Os Andes peruanos. As sete cores do arco-íris numa montanha. O maior império da América pré-colombiana. O mais alto lago navegável do mundo e uma ilha mágica onde mora o Sol e os seus mais fiéis discípulos. Uma cidade que reveste as montanhas, plantada na altitude. Um mercado dedicado à bruxaria. Árvores feitas de pedra, casas feitas de sal, e as maravilhas de um chão branco e um céu azul, ambos a perder de vista. Um cemitério de comboios. O Salar do Uyuni. O deserto mais seco do mundo. A altitude. Lagoas de todas as cores, formas e tamanhos, todas elas belíssimas. Caminhadas em canyons, geysers ao nascer do sol, no topo de uma montanha. Flamingos, llamas, montanhas, vulcões e novamente o deserto. E tantas outras coisas!
Esta viagem pela Bolívia, Chile e Peru, revela algumas das mais deslumbrantes paisagens da América do Sul, que vão deixar fotos de fazer inveja!
Bienvenidos a Cusco!
Cusco, a antiga capital do império Inca e conhecida por estes como o “umbigo do mundo”, possui uma cultura andina próspera, arquitetura Inca e tesouros coloniais em abundância.
À chegada a Cusco terás o líder de viagens André Reis à tua espera.
Alojamento: hostel
Refeições: –
Neste primeiro dia, teremos uma imersão cultural pelas ruas de Cusco acompanhados por um guia local. Desde a Praça de Armas onde Pachacutec marca o centro das atenções, percorrendo os antigos caminhos incas até encontrarmos um dos miradouros mais bonitos da cidade.
Depois do almoço, descansa ou explora a cidade livremente.
Alojamento: hostel
Refeições: pequeno-almoço
Depois destes primeiros dias de aclimatação em Cusco, está na hora de te aventurares num belíssimo trekking pela montanha Winikunka, mais conhecida por Montanha das 7 cores. Saímos de madrugada para chegar ao ponto de partida. Numa caminhada de cerca de 2 horas, chegarás aos 5020 metros de onde se observa um belíssimo tapete de cores naturais. Como é possível? As composições de diferentes minerais pintam as montanhas de toda a cordilheira.
Se, no entanto, estiver a ser difícil a adaptação à altitude, haverá outra opção de trekking à Lagoa Humantay. Esta encontra-se a 4000 metros de altitude e a caminhada levar-te-á a observar os nevados da montanha Salkantay e Humantanay.
Chegamos a Cusco pela tarde para descansar.
Alojamento: hostel
Refeições: pequeno-almoço, almoço
Hoje o dia é livre! Aproveita para explorar a cidade de Cusco, visitar o parque Arqueológico de Machu Picchu (entra em contacto connosco com antecedência), descobre algumas riquezas naturais do Vale Sagrado ou aventura-te por mais um trekking. Experiências novas nesta região são mais que muitas e com certeza que te irão surpreender.
Pela noite, seguiremos para sul numa viagem nocturna de autocarro.
Alojamento: autocarro nocturno
Refeições: pequeno-almoço
Chegamos a Puno de madrugada e depois de um breve descanso partimos de novo. Cruzamos a fronteira e rumamos até ao majestoso Lago Titicaca chegando, a meio da manhã, a Copacabana onde embarcamos num pequeno barco para a mágica Isla del Sol.
Subimos pela Porta do Sol e alojamo-nos na Comunidade Yumani. O José receber-nos-á com um prato típico da região e logo depois terás tempo para descansar com os olhos postos no Lago Titicaca. A ilha é um lugar mágico, distante dos ruídos típicos da América Latina. Não há carros e a internet é muito fraca. Aproveita para te desligares do mundo moderno nestes dias!
Alojamento: hostel
Refeições: almoço
Neste paraíso natural foram descobertos vestígios de habitantes desde há cerca de 5000 anos e os Incas acreditavam que o Deus Sol (Inti) havia nascido aqui. Passado todo este tempo a ilha ainda guarda a sua aura de misticismo, paz e beleza, num ritmo de vida lento, que convida a esquecer o tempo e a celebrar a vida. E se achavam que um pôr-do-sol no Titicaca já seria memorável, esperem para ver o nascer-do-sol deste lado!
Percorremos toda a ilha e regressamos ao ponto de partida ao final do dia para descansar numa esplanada a ver o mágico pôr-do-sol!
Alojamento: hostel
Refeições: pequeno-almoço
Despedimo-nos da ilha mágica do Deus Sol num barco que nos leva de volta à “realidade”. De novo em Copacabana viajamos até La Paz, a capital da Bolívia localizada a 3660 metros de altitude e rodeada de montanhas.
Pela tarde, embrenha-te na cultura, prova algumas das suas iguarias, percorre as ruas, praças, igrejas e mercados.
Alojamento: hotel
Refeições: pequeno-almoço
Estamos a meio da viagem e, por isso, hoje o dia é livre!
Fica como sugestão a descoberta de uma das mais antigas, importantes e surpreendentes civilizações pré-Incas de que há registos: Tiwanaku. Ou então, porque não te aventurares na fascinante e temível Estrada da Morte? A cerca de 3 horas de viagem de La Paz poderás descer a Estrada da Morte em bicicleta de montanha (downhill). Ou, porque não ultrapassares os teus limites e aventuraste num pequeno passeio ao Monte Chacaltaya e ao Vale da Lua?
Alojamento: hotel
Refeições: pequeno-almoço
Hoje, temos todo o dia para explorar os encantos desta enorme capital: os seus mercados, igrejas, museus, cheiros e sabores. Uma das paragens é o curioso mercado das bruxas frequentado por feiticeiros e curandeiros locais (a que chamam “kallavayami”), ainda que também seja bastante frequentado por viajantes curiosos em busca de poções do amor, amuletos contra maus espíritos e até fetos de llamas bebés!
Pela noite, é altura de deixar a capital e seguir rumo a Uyuni.
Alojamento: autocarro noturno
Refeições: pequeno-almoço
Chegamos a um dos momentos mais aguardados da viagem! Vamos iniciar a nossa viagem pelo Sul da Bolívia num jeep 4X4 vagueando por paisagens surreais.
Ainda de manhã, depois de um pequeno-almoço seguimos para o maior deserto de sal do mundo, o Salar de Uyuni! Se tiver chovido, este será um espelho sem fim e o local ideal para tirar fotos estranhas e divertidas. Visitamos ainda a Isla del Pescado, situada no meio do salar. Paramos ainda num fabuloso cemitério de comboios, onde descansam agora os comboios que faziam a importante ligação entre a Bolívia e o resto do continente.
Pela noite, descansamos no silêncio do deserto.
Alojamento: hotel de sal (WC partilhado)
Refeições:pequeno-almoço, almoço e jantar
A viagem continua. Mais uma voltinha, mais uma maravilha à nossa espera no Altiplano! Atravessamos um exército de rochas, o Vulcão Ollagué, a maravilhosa árvore de pedra, outras formações rochosas e as Lagoas Altiplânicas: Hedionda, Honda, Cañapa e Chiarcota. Passamos o Deserto de Siloli, observamos os flamingos rosados e a fotogénica Lagoa Colorada. Temos ainda tempo para observar os geysers “Sol de la Mañana” e finalizamos o dia nas Termas Polques. Um dia em cheio e provavelmente um dos dias mais surpreendentes de toda a viagem.
Depois do jantar, porque não ver as estrelas dentro das águas termais?
Alojamento: hotel (sem chuveiro, WC partilhado)
Refeições: pequeno-almoço, almoço e jantar
Acordamos cedo, seguindo em direção ao Chile passando ainda pelo deserto de Salvador Dali e por último, as Lagoas Branca e Verde.
Depois da paragem na fronteira seguimos de autocarro até San Pedro de Atacama, começando a nossa descida. Aproveitamos a tarde para deambular pela pitoresca capital do deserto que, localizada a uma altitude de 2400 metros, é um lugar diferente de todos os que visitamos.
Depois de um breve descanso, conhecemos o parque arqueológico da aldeia de Tulor, tendo uma imersão na cultura Lickan Antay e, por fim, interpretamos as constelações andinas num dos mais bonitos céus do mundo!
Alojamento: hostel
Refeições: pequeno-almoço e snack
Começamos este dia com um passeio até à Laguna Chaxa e à Reserva nacional dos Flamingos aprendendo com atacamenhos algumas lendas da natureza assim como a vida em detalhe dos flamingos andinos. Em seguida, visitamos a povoação de Taconao e conhecendo uma quinta orgânica através da experiência do Patrício. Pela tarde, já depois de um almoço buffet na natureza, seguimos para a Lagoa Cejar. No entanto, será numa lagoa privada que iremos flutuar nas águas salinas. Uma experiência única onde o Carlos nos explicará outras histórias. O dia termina com um pôr-de-sol enigmático nas margens da Lagoa Tebenquiche.
Alojamento: hostel
Refeições: pequeno-almoço, almoço e lanche
Infelizmente, a nossa viagem está quase a terminar. Aproveita este dia para mais uma aventura pelo Deserto de Atacama, comprares as tuas últimas recordações ou simplesmente apreciar a atmosfera de San Pedro de Atacama tranquilamente.
Ao final da tarde seguimos para o aeroporto de Calama, começando o nosso regresso a casa. Saímos do Altiplano e mergulhamos assim na azáfama da cidade de Santiago do Chile.
Alojamento: hostel
Refeições: pequeno-almoço
Conforme os horários dos voos, serás encaminhado para o aeroporto de Santiago do Chile, é aqui que nos despedimos da nossa aventura nas alturas. No regresso a casa, é garantido que terás os cartões de memória da máquina fotográfica cheios de fotos maravilhosas!
Bom regresso a casa e boas próximas viagens!
Alojamento: –
Refeições: pequeno-almoço
O que dizem os nossos Wanderlusters?
António Duarte Ribeiro