, traçadas ao longo de cerca de 500 Km2.
A melhor forma de as observar é do ar, por isso sugerimos embarcar num espetacular vôo, para deslumbrar este enigmático sítio Património da Humanidade desde 1994 (actividade não incluída). No final apanhamos um autocarro que nos levará, passando junto dos seus vulcânicos guardiões, até à cidade de Arequipa, a segunda mais importante do Peru e uma das mais bonitas, graças à sua arquitectura colonial, que lhe valem a alcunha de “ciudad blanca”.
Alojamento: pousada
Refeições: pequeno-almoço e almoço ligeiro (no autocarro)
Hoje, num passeio pelo centro histórico, descobrimos a cidade branca de Arequipa e conhecemos um pouco mais da gastronomia peruana. Desta vez, levo-vos a provar algumas das milhares de variedades de batatas que o Peru produz!
Seguimos para o Convento Santa Catalina, cujas arcadas redondas em pedra vulcânica e as cores quentes e fortes, fazem deste lugar um lugar imperdível para fotografar.
Ao final do dia sobra-nos tempo livre para observar o vulcão Misti, entrar na catedral e sentir a efervescência da vida boémia e dos restaurantes da cidade.
Alojamento: pousada
Refeições: pequeno-almoço e almoço
Sendo a manhã livre, aproveita para visitar uma das mais famosas habitantes desta cidade: a múmia Juanita, com mais de 500 anos de idade, no Museu dos Santuários Andinos.
Depois de almoço continuamos a nossa jornada de autocarro rumo a Puno, que durará cerca de 6 horas, acompanhada de paisagens do planalto andino simplesmente deslumbrantes.
Alojamento: hostel
Refeições: pequeno-almoço
Bem cedo partimos do porto de Puno, situado no maior corpo de água a grande altitude do mundo – o Lago Titicaca – com uma área de mais de 8.300 metros quadrados e a 3.800 metros de altitude. Embarcamos assim numa experiência de 2 dias pelas tradicionais comunidades que vivem nas ilhas deste quase-mar no cimo do mundo.
No primeiro dia visitamos as incomuns ilhas flutuantes dos Uros, construídas a partir de juncos por este povo milenar que, ainda hoje, mantém muitos dos seus ritos e costumes.
Depois seguimos para a ilha Amantani, onde nos alojamos com famílias locais. A partilha com os habitantes de Amantani é um despertar da consciência para outros modos de vida.
Pela tarde caminhamos até ao pico mais alto da ilha para uma panorâmica incrível sobre o Lago Titicaca.
Alojamento: casa familiar
Refeições: pequeno-almoço, almoço e jantar
Depois do pequeno-almoço em casa da nossa família local, a parte da manhã será para explorar tranquilamente a Ilha Taquile, apreciando as suas paisagens singulares, convivendo com o seu povo e seguindo o código moral Inca Ama sua, ama llulla, ama qhilla, que em Quechua significa “não roubes, não mintas e não sejas preguiçoso”!
Durante a tarde, voltamos para Puno e, à noite, apanhamos o autocarro nocturno que nos levará até à fascinante cidade de Cusco.
Alojamento: autocarro nocturno e hotel
Refeições: pequeno-almoço e almoço
Antiga capital do império Inca e conhecida no Peru como o “umbigo do mundo”, a cidade de Cusco possui uma cultura andina próspera, arquitectura Inca e tesouros coloniais em abundância!
Neste primeiro dia, teremos uma imersão cultural pelas ruas de Cusco acompanhados por um guia local. Desde a Praça de Armas onde Pachacutec marca o centro das atenções, percorrendo os antigos caminhos incas até encontrarmos um dos miradouros mais bonitos da cidade.
Depois do almoço, explora a cidade livremente.
Alojamento: hostel
Refeições: pequeno-almoço
Hoje, o nosso dia será dedicado ao Vale Sagrados dos Incas! Foi aqui, nestas terras e solos, que os Incas desenvolveram a sua grande mestria em técnicas de cultivo, orientação e engenharia.
Saímos de manhã fazendo a primeira paragem em Chinchero para observar uma região de agricultura extensa e uma das igrejas mais simples e mais bonitas edificadas pelos espanhóis sobre um dos palácios incaicos.
De seguida, seguimos para as enigmáticas e incomuns ruínas Incas de Moray, de forma concêntrica. Pára e reflete sobre este mágico lugar que terá sido um laboratório de conhecimento agrário durante o império Inca. Depois, seguimos até às salinas de Maras, pelas quais descemos numa caminhada lenta o vale Sagrado até às margens do rio.
Depois de almoçar em Urumbamba, seguimos até Ollantaytambo para relaxar na pequena aldeia.
Alojamento: hostel
Refeições: pequeno-almoço
Acordamos de manhã para livremente explorares o parque arqueológico de Ollantaytambo subindo e descendo as ruínas entalhadas na montanha e onde se pode avistar todo o Vale Sagrado.
Segue-se Pisac, uma pequena e pitoresca cidade com um dos melhores mercados de artesanato da região e o rio Urubamba, com a sua poderosa e magnífica corrente, que flui para a selva na procura incessante de outras nascentes do Amazonas.
Vamos explorar o parque arqueológico, conhecido por ser um dos palácio do Inca Pachacutec e onde podemos ver numerosas tumbas na montanha.
Alojamento: hostel
Refeições: pequeno-almoço
Hoje é, seguramente, o ponto alto da viagem no Peru! Despertamos ainda de madrugada, para viajar de comboio que nos levará desde Ollantaytambo até Aguas Calientes. A partir daqui, subimos ansiosamente até Machu Picchu, a ruína mais famosa da América do Sul!
Uma vez chegados, o momento é de contemplação, com tempo para absorver a sua mística atmosfera, ao nosso próprio ritmo. Guarda energias para subir até à Porta do Sol, antiga porta de entrada dos incas na cidade (mas se ainda quiseres subir até à montanha Machu Picchu reserva connosco antecipadamente).
De tarde, descemos pelos trilhos até Aguas Calientes e encontramo-nos na estação de comboios para começarmos o nosso regresso a Cusco, onde chegamos ao final do dia.
Alojamento: hostel
Refeições: pequeno-almoço e jantar
Conforme os horários dos voos, serás encaminhado até ao aeroporto de Cusco.
Seguirás assim viagem, cheio de boas histórias para contar e o cartão de memória da máquina fotográfica a abarrotar de recordações.
Boa viagem e até breve!
Alojamento: –
Refeições: pequeno-almoço
O que dizem os nossos Wanderlusters?
Elisabete
Andreia Lopes
Catarina
Sara Antunes
Gabriela Maia
Ricardo Parreira
Joel Silva