Os Picos da Europa, localizados no norte de Espanha, são formações montanhosas que se erguem para além das núvens. Quando vistas à lupa, são um misto de civilização e montanha selvagem. Abraçam tanto desfiladeiros profundos, como aldeiras remotas; rios de águas limpidas como pueblos medievais; prados verdejantes como cidades cheias de história. Os sabores, esses, não se perdem com o tempo e aqui, nascem das montanhas alguns dos queijos mais saborosos de Espanha, par a par com artesanato singular.
Uma das melhores formas de explorar e vivenciar a região é a pé, com uma quantidade de trilhos que nos deixa estupefactos, e arrebatados pela sua grandiosidade. Não é assim de estranhar que os Picos da Europa sejam um lugar de culto para os amantes de trekking e natureza.
Entre cidades e montanha, viajaremos entre a singularidade destes dois mundos num só, entraremos neste universo que se estende ao longo das Astúrias, Cantábria e Leão e deixar-nos-emos extasiar a cada segundo por aquele que é um dos parques naturais mais belos da Península Ibérica.
A nossa viagem começa na cidade de Oviedo, capital das Astúrias, onde o Diogo estará à tua espera no nosso alojamento.
Uma vez instalado, terás o dia livre para descansar da viagem ou então explorar um pouco a cidade, conhecida pelo seu centro histórico medieval.
Ficamos de encontro marcado para o jantar, onde nos conheceremos um pouco melhor e preparemos os detalhes dos dias que se seguem.
Alojamento: hotel
Alimentação: –
Após o pequeno-almoço, partimos em direcção a Canga de Onís, conhecida como a porta de entrada para os Picos da Europa.
Capital do Reino das Astúrias até 774, destaca-se hoje pela sua Ponte Romana, gastronomia e um mercado dominical onde se podem encontrar uma grande variedade de produtos regionais, como os melhores queijos dos Picos da Europa. Após a sua descoberta, seguimos para o Real Sítio de Covadonga, o coração das Astúrias.
O Real Sítio de Covadonga, ou santuário de Covadonga, é considerada um dos locais mais importantes quando se trata da história de Espanha e, embora exploremos ao de leve o seu legado histórico-religioso, o nosso destino são os lagos de Covadonga Enol e Ercina. Aqui, a uma altitude de 110 metros, faremos um trekking de cerca de 2 horas em torno dos mesmos, mergulhando nas paisagens das suas majestosas montanhas, vales e prados.
À noite, envolvemo-nos, uma vez mais, com a animada cidade de Cangas de Onís.
Alojamento: hotel
Alimentação: pequeno-almoço
De manhã cedo rumamos a Caín de Valdeón, um pequeno e acolhedor povoado, rodeado por montanhas imensas e o ponto de partida para um dia de plena comunhão com a magnífica natureza dos Picos da Europa.
Espera-nos a épica Ruta del Cares (Rota do Cares) e os seus 24 km de caminhada (cerca de 6 a 7 horas, ida e volta) entre Caín e Poncebos. Apesar da distância percorrida, é um percurso acessível a qualquer pessoa e obrigatório pela sua singularidade e paisagens inesquecíveis, em pleno parque nacional. A grandiosidade panorâmica ao longo de todo o percurso, deixar-nos-á várias vezes sem palavras, bem como as visitas constantes de cabras selvagens.
Já em Caín, a degustar uma tábua de queijos da Astúrias e rodeados pela beleza agreste das montanhas, acabaremos o dia de sorriso no rosto, satisfeitos por termos superado este desafio.
Alojamento: hotel
Alimentação: pequeno-almoço
Mais um dia, mais uma viagem. Seguimos hoje em direcção a Potes, a nossa base de exploração nos dias que se seguem.
Potes, é uma pequena cidade medieval que, embora se resuma a 7 Km de extensão, é de uma riqueza e beleza ímpares que a levou a ser considerada um dos “pueblos” mais bonitos de Espanha em 2018, numa votação de um Jornal Espanhol.
A manhã será dedicada à sua exploração vistando alguns dos locais mais emblamáticos como a Torre do Infantado, a igreja gótica de São Vicente e a Ponte do rio Deva.
Após o almoço, a tarde é livre para descansares do trekking do dia anterior ou então continuares a descobrir por ti o encantos desta pitoresca cidade.
Alojamento: hotel
Alimentação: pequeno-almoço
Hoje aguarda-nos mais uma caminhada épica na região do maciço central dos Picos da Europa! Pela manhã, rumamos em direcção a Fuente Dé para, em pleno coração dos Picos da Europa, subirmos em teleférico até ao miradouro que nos permitirá, a 1823 metros de altitude, desfrutar da beleza e imensidão desta regisão da Cantábria.
A descida, já não será nas alturas, mas sim de pés bem assentes no chão. Espera-nos a acessível Ruta Puertos de Áliva que, ao longo de cerca de 4 horas de caminhada, nos levará a percorrer extensos prados montanhosos entre o maciço Central e Leste dos Picos de Europa, conhecidos como portos de Áliva, bem como as exuberantes florestas da encosta sul do Pico de Valdecoro.
Se tiverem dificuldades respiratórias, garantimos que é devido às arrebatadoras paisagens que nos circundam!
Alojamento: hotel
Alimentação: pequeno-almoço
Hoje, dedicamos o dia a explorar o vilarejo mais alto dos Picos da Europa, Sotres. A 1050 metros de altitude, absorvemos o verdadeiro espírito alpino, onde impera a hospitalidade e uma elevada qualidade dos produtos artesanais, autênticas jóias da tradição, quer na comida (enchidos, carnes, queijos), quer nos preciosos objectos do artesanato popular que nasce entre as montanhas que nos assaltam, quando o nevoeiro se dissipa.
Para os amantes de paisagem de montanha, este será mais um ponto alto da nossa viagem, com alguns dos trilhos que por aqui se podem percorrer.
Alojamento: hotel
Alimentação: pequeno-almoço
Bulnes, rodeadas de montanhas e uma das aldeias mais bonitas e isoladas dos Picos da Europa, não tem acesso por estrada. Para lá chegar, é necessário partir de Poncebos, por um trilho de montanha memorável ou num funicular subterrâneo (valor não incluído). A nossa sugestão, claro está, é percorrermos este trilho de 8 Km (ida e volta, cerca de 3 horas de caminhada) de dificuldade média-baixa.
Durante muitos anos, a Ruta del Canal del Tejo foi a única via de comunicação com Bulnes e, ao percorrermos este percurso, não só estaremos a experienciar um caminho com carácter histórico e tradicional, como teremos uma ideia de como a vida era difícil para as famílias que ali viviam. Quanto ao passo, vamos com calma que a paisagem, grandiosa, é para ser admirada!
Uma vez em Bulnes, exploramos a aldeia no meio de maciços de rocha que se elevam dos prados. Por aqui ficamos, arrebatados pela natureza que nos consome, até regressarmos a Poncebos, fazendo o percurso inverso.
Chegados ao nosso destino, fazemo-nos à estrada em direcção a Oviedo.
Alojamento: hotel
Alimentação: pequeno-almoço
Última dia da nossa exploração dos Picos da Europa naquilo que foi um misto de cidade e montanha.
Após as despedidas, regressamos a casa arrebatados pelas vivências dos últimos dias, com a cabeça ainda a pairar acima das nuvens.
Obrigado por nos acompanhares e até breve!
Alojamento: –
Alimentação: pequeno-almoço
Horário: 10h às 13h – 14h às 15h (dias úteis)
+351 910 281 877
thewanderlust_travels