Marrocos é o país mais ocidental do mundo muçulmano tendo, para os ocidentais, um fascínio imediato e duradouro, onde as viagens entre o presente e o passado são uma constante!
De simples prazeres de tirar o fôlego, respira-se, ao mesmo tempo, uma mistura de exótico com familiar, onde nos misturamos com uma multidão seguindo a tradição nómada e comerciantes com séculos de história.
A diversidade de paisagens, os contrastes entre a Ville Nouvelle e antiga medina, a sua grande diversidade arquitetónica, os cheiros intensos, as cores, os trajes tradicionais, o povo, todos se somam para fazer Marrocos uma experiência intensa e gratificante, que nos assalta os sentidos a cada segundo!
O truque, é ver o tempo passar com os habitantes locais e, ao mesmo tempo, desfrutar de várias actividades, dormindo nos famosos riads e relaxando nos terraços panorâmicos e grandes praças.
Salaam Aleikum! Bem-vindo a Marrocos!
Fès, a mais antiga das cidades imperiais e a capital intelectual e cultural de Marrocos, é onde começa a tua aventura. Depois de instalado, poderás aproveitar para descansar do voo, ou então dar um passeio ao longo das movimentadas ruas da medina até à famosa e monumental Bab Boujloud.
Alojamento: dar (típica casa familiar marroquina localizada na medina com um pátio no centro)
Refeições: –
Fès el-Bali, permanece intacta e constitui a maior área povoada do mundo livre de automóveis, tendo sido declarada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.
A cidade é vibrante e fascinante com inúmeras passagens, escadarias e pequenos pátios que nos levam a ruas exóticas e agitadas, repletas de vendedores de jóias, bandejas, potes pintados, multicoloridos djellabas, bolos de mel, kebabs de ovelha, amêndoas grelhadas e chá de hortelã.
Acompanhados por um guia, deambulamos pelas suas ruas labirínticas, visitando pelo caminho os diversos souks e os ícones culturais da cidade.
Da parte da tarde terás tempo para explorar a medina por tua conta ou ir até Fès el-Jedid.
Alojamento: dar
Refeições: pequeno-almoço
Pela manhã, depois de uma viagem de autocarro de cerca de 4 horas, chegamos a Chefchaouen, seguramente a cidade de montanha mais encantadora de Marrocos.
A melhor forma de descobrir esta cidade é perdermo-nos pelas ruas da medina, deixando-nos seduzir pelo seu charme, disfrutando e absorvendo a sua atmosfera, vibrando com os seus souks e maravilhando-nos com as belas casas caiadas de azul e branco, com portas esculpidas e decoradas. Começando na encantadora Place Uta-el-Hammam, é precisamente isso que vamos fazer, terminando num dos bairros mais agradáveis de Chefchaouen com cascatas, casas e cafés.
Alojamento: dar
Refeições: pequeno-almoço
Ainda pela manhã, continuamos a nossa descoberta desta maravilhosa cidade, espreitando um ou outro canto que nos tenha passado despercebido no dia anterior.
Após o almoço, apanhamos o autocarro que nos levará até Fès, chegando ainda a tempo de desfrutar desta cidade que nos leva até um Marrocos medieval e comprar alguma comida para o pic-nic do dia seguinte.
Alojamento: dar
Refeições: pequeno-almoço
Bem cedo seguimos viagem para sul em jipes 4×4, através das maravilhosas montanhas do Médio e Alto Atlas. É tempo de nos deslumbrarmos com as grandiosas paisagens panorâmicas que esta viagem, de cerca de 7 horas, nos oferece até Agoudal, uma típica aldeia Berbere situada nas montanhas do Alto Atlas.
O fim de tarde será passado aqui, visitando a pequena aldeia e apreciando a vida singular das gentes das montanhas que vive essencialmente da agricultura e pecuária.
Alojamento: albergue
Refeições: pequeno-almoço e jantar
Hoje, pela manhã, ainda em jipes 4×4, partimos em direção a Todra com seus impressionantes desfiladeiros capazes de cortar a respiração. Local de passagem obrigatória para quem procura paisagens únicas!
Seguimos até Merzouga, um pequeno oásis Saariano. A nossa Kasbah fica mesmo às portas do deserto, e de lá já sentimos o vento quente que vem das dunas, ainda trazendo areia quando chega até nós. Damos um mergulho na psicina, e ficamos a disfrutar da inacreditável paisagem, sentindo-nos num filme. Ao fim da tarde seguimos em jeep deserto adentro, a tempo de ver o pôr-do-sol, já rodeados pelas dunas.
Jantamos com o nosso guia sob um manto de veludo negro estrelado, passeamos pelas dunas e ouvimos as suas histórias. Regressamos à riad para uma noite bem descansada ou, os mais apaixonados pelas estrelas podem sempre, decidir-se por dormir ao relento neste lugar incrível.
Alojamento: riad
Refeições: pequeno-almoço e jantar
Acordamos com o deserto para ver o nascer-do-sol do topo das dunas. A manhã começa a aquecer, e aproveitamos o primeiro frescor do dia para deambular um pouco pelas hortas e jardins de Merzouga, e de desfrutar de uma piscina quando o exigir o calor.
A seguir ao almoço partimos para Aït Ben Haddou, localizada na antiga rota de caravanas entre o Saara e Marrakech.
Alojamento: riad
Refeições: pequeno-almoço e jantar
O Ksar de Aït Ben Haddou é uma fantástica cidade fortificada construída em argila, localizada na margem esquerda do Wadi Mellah num vale deslumbrante.
Hoje tens oportunidade de vaguear pelas ruas desta pitoresca cidade, apreciar as suas construções, conviver com as poucas famílias que lá vivem e vislumbrar a paisagem que se estende para lá da Kasbah.
Após esta visita, fazemo-nos à estrada até Marrakech, onde chegamos a meio da tarde.
O verdadeiro início da viagem através do tempo, impossível de testemunhar noutro lugar, começa num passeio à Place Jemaa El Fna. Aqui, o passado exótico e medieval aparece na forma de contadores de histórias, artistas de rua, encantadores de serpentes, músicos e pequenos restaurantes ao ar livre.
Alojamento: riad (dormitório misto)
Refeições: pequeno-almoço
No dia de hoje é tempo de desfrutar ao teu ritmo. Na medina, podes perder a cabeça pelos os vários souks, onde a arte de regatear está sempre presente, a Medersa Ben Youssef, o Museu de Marrakech e o Palais Bahia são também bons locais a visitar. Fora desta, podes aproveitar para descobrir os Jardins de Majorelle, o Parque Menara ou o Jardim Anima.
Marcamos encontro ao fim da tarde, sentados numa esplanada com vista panorâmica para a Place Jemaa El Fna, a beber um chá e ver o tempo passar, enquanto o sol se põe.
À noite voltamos ao epicentro desta cidade para jantar nos típicos restaurantes e vibrarmos com a sua animação noturna.
Alojamento: riad (dormitório misto)
Refeições: pequeno-almoço
Para os que nos deixam hoje, chegou a hora da despedida. Aposto que já estão arrependidos de não embarcarem no trekking pelo Mount Toubkal mas, ainda assim, estão cheios de boas recordações desta viagem. Bom regresso a casa e até breve!
Para os mais aventureiros, pela manhã bem cedo, partimos para aquela que será a verdadeira aventura desta viagem – subir ao Mount Toubkal, o ponto mais alto do Norte de África!
Em jipes 4×4 dirigimo-nos até à aldeia de Imlil. Aqui, deixamos os veículos para trás e, na companhia de um guia especializado, começamos o nosso trekking, de cerca de 5 horas, até ao nosso refúgio de montanha, a cerca de 3206 metros de altitude.
Pelo caminho, há que desfrutar do ar fresco e da paisagem de vales e montanhas ponteadas de aldeias berberes e da singularidade da vida de quem as habita.
Uma vez chegados ao refúgio, é tempo de relaxar e recuperar para o grande dia que se segue.
Alojamento: refúgio de montanha
Refeições: pequeno-almoço, almoço e jantar
Hoje é dia de alcançarmos o cume do Toubkal. A caminhada até lá é exigente e a altitude pode dificultar uma ou outra parte do percurso. No entanto, a vista sobre um tapete rochoso, fazem com que o esforço valha muito a pena.
Já no cume, a paisagem é simplesmente de cortar a respiração! A vista de 360º deixar-te-á arrepiado de tão fascinante e hoje, apostamos que dormirás nas nuvens depois desta experiência.
Devidamente apreciada esta conquista, é altura de regressar a Imlil e por fim, Marrakech.
Alojamento: riad (dormitório misto)
Refeições: pequeno-almoço e almoço
Último dia em Marrocos!
De acordo com a hora dos voos, serás transportado até ao Aeroporto. Aqui partirás de regresso a casa.
Boa viagem e Shukran!
Alojamento: –
Refeições: pequeno-almoço
O que dizem os nossos Wanderlusters?
Pedro Ramalho
Sandrina Silva
Cristina Gonçalves
Paula Coelho
Richard Silva
Paula Cabral
Maria Luís
Ana Ferraria
Margarida Lopes
Elisabete Novais