O que vestir no Irão, é uma das questões mais frequentes no momento de visitar o país. De facto, o Irão, graças às diferenças culturais aparentemente esmagadoras e às notícias que frequentemente nos chegam pelos media, raramente é considerado uma opção viável em termos de viagem para o viajante comum, principalmente para as mulheres. No que diz respeito ao mundo islâmico, por norma, optam por estadias em resorts ou pequenas escalas de viagem, ficando à margem do ambiente cultural, como é o caso das Maldivas e Dubai, não tendo de se preocupar com a sensibilidade cultural do destino.

A Praça de Naqsh-e Jahan é um ponto de encontro para os locais e um excelente local para observar o dress code iraniano(Créditos: Miriam Augusto)
Experienciar o Irão na sua forma mais autêntica e espontânea, está longe de ser o bicho de sete cabeças que se imagina no que diz respeito ao que vestir. Certo é que é necessário seguir um dress code, contudo, basta estar-se minimamente informado sobre os seus costumes e tipos de roupa usada, para se saber como respeitar e ser bem-vindo pela comunidade local.
Curiosamente, entre os anos 30 e os anos 80, o Irão era um país extremamente liberal no que diz respeito ao vestuário, nomeadamente o feminino, com tendências de moda e beleza idênticas às ocidentais. Contudo, a Revolução Islâmica de 1979, trouxe um novo código de vestuário, sendo obrigatório o uso de hijab para as mulheres. Já no que diz respeito aos homens, estes também sofreram com a entrada do novo regime, embora que com um dress code mais benevolente.
Aqui deixamos algumas dicas para que saibas o que vestir ou não durante a tua estadia e teres umas amistosas e tranquilas férias.
Normas para as Mulheres
É uma falsa ideia de que no Irão se devem usar cores escuras. Ao caminhares pela rua facilmente te aperceberás da quantidade de cor e padrões que são usados. Por isso, na hora de fazer a mala, não hesites em colocar cores vivas e brilhantes, especialmente se a tua visita se der durante o verão.

Jovens com estilo ocidental, à excepção do hijab, convivem em Isfahan (créditos: Miriam Augusto)
Cabelo
O cabelo das mulheres deverá estar sempre coberto por um lenço. Se por acaso houver alguma faixa de cabelo à mostra, não há qualquer tipo de problema. É até bastante comum, verem-se mexas de cabelo a emoldurar o rosto. Aconselhamos um lenço fino, por causa do calor, caso a visita seja feita durante o verão.
Corpo
O corpo deverá estar coberto por roupas largas.
É totalmente aceitável verem-se os tornozelos e os antebraços. No caso de se estarem a usar calças justas (leggins são perfeitamente aceitáveis), é obrigatório que a camisa sejam comprida o suficiente para cobrir o corpo, pelo menos, até pouco acima dos joelhos. No caso de se estar a usar camisa ou t-shirts de manga curta, é necessário que se use um casaco por cima, com mangas no mínimo de 3/4. Mais uma vez, aconselhamos roupas finas e leves, face ao calor que se poderá fazer sentir durante os meses de verão.
Pés
Os pés podem estar descobertos, sendo possível usar sandálias.
Maquilhagem
Aqui só temos uma coisa a dizer: usem e abusem! As mulheres iranianas cuidam-se imenso e o uso de maquilhagem é uma parte importante do seu estilo, principalmente nas grandes cidades. O uso de verniz nas mãos e pés, também é algo bastante comum e mais uma vez, cheios de cor.
Normas para os Homens
O código do que vestir no Irão para os homens é bem mais simples do que para as mulheres. Resumindo em algumas palavras: deixem os calções e chinelos de dedo em casa! O uso de calças é obrigatório, mas podem usar t-shirts ou camisas de manga curta sem qualquer restrição. Já o calçado, este terá de ser fechado ou então sandálias.
Algo a ter sempre presente é uma boa apresentação, já que os homens iranianos, tal como as mulheres, prezam muito a sua imagem.

Os homens deverão deixar os calções de lado, não havendo restrições de maior (créditos: Miriam Augusto)
O dress code apresentado deverá ser usado a partir do momento em que se entra e permaneça no espaço aéreo iraniano. Contudo, é muito comum só se verem as mulheres a colocar/tirar o hijab assim que se aterra/descola. Nos locais de visita em que é necessário o uso de chador, o mesmo será facultado à entrada e o calçado deverá ser retirado.