Woven

A woven nasce da curiosidade de um grupo de mulheres viajantes e activistas, que querem perceber o que se passa, descobrindo uma realidade muito desiquilibrada. Assim, decidem reunir esforços e usar o seu know-how em marketing digital e comércio internacional para promover maior justiça e impulsionar o trabalho artesanal de mulheres Guatemaltecas já no negócio de textéis artesanais, até então exploradas por intermediários. Os impulsionadores do projeto ajudam na concepção do produto, fornecendo inspiração com base em tendências de moda, como cores, ou peças trendy, e disponibilizam uma loja online, site, que vende a preço justo o trabalho de tecedeiras independentes e artesanais do lago Atitlán. Têm como missão a proteção do património cultural, o meio ambiente e a cultura viva das mulheres Guatemaltecas através das artes, e tem já ramificações no vizinho México, contribuindo também o proveito das vendas para começar a capacitar um grupo de tecedeiras em Chiapas.

A The Wanderlust e a Woven

Na nossa viagem pela Guatemala, visitamos uma destas cooperativa de mulheres tecedeiras. São cooperativas independentes e artesanais onde as mulheres tecem à nossa frente e colocam à venda o fruto do seu trabalho e ao preço justo que paga os materiais naturais e um salário digno, sem as comissões gananciosas dos intermediários. Esta experiência vai potencialmente mudar a forma como veremos os souvenirs daqui para a frente, e a forma e intenção com que regateamos o valor de peças de artesanato. Ao incentivar estas mulheres tecedeiras, visitando, divulgando e valorizando aquilo que fazem, estamos a contribuir para a sua sustentabilidade económica. Os têxteis tradicionais são um tributo à natureza e cultura do lugar que nos entra coração dentro sem pedir licença, tem um impacto ambiental reduzido, por oposição às imitações que começam a inundar mercados e social alto, por serem a exclusiva fonte de rendimento de muitas famílias Maias. A Casa Flor Ixcaco, uma loja “pop-up” física, prevê ainda promoção da educação e o apoio a crianças em San Juan La Laguna através de bolsas de estudo e ajuda financeira. Ao comprar os produtos de tecelagem da Woven, ajudamos as mulheres tecedeiras a garantirem um futuro melhor para seu filhos para que eles possam terminar os seus estudos. Além disso, parte dos proveitos das vendas online revertem para um outro grupo, em Chiapas, México, com o mesmo propósito.

Como podes ajudar?

Viaja connosco para a Guatemala e já estás a ajudar!

O melhor contributo que podemos dar é estarmos disponíveis para perceber esta realidade e a respeitar a mão de obra artesanal. Só isso fará toda a diferença e influenciará mais pessoas a agirem sustentavelmente. Também é possível comprar peças, no site ou diretamente no local.

As Mulheres da Casa Flor Ixcaco precisam de diversificar as suas fontes de rendimento e para tal tem o sonho de desenvolverem estadias domiciliares e programas de aulas de tecelagem e processos de tingição naturais. Atualmente, as acomodações não estão prontas para hospedagem. A woven pede doações de apoio ao projeto de homestay, que sugere que sejam feitas diretamente através de presentes em espécie às mulheres, para as suas casas. Sabe mais sobre este projecto no seu website.

Turimso de Portugal RNAVT 4989