Enquanto todos nós adoramos viajar, todos temos de voar. Se os teus planos de viagem incluem longas horas de voo, certamente ficarás satisfeito por ter algumas posições de yoga (asanas) para fazer assim que chegares ao teu destino.
A única coisa que separa muitos viajantes do seu ambiente de trabalho diário e aquela aventura revitalizante é uma viagem de avião. Contudo, esse tempo no céu pode ser, no que diz respeito ao corpo humano, um verdadeiro inferno.
Quando viajamos, independentemente do entusiasmo relativamente à nossa viagem e da ânsia de chegar ao destino, sentimo-nos inevitavelmente cansados e desgastados à chegada. Estar sentado num avião por um longo período de tempo, é não só desconfortável, com também resulta em tensões e dores musculares que nos demovem de começar a viagem cheios de energia. Além disso, o estar sentado de forma prolongada associado à inatividade, coloca-nos em risco de ter uma Trombose Venosa Profunda (TVP).

Depois de voar, devemos re-alongar a coluna e criar mais abertura nos quadris aliviando toda a tensão causada por longas horas na mesma posição (créditos: Miriam Augusto)
Depois de voar, para além de descansar um pouco, devemos re-alongar a coluna, criar mais abertura nos quadris e tentar combater o jet lag ou o cansaço que a viagem tipicamente provoca. Praticar yoga, é um dos segredos para uma viagem mais harmoniosa e saudável.
O Sūrya Namaskār, também conhecido com Saudação ao Sol, consiste numa sequência de 12 asanas (posições) de yoga, sendo que cada uma das posições é projetada de modo a ter um benefício específico sobre o corpo. Ao praticares estes simples movimentos, proporcionas uma multitude de benefícios. Alongar o corpo, massajar os órgãos internos, melhorar a circulação, aliviar o stress e ansiedade que pode experienciar antes e durante o teu voo e recirculação de energia em todo o corpo, são algumas delas.
Segue este senhor, mantendo cada um dos 12 asanas por cerca de um minuto e desfruta do resto da tua viagem em pleno.
Aproveita estas dicas quando viajares com a The Wanderlust.
Foto de capa: Mikita Karasiou